Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 24 de abril de 2020

As ruas de Estrela - Tiradentes!
























As ruas de Estrela - Tiradentes!

Rua Tiradentes, com nove quadras, no Centro de Estrela, de 1882 a 1899 denominada Rua do Arroio. Inicia na histórica ponte baixa do Bairro Oriental, Manoel Ribeiro Pontes Filho, sobre o Arroio Estrela, ultrapassa a Rua Bruno Schwertner e termina na esquina inicial da Rua Pércio Freitas. O nome é para homenagear Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, o herói da Inconfidência Mineira.

Tiradentes como símbolo de heroísmo nacional

Tiradentes é o apelido que foi dado a Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), que ficou conhecido por ter sido o único participante da Inconfidência Mineira, ocorrida em 1788, a receber a pena de morte. Ele foi acusado de conspiração pelas autoridades da Coroa Portuguesa e foi morto no dia 21 de abril de 1792.

Com o advento da República, em 1889, era a vez de se elencar os símbolos e os heróis da nação. Tiradentes, que foi considerado traidor pela Coroa portuguesa, foi retomado como símbolo de resistência e de liberdade.

Mas só foi em 1965, quando o marechal Castelo Branco, então presidente da República, sancionou a Lei Nº 4. 897, de 9 de dezembro, que o dia 21 de abril tornou-se feriado nacional e Tiradentes tornou-se, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira.

Fotos: Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário