Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Vale do Taquari e Rio Grande do Sul - 14 de julho de 2016


Univates:

Um dos eixos de internacionalização da Univates perpassa pela presença dos Programas de Pós-Graduação (PPG) da Instituição no exterior, seja pela colaboração em pesquisas ou pela participação em eventos e atividades das suas respectivas áreas. Exemplo disso é a participação da professora Claudete Rempel e da doutoranda Claudete Moreschi, do PPG em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), e das docentes Suzana Schwertner e Angélica Munhoz, do PPG em Ensino(PPGEnsino), no 5º Congresso Ibero-americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ). O evento é realizado pela Universidade Lusófona do Porto, na cidade do Porto, em Portugal, até a próxima quinta-feira, dia 14.

A professora Claudete Rempel e a doutoranda Claudete Moreschi apresentaram um artigo, fruto da tese de doutorado em Ambiente e Desenvolvimento da estudante. O título é “Qualidade de vida para quem tem diabetes: percepções de profissionais de saúde e de pessoas com diabetes”, de autoria de Claudete Rempel, Claudete Moreschi, Ioná Carreno e Carmen Pombo - aluna de intercâmbio do doutorado do PPGAD que defendeu sua tese na Universidade de Sevilha, Espanha, no ano passado e que neste ano participará da banca da tese da doutoranda Claudete Moreschi, no dia 4 de agosto.

Pelo PPG em Ensino, foram apresentados os trabalhos “Fotografias na e sobre a escola: discursos de estudantes”, vinculado à pesquisa “A escola e as novas configurações da contemporaneidade: a voz de estudantes concluintes do Ensino Médio e Fundamental”, coordenada pela professora Suzana Schwertner; e “Habitar o currículo de outros modos”, vinculado ao grupo de pesquisa Currículo, Espaço e Movimento, coordenado pela professora Angélica Munhoz. Ambas as pesquisas possuem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações sobre os PPGs em Ensino e em Ambiente e Desenvolvimento podem ser obtidas em www.univates.br/pos-graduacao.

Vale do Taquari:

Lajeado – A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Vale do Taquari realizaram na manhã desta quinta-feira (07.07) o “Café Inova Senai – Oportunidades na era da Indústria 4.0”.

O evento teve como objetivo reunir a indústria para debater as oportunidades do mercado e as soluções que tornarão as empresas mais eficientes e competitivas no contexto da Indústria 4.0.

Palestras

Iniciando as apresentações o mestre engenheiro João Alvarez Peixoto, abordou o tema Indústria 4.0, explicando que o conceito desta indústria foi proposto recentemente. Engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação aplicadas aos processos de manufatura.

A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a tornar-se cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. Isso significa um novo período no contexto das grandes revoluções industriais. Com as fábricas inteligentes, diversas mudanças ocorrerão na forma com que os produtos serão manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado.

O projeto possui princípios que orientam as empresas a identificarem e implementarem os cenários previstos na Indústria 4.0, que são: interoperabilidade, virtualização, descentralização, capacidade em tempo-real, orientação a serviço e modularidade. Peixoto comentou também a necessidade de que as pessoas, ou seja, os profissionais que atuam neste tipo de atividades também sejam plenamente capacitados, ou “pessoas 4.0”. Encerrou frisando que a fábrica do futuro não quer dizer reformar todo o parque fabril, mas “começar a mudar a cabeça das pessoas”.

A seguir o gerente de Operações do Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica em Caxias do Sul, Fabricio Liberali Campana, apresentou a rede Nacional de Institutos do Senai. A mesma tem soluções para a manufatura avançada e, neste sentido, o Instituto pode ajudar as empresas a se prepararem para a nova realidade da indústria mundial, orientando os empresários a se tornarem mais competitivos no cenário de revolução em automação e integração de sistemas produtivos da Indústria 4.0

Já o gerente de Operações do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, sediado em Porto Alegre, Wanderlei Zamberlan, explicou que o objetivo do Instituto é auxiliar as empresas a obterem padrões de processos industriais e produtos que garantam a conformidade com as legislações e a segurança dos alimentos dentro de padrões mundiais, bem como aumentar a competitividade para atender o mercado interno e externo. As formas de atuação são através de consultorias, auditorias independentes, projetos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços analises laboratoriais físico-químicas e microbiologia. O Instituto atua também nas áreas farmacêutica, cosméticos e saneantes. Os serviços podem também ser acessados através de subsídios do Sebrae, portanto disponível a empresas de todos os portes.

Encerrando o evento, o gerente de Operações do Senai Lajeado, Leandro da Costa Leites Menezes, colocou a instituição à inteira disposição dos industriais da região. O Senai Lajeado está localizado na avenida Alberto Pasqualini, 1874, bairro São Cristóvão, fone (51) 3710-6120.

Sobre o Senai

O Senai é uma instituição que pertence à Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs). Tem como objetivo promover o desenvolvimento e o aprimoramento da indústria, atuando em duas áreas complementares: educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos.

Rio Grande do Sul:

Células de chuva forte e temporal, inclusive com granizo, passaram pelo Rio Grande do Sul entre o fim da tarde de quarta-feira e a madrugada de quinta. A região Norte foi atingida primeiro por granizo intenso, que deixou a paisagem branca em Não-Me-Toque. Granizo que avançou até a Região Metropolitana e foi registrado em quantidade menor, mas ainda forte, em Alvorada e Canoas. A zona Norte de Porto Alegre teve chuva intensa, enquanto outros pontos da cidade tiveram apenas precipitação leve.

Uma frente semi-estacionária associada a centro de baixa pressão atua sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, ainda trazendo instabilidade. Muitas nuvens cobrem o Estado ao longo do dia e chove desde cedo em diversas localidades. Há alerta para chuva localmente forte nesta quinta, especialmente em cidades do Norte do Estado.

A MetSul adverte também para a possibilidade de temporais isolados de vento e, principalmente, granizo. Apesar da instabilidade podem ocorrer períodos com melhoria e aberturas de sol em diferentes de sol. O dia será úmido, porém não frio. Nevoeiro e neblina, sobretudo no Oeste e Sul.

As mínimas rondam os 8°C em Santana do Livramento e os 9°C em Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 20°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 20°C.

Mais de vinte cidades do Paraná foram atingidas por temporais de vento e, sobretudo, granizo na tarde e noite da terça-feira por conta de então frente fria que se tornou semi-estacionária sobre o Sul do Brasil. As pedras de granizo chegaram a romper a janela da cabine de comando de uma aeronave da Latam em voo para Porto Alegre que alternou, por segurança, para São Paulo.

Este sistema voltou a se intensificar no fim da tarde e à noite sobre Santa Catarina e o Norte do Rio Grande do Sul e avançou para Sul. Várias cidades do Norte gaúcho tiveram granizo com destelhamentos e danos em lavouras. Em Não-Me-Toque supercélula trouxe imensa quantidade de gelo e o granizo acumulou nas ruas em cenário que mais parecia o de uma nevasca.

Ar mais quente ingressando no Sul do país a partir de corrente de jato de baixos níveis traz a alimentação de energia para a formação dos temporais que prosseguem. A MetSul alerta que os volumes de chuva podem ser bastante altos em parte do Estado, particularmente na Metade Norte, para onde o modelo numérico WRF indicava de 100 mm a 150 mm.

Brasil:

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), com 120 votos, e o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), com 106 votos, disputarão o segundo turno da eleição para presidente da Câmara dos Deputados, na vaga aberta com a renúncia do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). No segundo turno, será eleito o candidato que obtiver maioria simples.

No discurso em Plenário, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) destacou sua biografia e se disse pronto para assumir o comando da Casa. “Ofereço a dimensão da experiência que acumulei em quase 20 anos aqui dentro e a correção pela qual pautei minha vida pública”, disse Maia. Citando a crise econômica que atinge o país e a crise política por que passa o Parlamento, o deputado afirmou que as repúblicas nunca se consolidam sem a força dos parlamentos. “Quando a Câmara é atacada ou mal defendida, é cada um dos nossos mandatos que atacam”, disse Maia. “Sei que estou pronto para navegar nessa tormenta, que passará. A Câmara, o Congresso e o Brasil são maiores que qualquer crise”, finalizou.

Já o deputado Rogério Rosso (PSD-DF) afirmou que, caso eleito presidente da Câmara, sua plataforma de trabalho será cumprir a Constituição; respeitar as instituições; honrar a atividade parlamentar; e integrar as frentes parlamentares. Segundo Rosso, qualquer um que seja eleito presidente precisa garantir a governabilidade e a estabilidade do governo do presidente da República interino, Michel Temer. “Fico pensativo quando se fala em golpe. Cumprir a Constituição não é golpe e é isso que temos de fazer.” O deputado afirmou que quem for eleito tem obrigação constitucional de colocar em votação as matérias de interesse do País.

Veja como ficou a votação:

Rodrigo Maia (DEM-RJ) 120

Rogério Rosso (PSD-DF) 106

Marcelo Castro (PMDB-PI): 70

Giacobo (PR-PR): 59

Esperidião Amin (PP-SC): 36

Luiza Erundina (Psol-SP): 22

Fábio Ramalho (PMDB-MG): 18

Orlando Silva (PCdoB-SP): 16

Cristiane Brasil (PTB-RJ): 13

Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO): 13

Carlos Manato (SD-ES): 10

Miro Teixeira (Rede-RJ): 6

Evair Vieira de Melo (PV-ES): 5

Mundo:

Os americanos, que têm restrições para viajar a Cuba, foram o quarto grupo mais numeroso por países a visitar a ilha no primeiro trimestre deste ano, apenas superados por canadenses, cubanos radicados em outros países e alemães.

Um total de 71.815 mil americanos chegaram a Cuba entre janeiro e março, 93,9% a mais do que no primeiro trimestre 2015, informou o Instituto Nacional de Estatísticas (ONE). Os americanos não podem fazer turismo em Cuba por causa das leis do embargo de seu país sobre Cuba, vigente desde 1962. Para visitar a ilha, é preciso cumprir os requisitos de alguma das 12 categorias, reguladas por Washington, ampliadas este ano pelo presidente Barack Obama.

A ONE incluiu pela primeira vez de forma explícita os americanos e cubanos radicados em outros países nas estatísticas de visitantes, até agora limitadas aos turistas. Um total de 1.290.867 milhão de pessoas visitaram Cuba entre janeiro e março (13,5% a mais do que no mesmo período de 2015). Destes, 527.757 mil foram canadenses (4,4% a menos), 85.538 cubanos radicados no exterior (3,3% a mais), 74.146 alemães (40% a mais) e 71.815 americanos (93,9% a mais). O restante corresponde a outros países, entre os quais Itália, França, Grã Bretanha, Espanha, México, Argentina, Venezuela e Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário