Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Bloco Renascer do Samba, de Estela brilhou no Carnaval de Rua de Lajeado





Milhares de pessoas se reuniram na noite de sábado (24/2) no Parque Theobaldo Dick para prestigiar o Carnaval de Rua de Lajeado 2018. Nas arquibancadas construídas ao longo da Rua Santos Filho, a comunidade da região pode prestigiar, divertir -se e encantar-se com o desfile de cinco entidades carnavalescas do Vale do Taquari. 

- É uma satisfação ver tantas pessoas reunidas esta noite para este evento da cultura popular tão querido pela comunidade. Vamos buscar maneiras de tornar este evento autossustentável para que ele tenha como se manter e se desenvolver ao longo dos próximos anos - disse o prefeito Marcelo Caumo. 

Marchinhas, carros alegóricos, danças e fantasias passaram pelo Parque transformado em avenida do samba, e o local recebeu decoração alusiva à festa. Famílias trouxeram de casa suas cadeiras e prestigiaram o desfile ao longo da avenida. Como parte da estrutura montada para o evento, houve reforço da segurança no local, instalação de banheiros químicos e o funcionamento de food trucks e do Quiosque do Parque dos Dick durante a festa. Todas as entidades receberam da administração municipal um Troféu de Participação.

- O Carnaval de Rua de Lajeado é uma festa regional. Ficamos muito felizes de receber aqui entidades de Estrela e de Venâncio Aires, suas cortes, a corte de Taquari também presente, além das três escolas de Lajeado. Reunir estas escolas em um mesmo lugar ajuda a manter esta tradição popular e traz para nossa cidade um momento de diversão e alegria para nossas famílias assistirem - disse o secretário municipal da Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel.

Confiram abaixo as entidades que participaram do desfile:

- Corte de Estrela, composta pela Rainha Rose dos Santos, Princesa Ketlin Ribeiro e Miss Simpatia Raiane Menezes

- Corte de Venâncio Aires, composta pela Rainha Thais Acosta, 1ª Princesa Sandriele Soares, 2ª Princesa Évelin Pacheco e Rei Momo Valdir Ferreira

- Corte de Taquari, composta pela Rainha Breendha Bittencourt, Princesa Caroline Quadros e Rainha da Diversidade Márcio Rodrigues

- Bloco da Prevenção, da Secretaria Municipal da Saúde de Lajeado: criado em 2014, é composto por cerca de 120 integrantes da Secretaria, amigos e familiares, e tem como objetivo disseminar informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e incentivar o uso do preservativo para prevenir essas enfermidades, além de informar sobre o diagnóstico precoce do HIV por meio da testagem rápida disponível nas unidades de saúde do município. O grupo distribuiu materiais informativos e camisinhas para os foliões.

- Bloco do Projeto Conviver, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado: é formado por cerca de 130 componentes representando os 2 mil participantes de 22 grupos de convivência do projeto do município. O Projeto Conviver, criado em 1998, trabalha com pessoas da terceira idade, levando cultura, lazer e entretenimento a estes grupos, promovendo a integração e a melhoria da qualidade de vida. No desfile, demonstraram todo o vigor e a alegria de celebrar a Melhor Idade durante o Carnaval.

- Bloco Renascer do Samba, de Estela: fundado em 2010, no bairro Imigrantes, em Estrela, o bloco apresentou sua corte, um grupo de bateria, porta-bandeira, passistas, apresentando marchinhas e sambas-enredo tradicionais e conhecidos do público, que cantou junto durante o desfile.

- Associação Bloco dos Palhaços: fundado em 1971 por integrantes das famílias Rocha, Dresch, Vanzim, Chiarelli e Eckert, é um dos mais tradicionais blocos carnavalescos de Lajeado, reunindo casais, filhos e netos. No desfile, cerca de 140 integrantes apresentaram um samba-enredo próprio que falava sobre imaginação, usando como inspiração o personagem literário Menino Maluquinho, de Ziraldo. A característica do bloco é apresentar alegorias para divertir o público, provocando a plateia com brincadeiras e alegria.

- Associação Carnavalesca Malandros do Ritmo, de Venâncio Aires: a escola, com 120 integrantes, apresentou o samba-enredo Recordar é Viver, Eu Ontem Sonhei com Você, buscando retomar o espírito dos antigos Carnavais. Com fantasias luxuosas, alegorias coloridas e carros alegóricos, a escola encerrou o desfile de Lajeado mostrando exuberância e impressionando a plateia.

Texto: Francini Ledur
Foto: Rafael Scheren Grün

Nenhum comentário:

Postar um comentário