Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Auditoria em Urna Eletrônica de Estrela





















Auditoria em Urna Eletrônica de Estrela 

A Juiza da 21ª Zona Eleitoral, Doutora Caren Letícia Castro Pereira convocou uma auditoria na urna eletrônica de número 24 que estava localizada na EEEPE. 

Além da M. D. Juíza participaram a Chefe do Cartório Simone Krás Amorretti, Presidente da OAB da subseção de Estrela, Gentil Bartolomeu Cruz Krahl, Promotor André Costa, autoridades policiais, presidentes de partidos políticos e imprensa. 

A medida foi adotada após a eleitora Catiusa Rejane da Rosa (presente na auditoria) solicitar registro na ata de votação, no dia da eleição do 1º turno (07.10.2018), sobre as dificuldades encontradas para votar na urna eletrônica, nos candidatos a senador. 

A Chefe do Cartório Simone Krás Amoretti explicou os diversos mecanismos de segurança e lacres que são utlizados para garantir a inviolabilidade da urna eletrônica inclusive realizou procedimento padrão para demonstrar a segurança do equipamento. 

Por fim constatou-se que a urna eletrônica 24 estava em perfeitas condições, sem avarias ou violações. 

A eleitora Catiusa agradeceu à Justiça Eleitoral que atendeu sua demanda, afirmando que inicialmente pensava que não daria em nada. 

A Doutora Juíza Caren Letícia Castro Pereira pediu mais calma aos eleitores quando estiveram diante da urna eletrônica. "Não há tempo estipulado para votar". Em alguns casos na pressa dos eleitores acabam errando. 

Por sua vez a Chefe do Cartório  chamou a atenção da população para fake news. Diante de alguma dúvida é importante que os eleitores estejam se informando na Justiça Eleitoral, sugeriu.

Para o 2º turno das eleições as urnas eletrônicas passarão por mais um processo de auditoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário