Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

RS seguirá com calor opressivo - Máximas chegam aos 30°C já pela manhã, e podem superar os 41°C


6 de fevereiro de 2014

RS seguirá com calor opressivo nesta quinta-feira
Máximas chegam aos 30°C já pela manhã, e podem superar os 41°C

A MetSul alerta que a quinta-feira será outra jornada com calor em níveis extremos e opressivos. A massa de ar extremamente quente que cobre o Rio Grande do Sul favorece novamente máximas acima de 40ºC em várias regiões, sobretudo nos Vales e Grande Porto Alegre. 

O calor já é intenso desde cedo com marcas de 33ºC a 35ºC ao redor das 10h. O sol outra vez predomina, mas pode ter chuva isolada de verão com temporais (alguns fortes a intensos), sobretudo na Metade Sul. Chuva intensa e violentas tempestades atingem o Uruguai. 

As mínimas são altas mesmo em regiões associadas ao frio, com 18°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, devem superar os 41°C em Santa Cruz do Sul e Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 26°C e 41°C.

Grande parte do Rio Grande do Sul ardeu nesta quarta, num dos dias mais quentes da história recente do Estado. A temperatura máxima atingiu 44,0ºC na estação meteorológica de Taquara que é mantida pelo Polo Tecnológico Paranhana da Universidade FACCAT. O valor está acima do recorde oficial de máxima do Estado de 42,6ºC (Alegrete em 1917 e Jaguarão em 1943). 

Apenas as estações que são mantidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) têm seus dados considerados para recordes históricos “oficiais”. A máxima na rede do Inmet foi de 40,4ºC em Campo Bom. Já Porto Alegre teve 39,6ºC na estação automática do órgão federal no Jardim Botânico, uma das mais altas marcas das últimas décadas no local, e 41,2ºC na estação do Sistema Metroclima que fica na zona Norte. 

A MetSul Meteorologia alerta que o calor extremo não cede durante os próximos dias com máximas acima de 40ºC em diversas cidades, inclusive em Porto Alegre. O calor poderá provocar temporais isolados no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário