Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Professora Ana Rita Berti Bagestan - Diretora da EEEPE 2009-2017 - Escola Estadual de Educação Profissional Estrela


Ana Rita Berti Bagestan - Diretora da EEEPE 2009-2017

Período de atuação na EEEPE: De 2004 a 2009 - professora dos cursos técnicos de Secretariado e Informática; Em 2009 - Coordenadora Pedagógica; De 29 dezembro de 2009 a 03 de agosto de 2017 - Diretora da EEEPE.

O que significou o período da Gestão Escolar na EEEPE para mim? “Liderar uma Proposta Pedagógica de Formação Profissional Técnica para formar cidadãos e líderes qualificados para o desenvolvimento de saberes, que compõem competências laborais técnicas e sua inserção em comunidades de práticas, do mundo do trabalho local e regional.“

Foram credenciados e autorizados a funcionar os cursos de Confeitaria, Panificação, Recursos Humanos e Edificações, que se somaram aos dois cursos em funcionamento, os de Informática e Secretariado."

A gestão contou com professores e estudantes que levaram o nome da escola para o Brasil e para o mundo. Participaram de Feiras e Mostras de Ciência e Tecnologia, expondo trabalhos que conquistaram inúmeras premiações regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Durante esse período, também ocorreram inúmeras ofertas de cursos livres de Qualificação Profissional para a comunidade em geral, na área dos cursos em Confeitaria e Informática.

A infraestrutura foi ampliada e modernizada, com novos laboratórios de Informática, Edificações, Confeitaria, com tecnologias digitais. Ocorreu a instalação do Ambiente Virtual da Plataforma Moodle para as aulas em EAD,conforme Proposta Pedagógica da Escola e Projeto Pedagógico dos Cursos Técnicos de acordo com o Regimento Escolar.

A EEEPE é, até hoje, a única Escola da rede Estadual que possui autorização do Conselho Estadual de Educação – CEEd/RS para a oferta de 20% das aulas na modalidade em EAD. O prédio recebeu reforma geral, com a instalação de novo telhado e pisos em todas as salas de aula, laboratórios, cozinha e sanitários.

Recebeu móveis e equipamentos necessários para qualificar a oferta dos cursos técnicos. Foi instalada uma subestação de energia elétrica, com instalação de nova rede em toda a escola. Ocorreu a pintura interna e externa do prédio e a instalação de uma nova rede de internet cabeada e Wireless em todas as suas dependências.

Em 2017, ao me aposentar, a escola estava em um patamar de organização pedagógica e de infraestrutura como poucas no Estado do Rio Grande do Sul,reconhecida pela Secretaria Estadual de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário