Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Plantão PolIcial Rio Grande do Sul - 29 de julho de 2016



A Brigada Militar prendeu dois suspeitos de furto a uma creche, na noite desta quinta-feira em Viamão. Os homens foram detidos pela comunidade local, acorrentados a um poste da rua Itapema, bairro Aparecida do município da Região Metropolitana.

Conforme relatos à BM, a dupla roubou cadeiras, uma bicicleta, um televisor e um botijão de gás da escolinha e estaria negociando o material quando foi surpreendida pelos moradores. Os policiais foram acionados e encaminharam os suspeitos para atendimento médico, antes de registrar ocorrência. Os detidos tinham antescedentes criminais.

A juíza da Infância e Juventude, Cristiane Hoppe, determinou a internação dos cinco adolescente que estariam envolvidos em atos de vandalismo que depredaram a Escola Estadual de Ensino Fundamental, Erico Verissimo. A instituição, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, em Porto Alegre, teve danos em 25 computadores, rede elétrica, sistema de alarme e câmeras, biblioteca e brinquedos. Os autores do crime levaram um notebook novo e o computador onde ficavam salvas as imagens das câmeras.

Os jovens apreendidos como suspeitos foram recolhidos no Centro de Internação Provisória Carlos Santos, da Fundação de Atendimento Socioeducativo, em Porto Alegre. Um sexto adolescente, também apontado como participante, será ouvido em audiência no dia 4 de agosto.

O pedido de internação foi feito pelo delegado responsável pela investigação - e reforçado pelo Ministério Público. A representação contra os adolescentes cita a prática de furto qualificado, dano qualificado e formação da quadrilha, cometidos em três dias consecutivos, 15, 16 e 17/7.

No despacho que decretou a internação, a Juíza disse haver "indícios que indicam a participação dos adolescentes nos fatos descritos", que deixaram prejuízos em relação a alimentos da merenda, instrumentos musicais, livros e computadores. Moradores das redondezas teriam visto os adolescentes pulando o muro da escola em ponto que, previamente, já haviam cortado a cerca de proteção.

Ainda segundo a magistrada, professores confirmaram que os acusados compartilharam fotos pelos celulares com outros colegas, vangloriando-se das depredações. Em outro ponto, cita que, em depoimentos, pelo menos dois dos jovens envolvidos nas infrações descreveram os atos e disseram não se arrepender.

"Por todos esses motivos, acrescidos, ainda, pelo temor daquela comunidade, inclusive de denunciar, já que as pessoas que prestaram informações pediram que suas identidades fossem preservadas, há, sim, evidente abalo à ordem pública que justifique a medida extrema de internação dos adolescentes", disse a magistrada.

Pelo menos um criminoso morreu e outro ficou ferido, na tarde desta quinta-feira, durante um confronto com a Brigada Militar no bairro Stela Maris, em Alvorada, na região Metropolitana. A troca de tiros ocorreu depois que uma viatura da Polícia flagrou a dupla assaltando um pedestre, na rua Iemanjá.

Após ter dado voz de prisão, os criminosos atiraram. Na troca de tiros, um assaltante, ainda não identificado, morreu. O segundo foi alvejado em uma das mãos e levado, sob custódia, para o Hospital de Alvorada.

Máquinas caça-níqueis foram apreendidas pela Brigada Militar de Venâncio Aires, por volta das 14h30 de ontem (27), no bairro Morsch. Após denúncia, a Patrulha Especial (Patres) deslocou até um bar, localizado na rua Sete de Setembro. O responsável pelo estabelecimento confirmou a existência de duas máquinas.

No interior dos equipamentos foram apreendidos R$ 165. No local ainda foram recolhidos dez pacotes e 36 maços de cigarros contrabandeados. Os cigarros foram levados até a Receita Federal em Santa Cruz do Sul. Já as máquinas apreendidas pela BM. O proprietário do estabelecimento comercial irá responder em liberdade. 

Uma pessoa foi pega com munições por volta das 19h50 de ontem (27), no interior de Roca Sales. A Brigada Militar foi informada sobre um possível crime de tráfico de drogas que estaria ocorrendo em uma residência na localidade de Linha Fernando Abott, nas imediações da divisa entre Roca e Muçum. Ao chegar no local uma pessoa arremessou algo pela janela, em direção a barranca do rio Taquari.

O material não foi mais localizado, mas seriam 16 pedras de crack. Em revista aos três homens encontrados na casa, com Alisson Douglas da Silva (19), conhecido como Neguinho, foram encontrados, no bolso da calça, três cartuchos recarregados e intactos de espingarda calibre 16. O jovem foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Lajeado e autuado em flagrante pelo porte da munição.

Como não pagou fiança estipulada em R$ 500, foi recolhido ao sistema prisional. Neguinho contou a Polícia ser natural de Porto Alegre, e teria saído da capital pois estaria correndo risco de morte. Três de seus irmãos já teriam sido mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário