Airton Engster dos Santos

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

História de Estrela-RS - Ginásio Industrial de Estrela







Mas qual Revolução?

A inauguração do Ginásio Industrial de Estrela ocorreu na mesma noite da Revolução que eclodiu no Brasil, 31 de março de 1964. 

Mas não é sobre a História do Brasil, que trata a coluna.  Centramos num acontecimento que, por coincidência ocorreu nesta mesma data em Estrela, mas que também foi uma ”revolução". Trata-se da  aula inaugural que oficializou a criação do Ginásio Industrial em nossa cidade. 

Em prédio que anteriormente pertencia aos Irmãos Maristas adquirido pelo Estado, autoridades professores e alunos participavam da aula inaugural, marco que inseria o Ginásio Industrial no cenário educacional de Estrela. 

O fato nacional, não foi suficiente para diminuir a importância do ato que se realizava em Estrela. 

Segundo artigo do professor Adalberto Horn, a criação do Ginásio Industrial deixava claro que era mais importante que a revolução que se propunha a restaurar a ordem no País. 

Assim iniciou a Historia do Ginásio Industrial e da turma pioneira que veio na colaborar para a história da educação de Estrela. 

O ginásio, principalmente no seu inicio, marcou época destacando-se nas inovações e na relação dos alunos com seus professores e comunidade. 

Este ciclo educacional encerrou com chave de ouro na formatura da primeira turma, ocorrida no dia 16 de dezembro de 1967.

Em 1973 o Ginásio tomou uma nova uma nova configuração passando denominar-se Centro de Artes Ciências e Tecnologia (Cact). Hoje no local funciona a Escola Estadual de Educação Profissional Estrela, situada na rua Coronel Müssnich, 270, cujo mantenedor o Estado do Rio Grande do Sul.

O Jornal Nova Geração noticiou:

Na edição de 23 de dezembro de 1967, o NG destacou a formatura com entrega de certificados da 1ª turma do Ginásio Industrial de Estrela, ocorrida na Sociedade Ginástica. O orador da turma foi Adalberto Horn.

Em 1968:

Era destacada a atuação do professor Ildo Salvadori que muito trabalhou para conseguir melhores condições  de funcionamento ao Ginásio Industrial, através da obtenção de verbas, aquisição de material e novas instalações. 

Texto: Airton Engster dos Santos
Fotos: Acervo Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ricardo Wagner falou para uma multidão em Teutônia-RS...

No sábado (18 de agosto de 2018) Ricardo Wagner falou para uma multidão em Teutônia-RS.....