Na ocasião, Müller destacou o processo de primarização pelo qual a economia do Estado e do Brasil passam, puxada por commodities. “Embora a balança comercial nacional tenha encerrado 2011 superavitária, se fizermos um recorte nos manufaturados, houve um déficit de US$ 92 bilhões. É preciso reverter esse quadro”, declarou. Sobre as carências em infraestrutura, o industrial mencionou o estudo contratado pelo Sul Competitivo – envolvendo Fiergs, Fiep (Paraná) e Fiesc (Santa Catarina), com conclusão prevista para o final de maio. O trabalho mapeará os gargalos logísticos atuais enfrentados por toda a região Sul, bem como sugestões de soluções. “O documento será entregue aos governos como forma de subsidiar o planejamento de ações de melhorias e resultados“, afirmou.
As lideranças de Estrela entregaram ao presidente da Fiergs um levantamento completo com as principais necessidades da região em áreas como meio ambiente, segurança pública e infraestrutura. O encontro teve a participação de representantes da Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis) e a Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari.
No município, além da reunião de trabalho, Müller visitou as dependências do Sesi e a indústria Brasilata, fabricante de embalagens de aço, com 450 funcionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário