Acadêmicos de Gestão Ambiental participam de evento
Alunos do curso de Gestão Ambiental da Faculdade La Salle participaram, no dia 8 de março, em Lajeado, da consulta pública para o processo de tomada de decisão sobre o futuro dos recursos hídricos no trecho de abrangência dos 118 municípios que integram a Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. No encontro, os moradores de Lajeado foram convocados para dar sugestões sobre os usos possíveis da água e para escolher as classes e padrões de qualidade dos recursos hídricos desejados.
A consulta pública em Lajeado foi a primeira de uma série de encontros. Também ocorrerão eventos em Guaporé, Bento Gonçalves, Vacaria e em Caxias do Sul. A última consulta, em Caxias do Sul, será no dia 12 de abril.
De acordo com a escolha dos usos, há uma condição da qualidade das águas necessárias para a sua viabilização, expresso nas classes da água baseada na Resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Segundo essa normatização, são cinco as classes de uso da água, que vão da especial, destinada ao abastecimento doméstico, até aquela para usos menos exigentes, como a navegação.
A partir dos apontamentos da sociedade serão definidas as classes de qualidade necessárias para atender os usos desejados e as intervenções para que isso ocorra. Os resultados das consultas serão levados às mesmas cidades em mais uma rodada de encontros, no segundo semestre deste ano. Todo este processo fará parte da etapa cenários futuros e enquadramento das águas superficiais do Plano da Bacia Taquari-Antas, o qual está sendo elaborado pela Serviços Técnicos de Engenharia S.A. (STE), de Canoas.
Os acadêmicos que participaram da consulta pública são alunos da disciplina de Gestão Ambiental, ministrada pela professora Tamara Horn.
Nenhum comentário:
Postar um comentário