Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Conferência: Vale do Taquari - Vocação e Desenvolvimento - Palestrante: Escritor e pesquisador Ricardo Wagner












































Conferência: Vale do Taquari - Vocação e Desenvolvimento! 

Promoção: Aepan-ONG - Apoio: ICCILA e Bebidas Fruki - Publico: 350 pessoas
Palestrante: Escritor e pesquisador Ricardo Wagner

Entidade: Memorial da AEPAN-ONG Estrela-RS
Coordenador: Cristhofer Pereira da Silva

O diretor do Memorial da Aepan, Airton Engster dos Santos afirmou que é importante compreender que em nossa vida diária estamos produzindo uma memória sobre o nosso tempo, grupo social e atividades em geral. Esse é o primeiro passo para entendermos o nosso papel na história. 

Uma das características do Memorial da AEPAN é a variedade de objetos, que engloba livros, documentos, fotografias, filmes, músicas, artefatos e utensílios que são disponibilizados para realização de estudos por acadêmicos de diversas Universidades. 

Mais do que isso a AEPAN quer estimular a reflexão sobre a importância de preservar materiais que poderão servir de testemunho para gerações futuras, motivo pelo qual já foram realizadas 15 exposições temáticas sobre a vida e obra de personalidades ligadas a história de Estrela. Além disso a entidade busca incentivar a produção literária que joga luzes sobre o resgate histórico da nossa terra, nossa gente! 

O Memorial da AEPAN persegue este objetivo de preservar num verdadeiro resgate às raízes dos indivíduos. Conhecer o passado, entender o presente e projetar o futuro.... Assim acreditamos e agimos. É neste contexto que promovemos a Conferência - Vale do Taquari - Vocação e Desenvolvimento. Convidado escritor e pesquisador Ricardo Wagner. 

Espaço de Honra: 
Ricardo Wagner e esposa Eneida Wagner; 
Guinther Ricardo Wagner e Ilse Wagner; 
Vereador de Estrela Volnei Zancanaro;
Vereador de Teutônia Claudiomiro Souza;
Vice-prefeito de Teutônia Valdir Amaral;
Prefeito de Teutônia Jonatan Bronstrup.

VALE DO TAQUARI 

O painelista e escritor e pesquisador Ricardo Wagner, disse que o Vale do Taquari constitui um polo muito importante no cenário Sócio-Econômico do Rio Grande do Sul. 

Essa constatação remete a um contexto de superação, em que também interferem aspectos logísticos, de localização estratégica, sociais e culturais. 

Para chegar ao atual estágio de progresso e de qualidade de vida, a população teve que enfrentar uma série de obstáculos e de desafios, alguns já vencidos, outros não, num contexto histórico. 

A união de esforços, o engajamento em causas comuns e a vocação regional são aspectos decisivos na caminhada para o fortalecimento. 

É uma região marcada por uma população vocacionada para o trabalho. Negócios a partir da economia local e regional diversificação de segmentos, aposta no agronegócio e na produção de alimentos cuja demanda tem sido crescente no mundo. 

Mas precisamos avançar afirmou Ricardo. Quem investe na região precisa ter uma perspectiva de conquista de novos mercados. Precisamos melhorar constantemente, inovar, sermos criativos. 

Apoiados numa comunidade pujante e trabalhadora, que comemora a formação diferenciada da mão-de-obra, a qualidade das matérias primas, e as facilidades de logísticas que permitem um rápido escoamento da produção. 

Precisamos olhar numa mesma direção, com união nas lutas pelas mesmas causas, com liderança, força e direção, e isso se faz com uma perspectiva de sucesso muito maior. 

Esse perfil muito especial transparece ao longo das páginas do livro do escritor, que foi autografado durante o evento, na verdade um documento histórico, "Vale do Taquari - Existe uma Saída - Ela esta em nós.

Conferência: Vale do Taquari - Vocação e Desenvolvimento! Estrela-RS, 04 de setembro de 2018. Local: Arena Bruxel em Estrela-RS.
Promoção: Aepan-ONG - Apoio: ICCILA e Bebidas Fruki - Publico: 350 pessoas - Palestrante: Escritor e pesquisador Ricardo Wagner.

Fotos: Ketlin Wahlbrink

Nenhum comentário:

Postar um comentário