Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 22 de setembro de 2018

Coluna Airton Engster dos Santos - Jornal Nova Geração - Estrela votou em Brizola no 1º turno, Lula no 2º mas a vitória foi de Collor em 1989


Estrela votou em Brizola no 1º turno, Lula no 2º mas a vitória foi de Collor em 1989

As eleições de 1989 foram as primeiras desde 1960 em que os brasileiros aptos a votar escolheram seu presidente da república. 

Nunca na história política brasileira uma eleição reuniu personagens tão marcantes quanto o pleito de 1989. Estavam reunidos disputando a Presidência da República lideranças históricas, como Ulysses Guimarães (PMDB), Brizola (PDT) e Mário Covas (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Collor de Mello (PRN), e outros.

No primeiro turno, Fernando Collor saiu vitorioso, com 20,6 milhões de votos. Lula conseguiu 11,6 milhões de votos, conquistando a vaga do segundo turno numa disputa apertada com Leonel Brizola, que obteve 11,1 milhões de votos.

Lula foi para o segundo turno (somou 31 milhões de votos) mas acabou derrotado por Fernando Collor de Mello, do Movimento Brasil Novo, que obteve 34 milhões de votos.


Números da eleição em Estrela:

A contagem dos votos da 21ª Zona Eleitoral, no primeiro turno, indicou ampla vantagem do candidato Brizola do PDT (10.942 votos), Collor do PRN (1.453 votos) e Lula do PT (783 votos).

No segundo turno com apoio de Brizola ao candidato Lula, este somou 10.545 votos, numa fantástica transferência de votos. Collor contabilizou 5.023 votos em nosso município, porém foi eleito presidente do Brasil (1990-1992).


O Jornal Nova Geração noticiou:

Na edição de 7 de agosto de 1976 o NG publicou ampla reportagem sobre a ampliação do Hospital Estrela, cujo investimento foi de 5 milhões de cruzeiros, sem contar equipamentos e móveis.

O chefe do Corpo Clínico do Hospital, Dr. Protogenes da Cunha Nunes, declarou na época, que a parte em construção (4 mil m²) seguia as normas da Organização Mundial da Saúde, a nível do que existia de melhor no mundo.

O Corpo Clínico era constituído por dez médicos: Dr. Hélius Keunecke, Dr. Hugo Szmidt, Dr. João Carlos Albers, Dr. Luiz Alberto Keunecke, Dr. Vitor Busato, Dr. Nelson Balestro, Dr. Werner Schinke, Dr. Lauro Reinaldo Müller, Dr. Protogenes da Cunha Nunes e Dr. Ricardo Kielling. Trabalhavam na instituição 103 profissionais.

Curiosidade:

Em setembro de 1968 - A Delegacia de Ensino localizada em Estrela viveu momentos de festa, por ocasião da visita do Secretário da Educação e Cultura do Estado, sr. Lesseigneur de Faria. Elogiou o trabalho realizado na Casa da 3ª Região Escolar especialmente a titular Maria Ofélia Moesch.

Coluna Airton Engster dos Santos
Jornal Nova Geração

Nenhum comentário:

Postar um comentário