Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Conferência: Vale do Taquari - Formando uma Cultura Nova! Escritor e pesquisador Ricardo Wagner

 



Conferência: Vale do Taquari - Formando uma Cultura Nova! 
Local: Garden Haus - Alto do Parque - Lajeado-RS
Promoção: Memorial da Aepan-ONG - Diretor: Airton Engster dos Santos
Apoio: ICCILA e Bebidas Fruki - Publico: 250 pessoas
Palestrante: Escritor e pesquisador Ricardo Wagner
Apresentação musical: Stefani Milene da Silva e Welinton Samuel Santos
Técnica: Tecnosom
Diretor de Arte: Geraldo Darde
Fotos: Ketlin Wahlbrink
Coordenador: Cristhofer Pereira da Silva

Espaço de Honra: 
Ricardo Wagner; 
Guinther Ricardo Wagner e Ilse Wagner; 
Vereador de Teutônia Claudiomiro Souza;
Ex-deputado Estadual Manoel Maria;
Médico Pediatra Dr. Paulo Silva
Pastor Antenor da Igreja do Evangelho Quadrangular


Abertura: Airton Engster dos Santos:

O diretor do Memorial da Aepan, Airton Engster dos Santos afirmou que é importante compreender que em nossa vida diária estamos produzindo uma memória sobre o nosso tempo, grupo social e atividades em geral. Esse é o primeiro passo para entendermos o nosso papel na história. 

Uma das características do Memorial da Aepan é a variedade de objetos, que engloba livros, documentos, fotografias, filmes, músicas, artefatos e utensílios que são disponibilizados para realização de estudos por acadêmicos de diversas Universidades. 

Mais do que isso a Aepan quer estimular a reflexão sobre a importância de preservar materiais que poderão servir de testemunho para gerações futuras, motivo pelo qual já foram realizadas 15 exposições temáticas sobre a vida e obra de personalidades ligadas a história do Vale do Taquari. Além disso a entidade busca incentivar a produção literária que joga luzes sobre o resgate histórico da nossa terra, nossa gente! 

O Memorial da Aepan persegue este objetivo de preservar num verdadeiro resgate às raízes dos indivíduos. Conhecer o passado, entender o presente e projetar o futuro.... Assim acreditamos e agimos. É neste contexto que promovemos a Conferência - Vale do Taquari - Formando uma Cultura Nova! Convidado especial escritor e pesquisador Ricardo Wagner.


Vale do Taquari - Ricardo Wagner:

O painelista e escritor e pesquisador Ricardo Wagner, disse que o Vale do Taquari constitui um polo muito importante no cenário Sócio-Econômico do Rio Grande do Sul.

Essa constatação remete a um contexto de superação, em que também interferem aspectos logísticos, de localização estratégica, sociais e culturais. 

Para chegar ao atual estágio de progresso e de qualidade de vida, a população teve que enfrentar uma série de obstáculos e de desafios, alguns já vencidos, outros não, num contexto histórico. Falou do processo imigratório da Europa para o Brasil.

A união de esforços, o engajamento em causas comuns e a vocação regional são aspectos decisivos na caminhada para o fortalecimento. O potencial fica evidente quando percebemos o grande número de empresas em atividades no Vale do Taquari.

É uma região marcada por uma população vocacionada para o trabalho. Negócios a partir da economia local e regional diversificação de segmentos, aposta no agronegócio e na produção de alimentos cuja demanda tem sido crescente no mundo. Economia diversificada com perfil exportador.

Mas precisamos avançar afirmou Ricardo. Quem investe na região precisa ter uma perspectiva de conquista de novos mercados. Precisamos melhorar constantemente, inovar, sermos criativos. A continuidade e crescimento de um empreendimento só é possível com resultados positivos e crescentes.

Apoiados numa comunidade pujante e trabalhadora, que comemora a formação diferenciada da mão-de-obra, a qualidade das matérias primas, e as facilidades de logísticas que permitem um rápido escoamento da produção. Devemos atuar com representação nos espaços de decisão política, como governos e parlamentos para melhorar a infraestrutura.

Precisamos olhar numa mesma direção, com união nas lutas pelas mesmas causas, com liderança, força e direção, e isso se faz com uma perspectiva de sucesso muito maior. 

Esse perfil muito especial transparece ao longo das páginas do livro do escritor, que foi autografado durante o evento, na verdade um documento histórico, "Vale do Taquari - Existe uma Saída - Ela esta em nós.

Parâmetros:

O painelista Ricardo Wagner fez comparativos com países que foram totalmente destruídos na 2ª Guerra Mundial com Alemanha e Japão e que devido a sua vocação e liderança novamente tornaram-se potências mundiais.

Segundo Ricardo Wagner: "Devemos nos movimentar em busca do que acreditamos ser melhor, para o despertar da consciência, para a construção de um novo tempo. Deixar velhos preconceitos (feudos) e focar em novas possibilidades".

"Refletir sobre sonhos e o uso do tempo com maior critério. No aqui, no agora, no tempo e no espaço que temos e vivemos e, no como ou quanto estamos preparados para percorrer o caminho para o sucesso e desenvolvimento coletivo", reforçou o escritor.


Ex-deputado Estadual Manoel Maria (quatro mandatos):

Afirmou que é preciso implantar um projeto para o futuro da região do Vale do Taquari e para todo Rio Grande do Sul. As pessoas que aqui vivem produzem, geram empregos e renda.

É preciso realismo e coerência para superar os desafios históricos, para tando, segundo Manoel Maria é necessário o apoio de todos para se poder fazer o fundamental para o desenvolvimento.


Dr. Paulo Silva - Médico Pediatra em São Leopoldo

É preciso construir um grande projeto de Estado, e não de governo. Para o desenvolvimento regional é necessário um conjunto de ações estratégicas de gestão

O principal parceiro para uma mudança de paradigma é a população. Identificar os principais problemas para se ter capacidade de enfrentamento. Deve-se buscar soluções a longo prazo que tenha resultados para as próximas gerações sem descuidar das pessoas hoje.

Devemos construir uma gestão pública moderna e eficiente com resultados e indicadores de eficiência para potencializar as vocações de cada região.


Vereador Claudiomiro de Souza - vice-presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia:

Lembrou quando chegou a Teutônia, de família humilde, e das oportunidades que recebeu para o crescimento e melhoria da qualidade de vida.

Disse que o desenvolvimento deve ser tratado como um todo. Nossa região tem sua vocação e potencialidades, mas que a população deve ser ouvida, participar do processo de construção permanente para criação de oportunidades.

Outro aspecto mencionado pelo vereador é a atração de investimentos que venham  a se somar a base já consolidada.


Ex-prefeito de Estrela Günther Ricardo Wagner:

Destacou um projeto de seu governo em Estrela (1993-1996), quando transformou um lixão numa área de lazer que melhorou substancialmente a qualidade de vida da população. O Parque Princesa do Vale é hoje um verdadeiro cartão postal do município onde são realizadas as maiores promoções que tem divulgado a cidade para o Rio Grande do Sul e Brasil.

Segundo Günther na gestão pública é preciso muito trabalho e transparência prestando contas para sociedade.

Além disso apoiar os produtores rurais, às micro e pequenas empresas para gerar mais empregos para melhorar a inclusão social com futuro distante da pobreza. E isso para o Vale do Taquari e todo Brasil, alertou.

Expediente:

Conferência: Vale do Taquari - Formando uma Cultura Nova! 
Lajeado-RS, 18 de setembro de 2018. 
Local: Garden Haus em Lajeado-RS.

Promoção: 
Memorial da Aepan-ONG - Apoio: ICCILA e Bebidas Fruki - Publico: 250 pessoas 

Palestrante: 
Escritor e pesquisador Ricardo Wagner. 

Participação Especial: 
Airton Engster dos Santos, 
Guinther Ricardo Wagner; 
Vereador de Teutônia Claudiomiro Souza;
Ex-deputado Estadual Manoel Maria;
Médico Pediatra Dr. Paulo Silva
Pastor Antenor da Igreja do Evangelho Quadrangular de Lajeado


Fotos: Ketlin Wahlbrink
































Nenhum comentário:

Postar um comentário