Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Luiz Carlos Freitag - Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 27.02.2014


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 27.02.2014

MAGRA-INVENTIVA:

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as 

PÉROLAS:

ELIO (PTB):
"Tem ruas que vai ser pavimentadas".

ÉLIO (PTB):
"Ocorreu uns trâmites, mais popular fofoca".

PAULÃO (PPS):
"Na fala aqui, vou falar sobre a taxa".

PAULÃO (PPS):
"Uma coisa eu vou pedir pro vovô, que é o Lider do Governo".

FRASE: "

Na história, quem matou Abel foi Caim, mas na verdade foi o Soares, jogador do Veranópolis" (Tiago Augusto Lehnen, o Chicó - Gremista por natureza).

Élio Kunzler (PTB) comentou o PAC 2 e satisfeito disse que 23 ruas serão pavimentadas em Estrela em um projeto só. "A administração está fazendo um bom trabalho". Ele também elogiou o apoio do Secretário de Obras do Estado Luiz Carlos Busato que além de atender muitos pedidos do município já conseguiu a liberação de mais de R$ 6 milhões para o Hospital.

Élio Kunzler também comentou ainda que tem muito Deputado que só vem pedir votos: "Isso não adianta, temos que ajudar os deputados que trazem verba para o Município. Só tapinha nas costas não leva a nada. A maioria vem só pedir votos e não nos ajudam em nada", afirmou. Andreas Hamester (PP) disse que "não interessa o partido, temos de votar em quem está com as mãos dadas com a população".

Marcelo Braun (PSDB) mostrou-se preocupado com a Segurança: Disse que tem pessoas que estão ficando com medo de ficar em casa, devido os assaltos. "

Também temos muitos problemas com lojas no centro". Acentuou que o principal motivo é que o efetivo da Brigada Militar é muito pequeno, "Temos de ver com o Comando da BM o que nós Vereadores podemos fazer para trazer mais policiais". Andreas Hamester disse que outro problema é que no verão, muitos policiais são levados para trabalhar na praia, diminuindo assim ainda mais nosso efetivo.

O Prefeito Rafael Mallmann, que retorna hoje de Brasilia, me disse que o DNIT já recebeu o projeto da Prefeitura e está analisando o pedido de acesso ao Bairro das Indústrias, via Trevo, diretamente para a Avenida Frederico Alberto Sulzbach. "São menos de 100 metros e o acesso será mão única, do Trevo ao Bairro". Realmente isso é mais do que necessário, pois irá tirar um grande número de veículos que hoje tem que usar a rótula em frente a rodoviária para ir a este bairro.

Falando em DNIT: Parece que o Poder Executivo reatou o diálogo para a construção do tunel sob a BR 386, ligando o Bairro dos Estados com a Boa União. Não tenho informações detalhadas ainda, mas vamos aguardar e torcer para tenhamos sucesso na iniciativa.

Estrela e Bom Retiro do Sul fizeram parceria plenamente aprovada pelo Secretário de Obras do Estado, Luiz Carlos Busato. Ambos vão retirar em conjunto, cascalho do Rio Taquari par reforçar e melhorar as estradas do interior. Como vão fazer isso? Há duas semanas, quando Busato estava em Estrela na assinatura do PAC 2, Rafael Mallmann lhe pediu uma escavadeira hidráulica emprestada para o serviço. E a máquina, disputada por mais de 300 municípios gaúchos, por sua capacidade de trabalho, foi entregue para o Prefeito de Estrela nesta segunda-feira. Ela vai ficar trabalhando por duas ou tres semanas, até retirar do rio todo o cascalho necessário para os dois municípios.

Elmar Schneider, Secretário da Saúde de Estrela, conseguiu a liberação de R$ 100 mil do Governo do Estado, para mobiliar o recém inaugurado Posto de Saúde do Bairro Moinhos. Como o dinheiro já chegou, a licitação está em andamento. "Todas as salas terão mobília nova" afirmou.

Até o final do mes (amanhã) estará pronto e aguardando a vistoria, o prédio onde funcionava Toldos Stylus na rua João Albino Keller 358, Bairro das Indústrias. Por Que? Ali vai funcionar a SAMU. Hoje Estrela tem o SAMU Básica com uma técnica em enfermagem e um condutor de ambulância. Agora, teremos a SAMU Avançada também, com médico 24h, técnica de enfermagem e condutor de ambulância. "

Para isso, tivemos que colocar um prédio a disposição e a Prefeitura alugou este, no Bairro das Indústrias", disse o Secretário da Saúde Elmar Schneider. Por que aquele local? Tem que ser perto das rodovias BR e RS. E o Prefeito Rafael Mallmann está elaborando projeto para pavimentar o trecho que falta daquele local até a BR 386, no braço do trevinho de acesso ao Porto de Estrela. São poucos metros, não deverá ser dificil.

O Conselho Municipal da Saúde vai ter uma audiência Pública hoje as 16h na Câmara de Vereadores. Toda a população está convidada. O assunto será a apresentação do relatório do terceiro quadrimestre do ano de 2013, da Secretaria da Saúde. O convite é do Presidente do Legislativo, Marcelo Braun(PSDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário