João Vilmar Borges de Quevedo – Trabalhou 34 Anos na Rádio Alto Taquari:
Morreu no dia 11 de outubro de 2018. Ele será velado no Memorial Jardim da Montanha - Capela A - pela manhã até às 11h do dia 12 e e após transladado para Soledade, onde será sepultado no Jazigo da Família...
Abaixo entrevista concedida para Airton Engster dos Santos em 2013:
Personalidade que trabalhou por 34 anos na Rádio Alto Taquari de Estrela, AM 820, com inúmeros serviços prestados. O radialista João Vilmar Borges de Quevedo, nascido em 24 de junho de 1937.
Iniciou suas atividades profissionais ainda menino estudante, como operador de sons, passando a locução comercial na Rádio Cristal – Z.Y.N.30 de Soledade.
O Gerente da Rádio Alto Taquari, Oswaldo Carlos van Leeuwen veio convidar Quevedo para trabalhar em Estrela.
Oswaldo que viria a ser seu compadre, tinha ouvido falar do jovem promissor que naquela época já apresentava programas de auditório, para calouros, infantis e adultos e queria contratá-lo.
Depois de muitas conversações por fim João Vilmar Borges de Quevedo veio para Estrela, para trabalhar na Rádio Alto Taquari.
Chegada em Estrela:
A Rádio estava localizada no antigo prédio da Importadora Alto Taquari (hoje Lojas Delai), com bom auditório para aproximadamente 100 pessoas, onde pode utilizar seus talentos artísticos.
O colega Oscar Chaves Garcia, o qual considera grande amigo (já falecido), lhe apresentou pessoas da comunidade, e mostrou todo município, utilizando para deslocamento um Chevrolet quatro portas, quando foram até Teutônia, Languirú e Canabarro (antigos distritos de Estrela).
Tempo das Novelas no Rádio:
Com uma equipe grande de atores, Quevedo passou a produzir rádio novelas, rádio teatro, além de programas de auditório. Disse que a atriz Nelly Lenhardt era um grande talento.
Lembra que a sonoplastia (sons) de fundo, nas apresentações era feito através de improvisações, que beiravam a perfeição.
Por exemplo, uma régua suspensa e solta sobre a mesa produzia um estalo que parecia um tiro de revolver.
Patrocinadores:
Para garantir comerciais para Rádio Alto Taquari, começou visitando os clientes de bicicleta, depois adquiriu um motociclo, após uma lambreta (primeira do Vale do Taquari), e até um Ford 1935.
Percorria os municípios de Venâncio Aires, Taquari, Muçum, Encantado, Arroio do Meio, Lajeado, entre outros, para viabilizar as transmissões da Rádio.
Colegas de Trabalho:
Falou de Teixeirinha que tinha um programa: “Bom Dia Alto Taquari”, o qual apresentava das 8h às 9h, conjuntamente com Antoninho da Rosa que era gaiteiro. De enorme audiência recebia tantas cartas que era impossível mencionar todas.
Quando Antoninho da Rosa ficou doente, Teixeirinha deixou a Rádio Alto Taquari.
Comentou ainda sobre outros colegas: João Carlos Terlera que era bom redator; Érico Sauer (Bom Cabelo) que se tratava de pessoa muito honesta; Luiz Carlos Freitag muito irreverente.
No início dos anos 1970, a Rádio precisa de novos profissionais, então foi buscar Sérgio Zambiasi, e Lauro Schmidt um tempo depois. Ambos trabalhavam em Soledade.
Não era de sua competência a transmissão de futebol, mas disse que a Rádio Alto Taquari sempre teve grandes profissionais para tarefa, como Oscar Chaves Garcia, Valdir Sudbrack e Adauto de Azevedo, entre outros tantos.
Promoções e transmissões externas
Com relação às jornadas externas, Quevedo relatou fatos como ter que subir nas escadas, em postes, já vestido de terno e sapato, para fazer a ligação dos fios para transmissão de bailes de Kerb, nas diversas comunidades do interior. “Baile não irradiado, público era pequeno” afirmou o veterano radialista.
Outras coberturas de grande sucesso foram dos carnavais na SOGES e Sociedade Rio Branco, que lotavam os salões com foliões.
O Concurso das Praias do Rio Taquari, cuja promoção era da Rádio de Estrela, reunia verdadeira multidão. Pessoas vinham de diversos municípios para torcer por suas candidatas. A primeira vencedora foi Maria Inês Vogt.
Os rodeios crioulos transmitidos direto do Parque do Imigrante em Lajeado, com baile dos Serranos, agradava muito nosso radialista tradicionalista, que inclusive é um dos fundadores do CTG Estrelado Rio Grande.
Tinha promoções realizadas em datas especiais como o dia das crianças com grande festa no Estádio do Estrela FC; do motorista, quando os profissionais da Rádio se dirigiam para BR 386 e paravam os caminhões para entregas de brindes e entrevistavam os caminhoneiros; Natal com grande programação inclusive com transmissão da missa do galo.
Os Programas Preferidos:
Além das rádio novelas, Quevedo falou com nostalgia de três programas que gostava muito:
“O Clube do Pequeno Polegar” (programa de auditório com crianças);
“H-81 e o Tango” (programa só de tangos). Ainda tem guardado em seu acervo pessoal, diversos discos de vinil com músicas que foram tocadas no programa.
E seu grande destaque: “Você, a Noite e a Música”, para os apaixonados do Vale do Taquari que tinha a seguinte característica: “Abrem-se as cortinas do sonho, do amor e da fantasia, hoje só existe, Você, a Noite e a Música”.
Gerente por 12 Anos:
João Vilmar Borges de Quevedo foi Gerente da Rádio Alto Taquari de Estrela por 12 anos (1978-1990).
Até 1985 o Brasil vivia um período de exceção com os militares no poder. Qualquer detalhe podia ser qualificado como matéria a ser censurada.
Mas Quevedo disse que não teve maiores problemas. O escritório central da Rede em Porto Alegre lhe dava todo suporte necessário, garantindo tranqüilidade para trabalhar naquele período.
Por outro lado, a Rádio sempre foi imparcial.
Destacou também os anunciantes, que eram muitos no Vale do Taquari, e todos queriam anunciar na Rádio de Estrela, a primeira, criada em 1948, cuja tradição fazia toda a diferença.
Afirmou que nunca houve falta de equipamentos. Transmissores, gravadores, mesas, microfones, fios, tudo que havia de mais moderno sob ponto de vista da tecnologia, a Rede colocava a disposição da Rádio Alto Taquari, “era só pedir”.
Trabalho Social:
Segundo João Vilmar Borges de Quevedo, muito foi feito em benefício da comunidade, porém uma ação lhe marcou de forma especial:
O Grupo Escolar de Subúrbios, do Bairro Oriental, hoje Escola Estadual 20 de Maio, funcionava inicialmente nas dependências do Colégio Martin Luther.
Um novo prédio foi construído a partir de 1966, e muito material para construção da escola foi adquirido com recursos obtidos em campanhas que foram feitas com apoio da Rádio Alto Taquari.
Com que direito o senhor faz matéria sem a devida autorização da família? Lembre-se que podemos entrar com medidas judiciais uma vez que a família encontra-se enlutada... por favor... solicitamos respeito a dor da passagem do senhor Vilmar Quevedo
ResponderExcluir