Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 27 de julho de 2016



Univates:

A “6ª Feira de Ciências Univates: descobrindo talentos para a pesquisa” ocorre nos dias 6 e 7 de outubro, no Complexo Esportivo da Univates. O momento é voltado aos alunos da Educação Básica e do Ensino Técnico e tem como objetivo despertar talentos para a pesquisa. Os trabalhos podem ser enviados até o dia 22 de agosto para o e-mail feiradeciencias@univates.br. Para auxiliar os interessados para a Feira de Ciências, a Univates oferece duas oficinas preparatórias que ocorrem no mês de agosto.

Nesta edição do evento serão selecionados 80 projetos para serem expostos. Os três melhores em cada categoria de ensino (Fundamental, Médio e Técnico) receberão Menção Honrosa. Os trabalhos que obtiverem média final aritmética acima de 4,0 poderão apresentar seu experimento na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec 2017, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Vale do Taquari:

O salão comunitário da linha Santo Antônio foi palco do tradicional evento em alusão ao Dia do Colono e Motorista. A programação ocorreu segunda-feira (25), no dia em que a data é celebrada. Ao todo, mais de 200 pessoas participaram de inúmeras atividades promovidas pela Secretaria Municipal da Agricultura juntamente com o Conselho Agropecuário, o escritório municipal da Emater-RS/Ascar e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A manhã iniciou com desfile de carros, tratores e caminhões, do centro à comunidade, seguida de acolhida religiosa, apresentação de peça teatral e almoço. Na parte da tarde, sorteio dos prêmios do Programa Prêmio Verde e brindes, além de gincana e brincadeiras. Entre as provas, trios disputaram o menor tempo ao descascar uma laranja, martelar pregos em cinco tentativas e plantar milho com equipamento manual. Outras equipes divertiram-se no cabo de guerra. Os vencedores foram agraciados com mimos.

No espaço ainda teve, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, aplicação de testes de glicose e verificação de pressão arterial. Feira de agroindústrias e artesanato incrementou o dia. O evento de 2017 ocorrerá na Linha Ano Bom Baixo.

Rio Grande do Sul:

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre vai ter de indenizar, em R$ 20 mil, por danos morais, um paciente que teve complicações hospitalares após uma cirurgia. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve a sentença da 2ª Vara da Capital, que determinou ainda o pagamento de uma pensão mensal, no valor de um salário mínimo, a ele.

O caso ocorreu em 2003, quando a Santa Casa contratou o homem para fazer reparos em um telhado. Durante o serviço, ele caiu de uma escada e fraturou a tíbia. Os médicos tiveram de implantar uma prótese no local, mas o paciente contraiu uma infecção e teve de passar por outras intervenções que deixaram sequelas, como o encurtamento de uma das pernas em 11 centímetros.

Brasil:

Após um período de afastamento causado pelas opiniões divergentes em relação ao processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, as seis maiores centrais sindicais do Brasil voltaram a se aproximar. Reunidas em assembleia nesta terça-feira, aprovaram documento único que faz críticas a reformas propostas pelo presidente interino Michel Temer e propõe medidas para a recuperação econômica. Entre os principais alvos estão as reformas da Previdência e trabalhista, preparadas pelo governo provisório.

Segundo o documento, assinado pelos presidentes das seis centrais, os trabalhadores enfrentam dois desafios: o aumento do desemprego com redução de salários e o desmonte de políticas de inclusão social. A instituição de uma idade mínima para adquirir o direito à aposentadoria e outras mudanças na Previdência foram classificadas como inaceitáveis pelos líderes sindicais. O grupo ainda teceu críticas à proposta de flexibilização das leis trabalhistas, que aumentaria a importância de acordos negociados entre patrões e empregados.

Para o deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulinho, um dos apoiadores de primeira hora do impeachment e político próximo a Temer, mais importante do documento aprovado com unanimidade é a unidade das centrais sindicais. A principal crítica do deputado foi à manutenção da taxa de juros acima de 14%. De acordo com o deputado, o governo já teve duas oportunidades para redução dos juros.

Mundo:

A democrata Hillary Clinton aceitou a escolha do partido, nesta terça-feira, para concorrer à presidência dos Estados Unidos. Em 240 anos, ela será a primeira mulher concorrendo à Casa Branca por um dos dois grandes partidos. Seu companheiro de chapa é o senador Tim Kaine. O dia de consagração dentro da silga, contudo, também foi de seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, se empanhar na difícil tarefa de unir o partido.

Na campanha pela Casa Branca, Hillary terá a sua frente o polêmico e carismático magnata Donald Trump, que há uma semana foi nomeado formalmente como candidato do conservador Partido Republicano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário