Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Últimas Notícias Vale do Taquari - 12 de fevereiro de 2014


O início do ano letivo para os professores do Colégio Teutônia será na próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro. Com o tema “Colégio Teutônia – uma seleção num mundo de possibilidades”, os docentes participam de formação continuada. No dia 18, terça-feira, a programação segue com foco no planejamento e metodologia, envolvendo desde a Educação Infantil e Anos Iniciais até os Anos Finais e Ensino Médio.

No dia 21 de fevereiro acontece mais umaedição da Rua do Lazer, em Marques de Souza. O evento é realizado nas ruas 24 de Maio e Getúlio Vargas, junto à rodoviária. A programação terá início às 19h30min, e entre as atrações es, show humorístico e show da Banda JP. A organização está a cargo da Administração Municipal.

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação encerra hoje o período de inscrições para cadastro temporário de contratação emergencial, para o exercício da função de professor, em todas as áreas de atuação. Há vagas para os 32 municípios de abrangência da 3ª CRE. Inscrições podem ser feitas no site da Secretaria Estadual de Educação.

Cinco autoescolas do Vale do Taquari ainda aguardam liberação do DETRAN para a utilização do equipamento de simulação de direção, uma nova exigência do DETRAN para todo o país. Na cidade de Encantado, o CFC Casaril comprou o equipamento e a previsão de instalação é para o mês de março.

O Solidariedade vai protocolar hoje no STF (Supremo Tribunal Federal), uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) pedindo a suspensão imediata da TR (Taxa de Referência) nas correções das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), e sua substituição por um índice inflacionário, a ser definido, tal como o INPC ou o IPCA. A ação também pretende questionar a aplicação da TR como forma de correção desde 1999, entendendo que este índice prejudicou a correção das contas do FGTS. Segundo cálculos, as perdas chegam a 88,3%.

Amanhã a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari realiza reunião na sede da ACIL, em Lajeado, para organizar uma mobilização em defesa da liberação dos últimos dois quilômetros que restam para conclusão dos trabalhos de duplicação na BR 386, trecho Estrela/Tabaí. A reunião inicia às 17 horas e 30 minutos.

Os municípios de Roca Sales, Doutor Ricardo, Nova Bréscia, Arroio do Meio, Santa Clara do Sul, Forquetinha e Westfalia, foram contemplados com R$ 586 mil em recursos para investimentos em Saúde. A Secretaria Estadual da Saúde realizou o repasse para reformas, construções e aquisição de equipamentos para hospitais, Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde, compra de ambulâncias, vans, e outros repasses rotineiros da Secretaria.

A Secretaria de Agricultura de Bom Retiro do Sul está empenhada em conseguir recursos para a construção de um abatedouro de peixes. Está sendo aguardado o repasse de R$ 60 mil, oriundos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, por meio do Programa da Agroindústria Familiar. A verba será integralmente aplicada na obra, que irá beneficiar cerca de 60 famílias rurais.

Transmitida pelo morcego hematófago, a raiva herbívora começa a se espalhar pelo Vale do Taquari, matando principalmente bovinos e eqüinos. Casos registrados em Taquari alertam municípios vizinhos. Somente em 2013 a doença matou mais de quatro mil animais no Estado.

O temporal do último final de semana danificou a estrutura da pinguela que liga Linha Perau, em Marques de Souza, ao município de Arroio do Meio, junto ao Camping do Irineu. Por este motivo, a passagem foi interditada pela Prefeitura de Marques de Souza, que está trabalhando para recuperar a pinguela. A expectativa é que ainda esta semana ela seja liberada.

No sábado, 15, estão programados jogos de integração entre os alunos da escolinha de futebol de Imigrante, com jogos de futebol sete e torneio de pênaltis, às 8h, no campo do Esporte Clube Arroio da Seca.

Hoje, às 14 horas, no salão nobre da Prefeitura Estrela, será realizada a assinatura do contrato de operação de crédito entre a Administração Municipal e Caixa Econômica Federal referente a inserção de Estrela no PAC2.

A Mitsubishi Electric Corporation faz hoje, às 14 horas, no Palácio Piratini, o anúncio da nova fase de produção de elevadores da Melco Elevadores do Brasil, na cidade de Guaíba. O ato contará com a presença do Governador Tarso Genro.

A vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero, passará a ser disponibilizada gratuitamente pelo SUS. Neste ano, serão vacinadas meninas entre os 11 e 13 anos, que no Rio Grande do Sul representam cerca de 258 mil jovens. A Secretaria Estadual da Saúde, o Ministério da Saúde e os municípios estão se articulando para, entre os dias 10 de março e 10 de abril, oferecer a vacina em todas as escolas.

Na próxima sexta-feira, dia 14, acontece o Curso de Procedimentos para Encerramento de Balanço, a ser desenvolvido pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari. As aulas ocorrem no auditório do SINCOVAT, em Lajeado.

A Prefeitura de Travesseiro recebe até esta quinta-feira, dia 13, as inscrições para as vagas temporárias de monitor de educação infantil e de professor. Os interessados devem fazer a inscrição na prefeitura. O edital está disponível no sitewww.travesseiro.rs.gov.br.

Está em andamento o roteiro de assembleias do Sicredi Região dos Vales. Hoje, às 20 horas e 30 minutos, o encontro ocorre na cidade de Putinga. Até 12 de março, data em que se encerram os encontros, a previsão é que mais de 10 mil associados acompanhem as apresentações em cada município.

Na próxima semana, de 17 a 20 de fevereiro, a CIC Teutônia oferece o curso “Dicção, desinibição e oratória – módulo II”. Os encontros ocorrem no auditório da entidade, das 19h15min às 22h15min. O instrutor será o jornalista, radialista e professor Fabiano Conte. Mais informações e inscrições pelo e-mail comercial@cicteutonia.com.br.

A Biblioteca Pública Erico Veríssimo e do Telecentro de Doutor Ricardo, realizam atendimento normal neste mês. Pela manhã o horário é das 8h até as 11h30min e na parte da tarde das 13h até as 17h30min.

Estão abertas as inscrições para o Circuito Verão Sesc de Esportes – etapa Arroio do Meio. A etapa local ocorre no dia 23 de fevereiro, na Área de Lazer Pérola do Vale, às 9h. O torneio contará com as modalidades de Futebol de areia, masculino, e Voleibol de dupla nas categorias feminino e masculino. Equipes interessadas em participar podem se inscrever até o dia 21 de fevereiro, na Secretaria de Educação e Cultura.

O município de Relvado está realizando a 2ª Campanha de Recolhimento do Lixo Eletrônico. O material deve ser entregue até o dia 28 de fevereiro, no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura.

Os produtores rurais de Vespasiano Corrêa que necessitarem de serviços de máquinas, principalmente para serviços de silos, devem agendar o trabalho com 15 dias de antecedência na Secretaria de Agricultura.

Na próxima sexta-feira, dia 14, ocorre a excursão à Praia de Torres, organizada pela Associação de Mulheres Primavera, de Colinas..

Em Santa Clara do Sul, a prefeitura colocou a disposição dos contribuintes os carnês de IPTU e Alvarás. Os contribuintes interessados em parcelar o débito deverão realizar a solicitação até o dia 15 de abril

A Prefeitura de Westfália está realizando a entrega dos carnês do IPTU. Para pagamento até o dia 21 de fevereiro o desconto é de 20%, até o dia 28 de março de 15% e até 25 de abril de 10%. Após esta última data o valor do imposto será integral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário