Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Estiagem no RS - Governo de Estrela decreta racionamento para uso de água

Estrela-RS dez 2021- jan 2022

Governo de Estrela decreta racionamento para uso de água 

Será permitido apenas o uso para fins domésticos, higiênicos e para dar de beber aos animais; medidas passam a valer imediatamente, pelo prazo inicial de 30 dias O Governo de Estrela decretou, na manhã desta sexta-feira, 31 de dezembro, racionamento para o uso de água no município. 

Após reunir-se com presidentes e representantes das 27 associações de água do interior do município, o chefe do Executivo optou por restringir o consumo de água, pelo prazo inicial de 30 dias, para evitar possíveis problemas no abastecimento de água. 

O decreto já está em vigor e será fiscalizado. Participaram da reunião também, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, Corpo de Bombeiros, Emater/RS-Ascar e representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Estrela. “Nossa equipe estará de prontidão durante todo o feriado e fim de semana, para atender os produtores, caso seja necessário, ou ainda, tenhamos algum problema de falta de água no interior”, destaca o prefeito Elmar Schneider. 


De acordo com ele, a Defesa Civil de Estrela e as Secretarias Municipais de Agricultura e Saúde organizaram-se em regime de plantão para atender possíveis eventualidades. 

O Decreto 254, assinando na manhã desta sexta-feira, 31, permite apenas o uso de água para fins domésticos, consumo com higiene e para dar de beber aos animais. Pelos próximos 30 dias – tempo de vigência inicial do decreto – fica proibida a irrigação de gramados e plantações, troca total ou parcial de águas em piscinas de clubes, entidades e residências. 

Fica proibida também a lavagem de calçadas de prédios comerciais e industriais, condomínios ou residências. “O Município fiscalizará e punirá, de acordo com a legislação vigente, quem descumprir o decreto”, reforça Schneider. 

O decreto traz ainda a preocupação com a estiagem. Sem previsão de chuvas capazes de recuperar a quantidade de água nos rios e reservatórios, tornou-se necessário o uso racional e restrito da água, que passa a ser utilizada apenas para fins estritamente essenciais. “O último registro de chuva com volume superior a 50 milímetros, ocorreu em 13 de setembro passado. 

E não há modelos que projetem chuva forte nos próximos dias”, alerta o secretário Municipal de Agricultura, Douglas Sulzbach. Linha de crédito para reservatórios Durante o encontro com os representantes das associações de águas de Estrela, um dos problemas recorrentes nas propriedades rurais está relacionado com a ausência de reservatórios particulares de água. 

Por conta do aumento no consumo, nas regiões mais altas, a água chega com menos pressão e prejudica o abastecimento. 

Com capacidade para abastecimento, por conta da vazão dos 47 poços em funcionamento, o maior problema gerado com o aumento no consumo de água encontra-se na capacidade individual de armazenamento das propriedades rurais. 

A oferta de água ainda não é uma preocupação no interior, no entanto, com a projeção de um verão quente e seco e a falta de chuva, em caso de redução nos volumes de água dos poços, será necessário o investimento em armazenamento individual de água. “Em 80% dos casos, um reservatório com capacidade de armazenamento para 24 horas é o suficiente. 

Trata-se de um pequeno investimento, mas que nem sempre é viável às famílias”, aponta o presidente da Associação das Associações de Águas de Estrela, Urbano José Diehl. Para reduzir este problema será feito um levantamento para apurar quais famílias necessitam de reservatório de água, e em que proporção. “Iremos nos reunir com uma instituição financeira para avaliar qual pode ser a melhor linha de crédito para ajudar os produtores, para que seja providenciada a instalação de reservatórios nas propriedades que ainda não os têm. 

Esta será uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Agricultura”, determina o prefeito. Atenção aos fogos de artifício da virada Segundo dados do Corpo de Estrela, nas últimas semanas, foram registrados 68 focos de fogo e pequenos incêndios em vegetação na região. “Qualquer fagulha pode provocar um incêndio, assim como fogos, rojões e materiais semelhantes”, alerta o sargento Marcos Eliberto Hammpel, do Corpo de Bombeiros de Estrela. 

Uma das orientações repassadas à população para este fim de ano, é a atenção redobrada ao uso de fogos de artifício nas comemorações de Ano-Novo. Outra recomendação dos bombeiros diz respeito à prática de queimadas em lavouras. A orientação é para que os produtores evitem colocar fogo em vegetação, especialmente durante o período de estiagem mais severa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário