Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Últimas Notícias Vale do Taquari - 19 de fevereiro 2014


A Administração de Travesseiro pagou na semana passada a primeira de duas parcelas do repasse de incentivo correspondente a Lei de Implantação de Benfeitorias para a criação de suínos, bovinos e aves no município, beneficiando o agricultor Marcelo Spiecker. O município repassará ao agricultor, em forma de subsídio financeiro, o valor de 53 mil reais 60% já pagos e os 40% restantes no fim da obra.

O município de Doutor Ricardo irá receber um caminhão caçamba do Programa PAC-2 Equipamentos. A entrega do caminhão está prevista para esta quinta-feira, dia 20, na cidade de Caxias, com a presença da presidente Dilma Russeff.

A Coordenação dos Grupos da Terceira Idade de Travesseiro está convocando quatro representantes de cada grupo de idosos do município para a reunião preparatória das atividades de 2014. O encontro ocorre dia 27 de fevereiro, às 14h30min, na Câmara de Vereadores. Haverá transporte a disposição dos participantes com saída marcada para as 13 horas.

A cidade de Progresso realiza nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março, na Fazenda Sinuelo, o 56º Rodeio Crioulo Estadual. 

A Secretaria da Assistência Social de Doutor Ricardo está recebendo inscrições para o projeto “Praticando Saúde”. As pessoas que já participavam também devem renovar a inscrição. Serão três grupos com três horários diferentes de atividades. Cada grupo terá até 20 integrantes.

Na próxima segunda-feira, dia 24, ocorre o início das aulas para os alunos da Escola Municipal Olavo Bilac de Doutor Ricardo. No período da manhã para os alunos do 6º Ano a 8ª série e a tarde para alunos do 1º ao 5º Ano. A Secretaria de Educação informa, também, que o transporte escolar realizará os roteiros conforme os anos anteriores.

No dia 06 de abril acontece a eleição suplementar na cidade de Taquari. Duas candidaturas estão encaminhadas, com Tiago Porto, concorrendo pelo Partido dos Trabalhadores, e, o ex-prefeito Cláudio Martins como candidato pelo PSDB. Depois da cassação do prefeito Emanuel Hassen de Jesus, está respondendo provisoriamente pelo poder executivo o presidente da Câmara de Vereadores, Ramon Kern (PSD).

O deputado Cassiá Carpes (Solidariedade) é autor do projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa, que estabelece limite de tempo para que os cidadãos sejam atendidos nas repartições públicas gaúchas. Pela proposição, todas as repartições públicas do Estado do RS que contam com setores de atendimento ao público deverão manter nesses locais funcionários em número compatível com o fluxo de pessoas, de modo a permitir que os cidadãos sejam atendidos em tempo razoável. A proposição considera como tempo razoável para atendimento ao cidadão até 20 minutos em dias normais e até 30 minutos em vésperas de feriados.

A Comunidade Evangélica de Lajeado, pertencente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), realiza nos dias 1° e 02 de março de 2014, o Encontrão Regional de Carnaval. O evento, que este ano tem como tema “Família: novos conceitos a mesma essência”. Durante todo o evento haverá palestras temáticas que falam do tema central: a família. Elas serão ministradas pelo Pastor Rui Petry, de Florianópolis.

A direção estadual da EGR projeta para a primeira quinzena de março o início das obras de recuperação das rodovias pedagiadas na região. Cerca de 173 quilômetros deverão receber conserto na pavimentação. A obra vai custar R$ 27,7 milhões.

O governo da presidente Dilma Rousseff recebeu aprovação de 36,4% dos entrevistados na pesquisa pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O índice é menor que o registrado na pesquisa anterior, de novembro de 2013, quando o governo teve avaliação positiva de 39% da população. O desempenho pessoal da presidenta é aprovado por 55% dos entrevistados. O índice de desaprovação chega a 41%.

Os estudantes de Fazenda Vilanova que cursam Ensino Superior têm até sexta-feira para aderir ao programa Passe Livre, do governo estadual. A iniciativa beneficia alunos de baixa renda, matriculados em instituições de ensino e que utilizem transporte intermunicipal para chegar ao destino.

As secretarias de Agricultura e de Obras de Encantado realizaram a terraplanagem para mais um galpão destinado à avicultura de postura, na propriedade de Marcelo Casarotto na Linha Barra do Guaporé. Os trabalhos foram desenvolvidos durante os meses de dezembro e janeiro. Foram mais de 300 horas de trator de esteiras, escavadeira hidráulica, carregadeira e caminhões.

No próximo sábado, dia 22, acontece em Capão da Canoa, a etapa final do concurso Garota Verão. As representantes da região dos vales nesta fase do concurso serão: Heloísa Beneduzi (19), de Encantado; dHamanda Dalmolin (19), de Estrela; Maíne Serena Pasa (16), de Sobradinho; e, Laura de Azevedo (20 anos), de Venâncio Aires.

Em Travesseiro está ocorrendo a apresentação dos talões de produtor com roteiro por todas as localidades do interior. Na tarde de hoje será em Linha São João.

Está em andamento o roteiro de assembleias do Sicredi Região dos Vales. Hoje, às 20 horas, o encontro ocorre na cidade de Muçum.

Na Escola Estadual de Capitão, as aulas serão retomadas no dia 24 de fevereiro.

Em Doutor Ricardo foram retomadas as atividades do Programa Segundo Tempo. Nesta primeira etapa, os profissionais realizam o planejamento das aulas e projetos que serão desenvolvidos em 2014. O atendimento aos alunos inicia no dia 06 de março.

O ano letivo na rede estadual, em 2014, começará em 24 de fevereiro e tem previsão de término para 19 de dezembro. O recesso escolar de inverno será entre 19 de julho e 03 de agosto. 

Nas quintas-feiras, o atendimento no Centro de Saúde de Capitão ocorre até às 15 horas e 30 minutos. Após este horário acontece reunião interna da equipe da Saúde.

No próximo sábado, dia 22, o clube XV de Novembro, de Picada Santa Clara – Santa Clara do Sul, sedia o baile municipal de escolha do rei e rainha dos idosos. A administração municipal oferecerá transporte para todos os dez grupos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos desenvolvido pelo CRAS.

A administração municipal de Coqueiro Baixo fez o repasse de 25 mil reais à Associação de Moradores de Arroio da Laje.

Os partidos definiram os candidatos à eleição para prefeito no município de Taquari, durante convenções realizadas esta semana. Pelo PSDB formam a chapa Cláudio Martins, a prefeito e Luis Carlos Martins, a vice. A convenção do Partido Verde definiu os candidatos Valdir Trindade, a prefeito e José Arino, como vice. Já o PT terá como candidato a prefeito Tiago Porto, tendo como vice, o pedetista Edson da Silva.

Em Anta Gorda, os interessados em realizar os cursos do PRONATEC disponibilizados pelo CRAS, tem até esta quinta-feira, dia 20, para efetuar a inscrição.

O deputado estadual Lucas Redecker (PSDB) protocolou o pedido de instalação da CPI da Energia Elétrica na Assembleia Legislativa. O requerimento recebeu a assinatura de 51 deputados, enquanto apenas 19 eram necessárias para a abertura da CPI.

A corte do município de Putinga apresentou, durante o lançamento da 6ª Leitão Fest e 4ª Expofeira, os seus trajes oficiais. Com as cores verde e dourado, os trajes enaltecem as potencialidades locais, com destaque para a importância que a agricultura tem para a economia de Putinga.

Nesta quarta-feira, a Mega-Sena pode pagar o maior prêmio do ano - e segundo maior da história em concursos regulares da modalidade. Serão R$ 105 milhões para o apostador que acertar as seis dezenas do concurso 1.575.

Está marcada para o dia 20 de março a posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Encantado. Na ocasião será empossada a executiva, presidida por Renata Galiotto e Marcos Tonin, acompanhada por 11 diretores de área, com seus respectivos vices e suplentes. Também serão oficializados os novos membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal.

O Departamento de Meio Ambiente da Secretaria da Saúde de Anta Gorda promove sexta-feira, dia 21, o projeto “O Rio pede socorro”. Por meio da ação, um grupo de voluntários terá a missão de retirar o lixo acumulado nos arroios Zeferino e Chiamulera, que cortam o município. O início dos trabalhos está previsto para às 15 horas.

Hoje, às 13h30min, serão retomadas as atividades do Grupo Bolsa Família de Forquetinha. O encontro ocorre na sede da Assistência.

No dia 08 de março acontece em Ilópolis, o 9º Encontro Municipal de Mulheres. O evento será realizado na comunidade de Santo Antônio, com atividades nos períodos da manhã e tarde.

A equipe da Emater de Ilópolis foi reforçada pelo Engenheiro Agrônomo, Fernando Marion.

No dia 11 de março acontece “Dia de Campo” na localidade de Linha Garibaldi, em Coqueiro Baixo. As atividades serão desenvolvidas na propriedade de Gabriel e César Soldi.. A iniciativa é da Emater, Secretaria da Agricultura e pelas empresas recebedoras de leite de Coqueiro Baixo.

No dia 25, às 13h30min, acontece reunião do Conselho da Assistência Social de Forquetinha. O encontro ocorre na sede do CRAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário