Univates:
Para promover a interação entre a comunidade acadêmica e estudantes estrangeiros, a Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates lança o programa Padrinho Internacional. A iniciativa, que ocorre por adesão voluntária, proporciona enriquecimento cultural, o aprimoramento em outros idiomas e a difusão da cultura brasileira, por exemplo.
Conforme a gestora da AAII, Viviane Bischoff, em todos os semestres há aproximação natural entre estudantes da Instituição e estrangeiros. “Com o programa, buscamos formalizar essa prática de forma a garantir que todos os alunos internacionais sejam contemplados e, sendo uma ação institucionalizada, poderemos também validar horas de atividades complementares para os voluntários, que estarão colaborando para a cooperação internacional da Univates”, avalia Viviane.
Entre as atribuições do Padrinho Internacional estão a realização de contato prévio à chegada do intercambista, a apresentação da Univates e de Lajeado, o repasse de informações sobre a cultura e modo de vida na região e o acompanhamento para a realização de documentos e procedimentos legais de estrangeiros no Brasil. Para isso, a AAII realizará encontros com os anfitriões a fim de repassar dicas e procedimentos importantes para a recepção do estudante estrangeiro.
Para ser um Padrinho Internacional, os interessados devem ter algum vínculo com a Univates e se inscrever por meio de formulário on-line disponível em www.univates.br/intercambio, até o dia 7 de julho. Após essa data, a AAII realizará entrevista com os candidatos.
Mais informações podem ser obtidas com a AAII pelo telefone (51) 3714-7019 ou peloe-mail mobility@univates.br.
Faculdade La Salle
Venha ser global. São mais de 1 milhão de alunos lassalistas no mundo.
Porque escolher a La Salle?
- A cada três disciplinas cursadas na La Salle, o aluno economiza em média 300 reais por mês, se comparado às principais instituições presenciais do Vale.
- Em 2015, a Faculdade obteve um índice de satisfação de 95% (baseado na pesquisa de avaliação institucional – Proavi). Este índice evidencia a excelência produzida na educação local onde o acolhimento, a qualidade do ensino e o ser humano são as peças chaves do trabalho lassalista.
- Para os alunos que vierem para instituição via transferência, oferecemos desconto de 30% sobre o valor da primeira mensalidade.
Financiamento estudantil - Fies e PraValer
Saiba mais no Site lasalle.edu.br/vestibular
Vale do Taquari:
“O porto de Estrela está ocioso necessitando de operações, não se admite uma estrutura tão capaz estar nessa condição de subutilização”, destaca o diretor da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Cláudio José das Neves. Ele foi um dos debatedores da mesa-redonda feita nesta quinta-feira (30) na Faculdade La Salle de Estrela. O painel, promovido pelo curso de Logística da Instituição discutiu a situação do modal e estratégias para o futuro.
Segundo Neves, o porto de Estrela tem um grande potencial e está sem operações comerciais hoje pela crise de mercado. “Tem uma estrutura pronta, a disposição do empresariado do Vale para fazer as operações, eles é quem devem buscar conosco prospecções de área para fazer o escoamento dos seus produtos”. Destaca que Estrela tem uma condição rara e única: capacidade para atender os três modais, rodo-hidro-ferroviário e por isso, o governo está atento à cidade. Neves diz que há empresas interessadas em movimentar o Porto de Estrela. De acordo com ele, o Estado está pronto para dar condições para elas, para que possam operar no local.
O prefeito Rafael Mallmann, que também participou do debate, salienta que Estrela sempre foi conhecida como modal de transporte do Vale do Taquari e isso fortaleceu o município. “Desde 1996 nosso porto se foi e a linha férrea também. Agora estamos trabalhando devagarinho pela reativação do modal que está há 20 anos parado.” Segundo ele, para a utilização de todo o potencial do porto, é preciso reorganizar a estrutura de operadores portuários, empresários e donos de embarcações. É uma adequação que deve ser feita gradualmente e não da noite para o dia.
O presidente da Câmara do Comércio e Serviços de Estrela (Cacis), Pedro Antônio Barth, explicou que a situação na área portuária não é de fácil solução. Começa pela navegação no Rio Taquari. Os barcos têm dificuldade pelo baixo calado. Barth vê a dragagem como solução paliativa. “Para o futuro, é preciso pensar na construção de uma eclusa na altura de Taquari para elevar a água e facilitar a navegação.”
O vice- presidente da Câmara da Indústria e Comércio (CIC) regional, Henrique Purper concorda com Barth. “Nós não estamos conseguindo fazer o porto funcionar devido a muitas coisas que estão travadas. Não adianta termos um porto se não temos hidrovia. O rio está sem condições de navegação por ser muito raso. Precisamos de calado.”
O painel que reuniu os quatro líderes regionais durou duas horas e foi o marco inicial do curso de Logística. “Acredito que com essa iniciativa estamos fazendo nosso papel como instituição ao trazer à tona para a comunidade, um assunto de relevância regional. O resultado que vamos alcançar em relação a isso só o tempo vai dizer”, concluiu o coordenador do curso, Marciano Bruch.
Rio Grande do Sul:
O movimento Viva Guaíba realizou neste domigno a primeira edição do mutirão de limpeza do Guaíba. Um grupo de mais de 30 voluntários partiu da pista de skate do Parque Marinha do Brasil em direção ao anfiteatro Pôr-do-Sol recolhendo entulhos nas margens de um dos cartões postais da cidade. Durante a atividade, foram encontrados garrafas PET, vidros, sacos plásticos, restos de papel e isopor, latas de refrigerante e de cerveja e pedaços de borracha e de pneus.
Brasil:
Os homens traem mais do que as mulheres no Brasil. Entre eles, 50,5%, admitem já terem sido infiéis em seus relacionamentos. Entre as mulheres, a traição foi admitida por 30,2%. Os dados inéditos fazem parte da pesquisa Mosaico 2.0, conduzida pela psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Entre homens e mulheres, a média nacional de traição é de 40,5%.
O levantamento – que é uma atualização da pesquisa Mosaico Brasil, feita em 2008 – ouviu 3 mil brasileiros de sete regiões metropolitanas do país: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Porto Alegre e Distrito Federal. Os entrevistados – 49% de mulheres e 51% de homens – tinham entre 18 e 70 anos, com média de 35,5 anos.
A disparidade entre homens e mulheres já era esperada, segundo Carmita. Ela observa que, especialmente na cultura latina, o homem costuma não considerar relações eventuais de caráter exclusivametne sexual como algo que coloque em risco seu relacionamento com a pessoa com a qual tem um projeto de vida em conjunto
Resultados da mesma pesquisa divulgados em junho mostram que 57,1% das mulheres acreditam que fariam sexo com alguém só por atração.
Mundo:
Azul Linhas Aéreas Brasileiras iniciou nesta sexta-feira as operações com destino a Montevidéu, no Uruguai. Com decolagens de Porto Alegre às segundas, quartas e sextas-feiras e aos domingos, os passageiros chegarão ao aeroporto de Carrasco na aeronave turboélice ATR 72-600 com capacidade para 70 pessoas.
A solenidade que marcou o voo inaugural de Porto Alegre a capital uruguaia contou com as presenças do diretor de Planejamento e Alianças da Azul, Marcelo Bento, da cônsul do Uruguai em Porto Alegre, Karla Beszkidnyak, do vice-governador José Paulo Cairoli, e do deputado estadual Frederico Antunes. Na pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a aeronave passou pelo tradicional batismo de jatos d’ água feitos pelo Corpo de Bombeiros do aeroporto. Mesmo gesto foi repetido no aeroporto de Carrasco, no Uruguai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário