Pedro Simon e Gabriel Aloísio Mallmann
Há 40 anos, as eleições estaduais no Rio Grande do Sul, em 1978, transcorreu sob as regras do Ato Institucional Número Três e do Pacote de Abril: em 1º de setembro ocorreu a via indireta onde a Arena elegeu o governador Amaral de Sousa, o vice-governador Otávio Germano e reelegeu o senador biônico Tarso Dutra. A fase seguinte sobreveio em 15 de novembro e nela o MDB elegeu pelo voto direto o senador Pedro Simon e obteve maioria dentre os 32 deputados federais e 56 estaduais que foram eleitos.
A apuração dos votos em Estrela chegou a seu final no dia 17 de novembro de 1978. O voto dava-se em cédulas de papel. Haviam 21.138 eleitores inscritos, dos quais compareceram 19.917 votantes. Abstenção de 1.221 eleitores.
Para Senador os três candidatos da Arena: Mário Ramos, Mariano da Rocha e Gay da Fonseca totalizaram 7.140 votos. O candidato do MDB, Pedro Simon, recebeu 10.674 sufrágios em nosso município.
Para Câmara Federal e Assembléia Legislativa o município de Estrela possuía candidatos próprios. Gabriel Aloísio Mallmann - estadual (MDB) e José Walmor Fernandes - federal (MDB).
José Walmor Fernandes
Os mais votados para Câmara Federal pela Arena: Alberto Hoffmann (2.432 votos), Cláudio Strassburger (814 votos) e Jair Soares (421 votos). Pelo MDB José Walmor Fernandes (6.750 votos), Harry Sauer (1.428 votos) e José Fregapani (521 votos).
Gabriel Aloísio Mallmann
Para Assembléia Legislativa os mais votados pela Arena: Guido Moesch (2.452 votos), Antônio Fornari (1.856 votos) e Ivar Hartmann (407 votos). Pelo MDB Gabriel Aloísio Mallmann (9.590 votos), Élio Corbelini (164 votos), Elton Fensterseifer (105 votos).
No momento em que foi encerrado o escrutínio em Estrela, as expectativas voltaram para Gabriel Aloísio Mallmann eleito Deputado Estadual, com 23.529 votos, que contou com apoiadores em diversas regiões do Estado.
O Jornal Nova Geração Noticiou:
Na edição de 10 de fevereiro de 1979 o NG contou que um violento incêndio destruiu as instalações da Metalúrgica Andres estabelecida na Rua Chá Chá Pereira no Centro de Estrela. Durante várias horas, chamas e fumaça, cobriram o céu da cidade trazendo desalento e prejuízos para os proprietários.
Curiosidade:
Em agosto de 1968 foi assinado convênio entre a Prefeitura de Estrela e a Faculdade de Agronomia e Veterinária da UFRGS para execução da chamada "Operação Tatu", que visava a recuperação do solo estrelense.
Coluna Airton Engster dos Santos
Jornal Nova Geração
Curiosidade:
Em agosto de 1968 foi assinado convênio entre a Prefeitura de Estrela e a Faculdade de Agronomia e Veterinária da UFRGS para execução da chamada "Operação Tatu", que visava a recuperação do solo estrelense.
Coluna Airton Engster dos Santos
Jornal Nova Geração
Nenhum comentário:
Postar um comentário