Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Encontro dos Musicistas da IECLB de Estrela-RS


























Somos Igreja que canta! Então, que cantemos com alegria!

No domingo (10), os grupos instrumentais da IECLB de Estrela realizaram uma confraternização de Natal com apresentações musicais e almoço. 

Nas celebrações, permeadas de cânticos e hinos, convergem os aprendizados ao longo da vida. A experiência de coletividade proporcionada pelo canto comunitário fortalece o sentimento de unidade e aprofunda os vínculos. 

Para Ma. Ruth Kratochvil, Teóloga, Musicista, no ato de cantar, estamos integralmente presentes e ativos: o corpo, a respiração, a atenção, as emoções e os pensamentos estão a serviço do louvor a Deus, da confissão de fé, da expressão de vida comunitária. Somos Igreja que canta! Então, que cantemos com alegria!

Pelo que se sabe, desde sempre a música esteve inserida nos rituais religiosos, nas celebrações e nos cultos. No Velho Testamento, temos registros da música como louvor e várias citações incentivam o uso.

Para Dra. Ana Maria Ribeiro-Althoff , Musicista, Doutora em Ciências da Terra, afirma que: "É inegável o papel da música no louvor comunitário: a música nos une, nos agrega, fortalece o nosso relacionamento e a nossa comunicação com Deus, reforça os nossos valores e princípios". 

Com a música, podemos compartilhar a fé e a experiência cristã. O acompanhador do canto comunitário deve dar suporte a este canto, auxiliando na unificação da tonalidade, na manutenção do andamento, dando apoio harmônico ao canto e, com isso, levar adoradores e adoradoras a cantar pensando na mensagem.

"Acredito que este deva ser o alvo dos instrumentistas cristãos: unidos pelo compromisso básico com Jesus Cristo e com o serviço na Sua Igreja, oferecer o nosso melhor para glorificar a Deus", afirma a Dra. Ana Maria Ribeiro-Althoff.

Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário