Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, Folha de Estrela de 20.02.2014 - Luiz Carlos Freitag


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, Folha de Estrela de 20.02.2014
MAGRA-INVENTIVA:

Acabaram as férias, voltaram as Sessões Ordinárias da Câmara de Estrela. Mas infelizmente não tivemos "colaborações" para a Coluna de hoje.

FRASE: "Tem muita gente jogando lixo nas ruas e isso traz problemas quando chove, entope boas de lobo, as pessoas tem que se conscientizar" (Lorena Hauschild, Vereadora do PR).

Coisa curiosa que está sendo divulgado: Em nivel de Brasil, o IBGE mostra que as vendas do comércio foram menores em dezembro do que em novembro de 2013. Cairam 0,2% e o motivo seria a inflação, alta da gasolina, dos alimentos (10%), dólar (15%). Em 10 anos, 2013 teve o menor crescimento nas vendas dos últimos 10 anos, pois a inflação foi de 5,91% e os preços no comércio 7,3% - em nivel de País. Outro motivo pela falta de dinheiro para gastar em dezembro, seria que a maioria dos aposentados teria retirado seu 13º salário antecipadamente, o que é possivel em alguns bancos.

Em uma semana, no máximo, o Secretário de Obras Cristiano Nogueira inicia a construção da Cidade do Trânsito, em parceria com a Brigada Militar, no Parque Princesa do Vale. Será uma mini cidade para que todos os estudantes do municipio tenham a oportunidade de aprender como se portar nas ruas da cidade. Aliás, Cristiano Nogueira e Elmar Schneider foram os Secretários mais elogiados pelos Vereadores de Estrela.

Estive na assinatura do contrato do PAC para pavimentação de 23 ruas em Estrela, semana passada. São R$ 10,3 milhões, mais R$ 800 mil por parte da Prefeitura. Rafael Mallmann, satisfeito, disse que a Caixa Econômica Federal aprovou isso em tempo recorde. O Vice Valmor Griebeler afirmou que isso é um compromisso eleitoral da atual administração. O Secretário de Obras do Estado, Deputado Federal Luiz Carlos Busato cumprimentou Rafael e Valmor, afirmando que os dois estão fazendo uma grande administração. As obras estão sendo licitadas e logo começa o trabalho.

Falando em Deputado Luiz Carlos Busato: Ele, mais os Secretários Elmar Schneider e José Alves visitaram o novo Núcleo Habitacional de Estrela. Ele afirmou com o local "é um Bairro novo, uma cidade nova, junto com os 20 hectares onde será instalado o novo Distrito Industrial". Busato disse que isso é uma visão de administração e planejamento, "tem que enaltecer e cumprimentar Prefeito, Vice e Vereadores, pela visão por Estrela". Segundo ele isso está correto, pois passada a eleição o objetivo tem que ser o crescimento da cidade.

AES SUL I - Foi o principal assunto na Câmara de Vereadores de Estrela. Paulão Scheeren (PPS) criticou duramente, afirmando que a "AES Sul é uma vergonha, nos trata como se fôssemos crianças. Temos que fazer um abaixo-assinado pedindo que a CERTEL venha atender Estrela". Ele disse ainda que a CEEE tinha escritório aqui, mas hoje é tudo em Lajeado e tem que ser marcada data e hora para atendimento. "Pessoas ficam tres ou quatro dias sem luz, frangos morrem apesar de termos a luz mais cara do mundo. Onde estão nossos direitos?"

AES SUL II - Ernani de Castro (PMDB) disse nunca ter passado por uma situação igual aos últimos 20 dias: "Faltou luz, cairam postes, transformadores não funcionaram, eles tem um trabalho muito lento".

AES SUL III - Lorena Hauschild (PR) disse que além de frangos, também morreram suinos e caiu a produção de leite. "A AES Sul tem que se mexer, as pessoas não estão satisfeitas". Gerson da Silva (PT) disse não ser admissivel que uma empresa não tenha gente suficiente para atender a população "Que se organizem melhor, a população está sendo muito prejudicada".

AES SUL IV - Adriano Scheeren (PSB) disse que não adianta tapar o sol com a peneira, falta é trabalho de prevenção. Andreas Hamester (PP) afirmou que a equipe da AES Sul não é compativel com a demanda: "E eles não estão nem aí, só querem lucro, cobram bem e não fornecem a luz necessária"

AES SUL V - Felipe Schossler (PPS) disse não ser possivel ficar mais de 48 horas sem luz: "A CERTEL resolve tudo em menos de uma hora, a reclamação contra a AES Sul é geral. Tanto dinheiro gasto em Copa do Mundo, teria que ser investido um pouco na geração de energia elétrica por parte do Governo". Vanderlei Eidelwein (PR) também disse faltar trabalho preventivo: "quando não cai poste, não se vê ninguém trabalhando, só quando cai". Andreas sugeriu que a Câmara enviasse uma carta para a AES Sul se informar na CERTEL como eles fazem para atender bem aos consumidores.

AES SUL VI - O Presidente da Câmara, Marcelo Braun (PSDB) disse estar "intimando e convocando o Coordenador da AES Sul, para que ele se faça presente na Câmara e debater com os Vereadores". Afirmou que irá convidar também o Secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein. Ah, o único Vereador que não criticou a AES Sul e até tentou justificar suas atitudes, foi Paulo Birck (PTB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário