Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 29 de abril de 2014

Luiz Carlos Freitag - COLUNA DO LUCA – 28.04.14 - Jornal O Informativo do Vale - Lajeado


COLUNA DO LUCA – 28.04.14 - Jornal O Informativo do Vale - Lajeado

Luiz Carlos Freitag 

O Hospital Estrela festejou seus 85 anos de bom atendimento à população de Estrela e da Região. Após a missa na Capela do Hospital – que lotou – com a presença do Prefeito Rafael Mallmann, Secretário da Saúde Elmar Schneider, vereadores, integrantes de Comissões Municipais, STR, funcionários do Hospital e integrantes da Comunidade, foi servido um coquetel no salão do Hospital, com todos participando de um alegre Parabéns a Você. Hoje a administradora do Hospital, Irmã Terésia vai estar na Câmara de Vereadores, para receber também uma homenagem do Poder Legislativo. Apagaram as velas do bolo: os três da foto, mais o vereador Paulo Birck e o prefeito de Imigrante Celso Kaplan

Estrela tem agora um casal de médicos cubanos – Dr Omar e Dra Liudmila Iribar. “Eles começam a trabalhar assim que o Ministério da Saúde autorizar”, afirmou o Secretário. Segundo Elmar Schneider, no Vale do Taquari a Univates vai iniciar o curso de Medicina e com isso os Postos de Saúde de Estrela já estão sendo preparados para receber os estudantes, “eles irão acompanhar tudo para contribuir no seu curso de medicina”. Atualmente Estrela tem duas equipes de Saúde Família, no Bairro Moinhos e no Bairro Imigrantes, devendo ser implantado em breve uma equipe da Saúde Família no Bairro das Indústrias e depois será feito um estudo para implantar duas equipes no Bairro Boa União. Sobre a vinda do casal de médicos cubanos para Estrela, Schneidinha disse que “queremos mais médicos para atendimento, não para substituir ninguém”.

Falando em saúde: Estrela tem agora em ação o Projeto Pequenos Vigilantes, com o objetivo de implantar uma reeducação alimentar. O Projeto teve início na 5ª Série da EMEF Pinheiros e na EMEF Cônego Hugo Volkmer, sendo o objetivo ensinar as crianças como se alimentar melhor e passar para os pais o que fazer para comprar alimentos de melhor qualidade. Com o Projeto Pequenos Vigilantes as famílias vão ter conhecimento da melhor maneira de comprar alimentos, do transporte, consumo e conservação, o que reduz o risco de doenças. O objetivo é ensinar as crianças a se tornarem Pequenos Vigilantes, porque elas tem o direito de buscar qualidade naquilo que comem. O Projeto será expandido para todas as EMEFs de Estrela.

A Uame – União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela – recebeu em sua Assembléia mensal no Bairro Cristo Rei, o Prefeito Rafael Mallmann e o Vice Valmor Griebeler. Foi feita uma prestação de contas da administração municipal, relativa ao ano de 2013. Valmor disse que o objetivo é dialogar com a comunidade e o presidente da Uame, Aloisio Mallmann afirmou que é fundamental a participação do Prefeito e seu Vice, além dos Secretários, em reuniões da entidade. Entre as informações prestadas foi o destaque para o novo núcleo habitacional do PAC que está sendo construido – 379 habitações – sendo este o maior núcleo em obras no Vale do Taquari. Também foi informado que dia 17 de maio deverá ser inaugurada a nova creche do Bairro das Indústrias e até o final do ano a creche do Bairro Pìnheiros. Rafael informou que a metade dos funcionários públicos municipais estão na educação – atendimento em creches e escolas.

A diretoria da Uame acertou uma confraternização da diretoria da entidade juntamente com as diretorias das Associações de Moradores de Bairros, esposas e filhos em um encontro a ser realizado na sede da Sede Campestre da Caixa Econômica Federal – provavelmente dia 15 de junho. A próxima assembléia da Uame será dia oito de maio as 19h e 30min na sede da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias, participando o Comandante da Brigada Militar de Estrela, Major César da Silva e o Secretário de Esportes e Lazer Julio Saldanha. Em junho a assembléia é dia cinco com a participação do Secretário do Meio Ambiente Hilário Eidelwein e dia 10 de julho participa o Secretário da Saúde Elmar André Schneider e em agosto, os Bombeiros.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, Rogério Heemann lembra: Hoje acontece a Assembléia Geral do STR, a partir das 14, tendo por local o Ginásio Esportivo do Colégio Santo Antônio. Serão feitas as Prestações de Contas relativas aos anos de 2012 e 2013.

FRASE DA SEMANA: “Vamos nos preparar: Para a Copa do Mundo, dois mil PMs serão tirados do interior, para ajudar a cuidar Porto Alegre. Pior que a Operação Golfinho.” (Filósofo preocupado, no Salão do Hermes e do Leonardo.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário