Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Natalício Vivente Fernandes visitou o Memorial de Estrela

Estrela-RS - junho de 2021

Memorial de Estrela - Recebemos a visita de Natalício Vivente Fernandes, 2º Sargento da reserva do Exército Brasileiro. Foi músico da Banda Municipal de Estrela na sua fundação e por diversos anos.

A Banda Municipal de Estrela venceu o Campeonato Estadual de Bandas em 1978, cabendo-lhe por isso representar o Rio Grande do Sul na Fase Nacional do certame, realizada no estado do Rio de Janeiro conquistando muito prestigio pois o evento foi transmitido por televisão. Participou ainda, do Festival de Bandas em Flores da Cunha, no ano de 1979.

Saiba mais:

De acordo com Airton Engster dos Santos, o Memorial que resgata a história do município de Estrela foi inaugurado no dia 20 de maio, data de aniversário dos 145 anos de emancipação do município. Várias autoridades foram convidadas a participar do evento, entre elas muitas pessoas ligadas ao setor cultural da cidade.

O coordenador explica que o memorial vem sendo construído há 30 anos, pesquisando e reunindo diversos documentos ao longo deste tempo, com 40 arquivos de aço com documentos históricos e materiais diversos acerca da grande Estrela, que reúne toda a região que pertencia ao município.

A partir de uma reunião com a administração municipal de Estrela, foi revitalizado o prédio do Castelinho para abrigar o memorial. Hoje no espaço há exposições, divididas em três eixos: Estrela, memória, terra e sua gente; painéis com Estrela em recorte; e o último eixo são Os objetos e o tempo, destaca Airton. A comunidade pode prestigiar as exposições no local, de terças a domingos.

No ponto de vista turístico, destaca a importância do Memorial, que agregará aos roteiros turísticos do Vale do Taquari. Já há trabalhos desenvolvendo-se com a Secretaria da Cultura do município, incluindo ainda outros espaços públicos da cidade.

Engster destaca que famílias que tiverem documentos, objetos históricos e gostariam de ver suas relíquias expostas, podem entrar em contato com a Prefeitura de Estrela para ver a possibilidade de utilização destes materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário