Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Informativo Independente Vale do Taquari - 8 de agosto de 2013


A Prefeitura de Lajeado quer saber qual o destino do dinheiro destinado à construção de casas populares. De acordo com as famílias beneficiadas, o contrato, assinado em 03 de setembro de 2012, previa a conclusão das obras em março de 2013, mas a empreiteira abandonou a obra. Enquanto a situação não se resolve, 24 famílias aguardam um novo lar. Ontem a prefeitura municipal de Lajeado notificou o responsável pela obra, o qual tem 10 dias para prestar esclarecimentos.

A Secretaria da Agricultura de Marques de Souza realiza nos dias 15 e 21 de agosto, no Ginásio de Esportes de Picada May, curso de capacitação para produtores de leite. Podem participar produtores de Tamanduá, Picada May, Picada Serra, Bela Vista do Fão, Vasco Bandeira e Linha 12 de Outubro.

A APM - Associação de Pais e Mestres das Escolas de Educação Infantil do município de Capitão adquiriram dois novos computadores para as EMEI’s Bem Me Quer e Bem Querer. A entidade também é responsável pela compra dos materiais pedagógicos para os educandários.

A 1ª Semana Municipal da Juventude de Encantado terá início segunda-feira, dia 12, e se estende até o dia 16, com programações culturais e de entretenimento. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo. A abertura das atividades ocorre segunda-feira, às 18h, com homenagem ao Dia Internacional da Juventude, na Câmara de Vereadores.

O município de Marques de Souza sedia no dia 14 de agosto, o Encontro Sinodal de Danças. A programação ocorre na sede da Sociedade União Centenária, a partir das 08 horas e 30 minutos. A promoção é do Sínodo Vale do Taquari.

A Aula Inaugural do 2º semestre 2013 da Faculdade La Salle de Estrela está marcada para segunda-feira, dia 12 de agosto. O tema do evento será Gestão e Ética na Sociedade. Os palestrantes serão o juiz de Direito e diretor do Foro da Comarca de Lajeado, Luís Antônio Abreu Johnson, e o advogado, doutorando em Direito Nelson DirceuFensterseifer. A programação inicia às 19 horas, e ocorre no auditório da instituição.

Com quadro de pneumonia e dengue, o presidente do Senado José Sarney, segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sem previsão de alta.

No município de Santa Clara do Sul foi lançada a a campanha de arrecadação “Sua Nota Vale 1.000. A promoção prevê até o final do ano o sorteio de 19 vales-compras, totalizando 15 mil reais.

.A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado promove dia 24 de agosto o 1º Festival de Bandas da Juventude, no Ginásio de Esportes do Parque João Batista Marchese, a partir das 22 horas. Dez bandas já confirmaram participação no evento.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colinas está aceitando encomendas de sementes de milho e soja.

O endividamento dos produtores rurais da Região Sul será tema de audiência pública nesta sexta-feira (9), em Porto Alegre. A reunião será realizada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, por iniciativa da senadora Ana Amélia Lemos (PP), com início previsto para às 14h, no Teatro Dante Barone da Assembleia. Senadores, deputados federais e estaduais, representantes do governo e lideranças do setor estarão colhendo sugestões e discutindo soluções para o endividamento dos produtores rurais.

No dia 17 de agosto, das 13 horas e 30 minutos às 17 horas, a Associação Cruzeirense de Estudantes Universitários (ACEUNI) realiza o cadastramento dos universitários do município que receberão subsídio da municipalidade. A atividade ocorre no Salão Paroquial. Na oportunidade também haverá eleição da nova diretoria da entidade

Iniciou ontem a 5ª Feira do Livro do município de Progresso. A programação, que prossegue até esta sexta-feira, está sendo realizada no Ginásio da Escola São Francisco. A promoção é da Secretaria de Educação e Cultura de Progresso.

Uma emenda de 120 mil reais do deputado federal Ronaldo Zulke (PT) viabilizará a compra de um trator agrícola para o município de Forquetinha.

A Emater, Secretaria da Agricultura e STR de Cruzeiro do Sul realizam excursão à Expointer no dia 28 de agosto. Os interessados em participar devem realizar a inscrição e efetuar o pagamento da passagem.

Em Boqueirão do Leão foi criada a Associação dos Artesãos, formada por 16 integrantes. Michele Ogliari foi eleita presidente da entidade.

No próximo domingo, dia 11, acontece na cidade de Sério a inauguração do novo prédio da Escola de Educação Infantil.

O G-8 (grupo de municípios emancipados de Lajeado) esteve reunido nesta semana em Boqueirão do Leão. Um dos assuntos debatidos no encontro foi a necessidade de realização da obra de acesso asfáltico da estrada geral de Forquetinha via BR 386. Para tratar do assunto será realizada uma reunião na Casa Civil do Governo do Estado, em adata ainda a ser confirmada.

A Secretaria da Agricultura de Marques de Souza está realizando a vacinação contra a brucelose. Devem ser imunizados todos os bovinos com idade entre 03 e 08 meses. A vacinação é gratuita.

A administração municipal de Boqueirão do Leão solicitou recurso da Secretaria Estadual da Saúde para compra de uma ambulância. A necessidade existe pois atualmente a municipalidade conta com apenas um veículo para atender toda população.

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo promove palestras de saúde nas cidades de Lajeado e Encantado. “Cuidados com os dentes” será o tema abordado dia 14, às 19 horas, pela dentista Clarissa da Rosa Pretto, no Espaço Vida de Encantado. Já no Espaço Vida Lajeado, o pneumologista Claudio Klein irá discorrer sobre “Dificuldades respiratórias e tabagismo”, dia 17, às 09 horas. A programação é gratuita e aberta à comunidade.

A Câmara de Vereadores de Roca Sales aprovou na sessão desta semana, projetos do executivo municipal que autorizam o repasse de recursos para o Grupo de Cantoria Vozes da Amizade, Sociedade de Cantores Germânia e Sociedade Recreativa e Cultural Roca Salense. Todas as três entidades foram contempladas com o valor de R$ 3,6 mil.

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro realiza nos dias 12, 14 e 15 de agosto a entrega das 1.160 sacas de sementes de milho troca-troca de diferentes variedades encomendadas para produtores do município. No dia 12 aentrega será em São Miguel, no Juventude da Sede, no Esportivo Travesseirense na Sede, em Três Saltos Médio e Três Saltos Alto.

A Secretaria de Educação de Putinga elaborou um plano de metas com ações que deverão ser realizadas neste e no próximo ano. As propostas foram encaminhadas ao governo federal e preveem um investimento de R$ 2 milhões.

A Secretaria de Saúde de Relvado implantou, na unidade básica, o Telessaúde RS. O programa é uma estratégia de qualificação dos profissionais do programa Estratégia de Saúde da Família, por meio da oferta de teleconsultorias sobre casos clínicos, processo de trabalho, educação em saúde, planejamento, monitoramento e avaliação de açõesem Atenção Primária à Saúde.

Nesta semana a presidente da Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul, Helena Hermann (PMDB), e, o vice Mauro Heinen (PTB) entregaram três ofícios na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Eles cobram melhorias no atendimento prestado à comunidade e às administrações municipais.

A Administração Municipal de Teutônia instituiu a Campanha Nota Fiscal dá Prêmios 2013 – Teutônia Encanta. O objetivo é aumentar o índice de participação na arrecadação estadual de impostos. Durante a campanha serão realizados três sorteios de prêmios.

A Administração Municipal de Paverama adquiriu dois novos computadores que estão a disposição da população no Telecentro.

O mês de agosto marca o início da coleta seletiva de lixo no município de Fazenda Vilanova. Conforme a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a iniciativa visa facilitar o processo de reciclagem dos materiais produzidos na cidade.

Faltando menos de dois meses para a abertura da 6ª Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari – Construmóbil 2013, as vendas do espaço externo dos pavilhões superam em 400% em relação ao comercializado em 2011, na última edição do evento. Com as vendas de espaços dentro dos pavilhões garantidas, as negociações se concentraram nos estandes externos no Parque do Imigrante.

O Programa Segundo Tempo, em Doutor Ricardo retoma as atividades no dia 15 de agosto. As ações atendem cerca de 150 alunos da rede pública de ensino. O Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte e é destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional de crianças e adolescentes de 06 a 17 anos.

A Administração Municipal de Anta Gorda está com inscrições gratuitas abertas até esta sexta-feira, dia 09, para estudantes interessados em participar de um curso de Língua Italiana e de um intercâmbio na Itália.

A Secretaria de Assistência Social de Arvorezinha promove, hoje, das 13h30min às 17h, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro ocorre no Auditório da Câmara de Vereadores.

A Secretaria de Agricultura de Capitão recebe até dia 31 de agosto o pedido para caixas de abelha. Os produtores também podem reservar mudas de aipim e sementes de feijão até 30 de agosto.

Prospectar e concluir novos negócios é uma das propostas do 1º Salão de Turismo dos Vales -Turisvales. Organizada pelo Sebrae, a Rodada de Negócios vai reunir quatro operadoras de turismo e agências de viagem. As negociações estão marcadas para a sexta-feira, dia 16 de agosto, das 9h às 13h, no Espaço Integração, no Parque do Imigrante, em Lajeado.

A adesão do município e Encantado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), através da Secretaria de Assistência Social, garantiu a realização de cursos profissionalizantes gratuitos. Em parceria com o sistema Fecomércio RS/Senac e Senai estão em andamento os cursos de Auxiliar Administrativo, Eletricista Industrial e Cuidador de Idosos. O curso de Auxiliar Administrativo disponibilizou 30 vagas, o de Eletricista Industrial 20 e o de Cuidador de Idosos 70 vagas.

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação realiza hoje em Estrela um encontro de formação voltado aos professores da rede pública estadual que atuam em escolas que oferecem o Curso Normal. O evento está sendo realizado no Estrela Palace Hotel. Na 3ª Região Escolar há quatro educandários com Curso Normal: o Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini, de Encantado; Colégio Estadual Castelo Branco, de Lajeado; Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, de Estrela; e, Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, de Taquari.

No dia 17 de agosto, acontece Feira de Cães no pátio da Câmara de Vereadores de Estrela. Na oportunidade os interessados poderão adotar cães que atualmente se encontram no Canil Municipal. A programação ocorre das 09 às 16 horas.

A reforma política – plebiscito, referendo, lista aberta ou fechada, entre outros – será tema da próxima reunião da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT). O encontro ocorre no dia 17, às 8h30min, no auditório Chimarrão (Pavilhão 4), no Parque do Imigrante, em Lajeado. O palestrante será o diretor-presidente do Instituto de Assessoramento a Órgãos Públicos, advogado Gabriel de Oliveira. O encontro faz parte da programação do Salão de Turismo dos Vales- Turisvales, que ocorre de 15 a 17 de agosto, no Parque do Imigrante.

Estão abertas as inscrições para o curso “Atendimento: Lidando com situações difíceis”, realizado pela CDL Lajeado. Interessados devem contatar a entidade através do e-mail comercial@cdl-lajeado.com.br. Serão quatro encontros, que ocorrerão nos dias 19, 20, 21 e 22 deste mês, das 19h às 22h. As aulas vão ocorrer na sede da CDL Lajeado.

A Secretaria da Agricultura de Capitão recebe até o dia 30 de agosto as solicitações de reservas para mudas de aipim e sementes de feijão.

Nesta semana ocorreu o lançamento do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, que será oferecido no próximo Vestibular de Verão, no dia 15 de dezembro. O encontro, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas de diversos municípios do Vale do Taquari, apresentou as palestras “Atuação do graduado em Tecnologia em Gastronomia”, com a nutricionista Isabel Kasper Machado, e “Case de Sucesso em Gastronomia”, com o chef Sérgio Rabaioli Júnior.

A compra de presentes para o Dia dos Pais em 2013 deverá ser 7,5% maior do que no ano passado, movimentando mais de R$ 320 milhões no comércio gaúcho. A estimativa é da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV).

A Secretaria de Educação de Estrela pretende incentivar a reativação dos grêmios estudantis nas escolas do município. Nesta semana a Escola Municipal Pedro Jorge Schmidt, da Delfina, sediou um encontro entre todos os alunos de sétima e oitava séries de Estrela. Segundo o secretário Marcelo Mallmann, a ideia foi a de despertar as lideranças juvenis.

Estão abertas as inscrições, até o próximo dia 31, para os interessados em inscrever trabalhos no III Seminário de Práticas em Educação e Saúde e no II Simpósio da Clínica Universitária Regional de Educação em Saúde da Univates. O evento está programado para ocorrer nos próximos dias 03 e 04 de outubro, no auditório do Prédio 7. Aparticipação é gratuita e aberta a todos os interessados. Inscrições podem ser efetuadas pelo sitewww.univates.br/eventos.

Amanhã a Assembleia Legislativa realiza em Teutônia uma Audiência Pública da Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade. Na ocasião serão debatidas questões relacionadas aos 10 anos do Estatuto do Idoso. A programação ocorre na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru.

Hoje, às 16 horas, a FETAG realiza em Anta Gorda, o lançamento das comemorações alusivas aos 50 anos da entidade.

Na próxima segunda-feira, dia 12, às 15 horas, acontece a solenidade de inauguração da UTI Neonatal do Hospital Estrela.

Mais uma edição do Café & Cultura da Univates será realizada hoje, e contará com apresentação do músico Tonho Soares. A atividade gratuita ocorre a partir das 20h30min, na Cafeteria do Prédio 9. A promoção é do Núcleo de Cultura da Univates.

Amanhã acontece no município de Poço das Antas o 39º Dia Estadual do Porco, promoção da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), com organização da Prefeitura de Poço das Antas e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. A programação inicia às 08 horas, tendo por local a Sociedade de Assistência Social e Cultural de Poço das Antas. As atividades serão finalizadas com almoço à base de carne suína no ginásio municipal.

O município de Doutor Ricardo realiza hoje uma programação especial para comemorar o Dia dos Pais. As atividades iniciam às 19h30min no CRAS com palestra sobre a Saúde do Homem com o urologista Fernando Gugel. Após a palestra, haverá homenagem para os pais no Ginásio Municipal com recepção das escolas municipais e estadual.

Hoje a Secretaria da Saúde e Assistência Social de Relvado realiza evento alusivo à Semana da Amamentação. A programação ocorre na sala de reuniões do Salão Paroquial, a partir das 13 horas e 30 minutos. O evento é voltado para gestantes, e, mães com filhos com idade inferior a dois anos.

Nesta sexta-feira, dia 09, acontece mais uma edição do Filó Italiano na Societá Fiori dei Piani de Estrela. Na noite também ocorrem apresentações do Coral Grazie Imigranti, do Grupo de Cantoria da Societá Taliana Tutti Fratelli, além de grupos de Putinga e Nova Bréscia. A programação inicia às 20 horas.

Encerra amanhã, dia 09, o período de inscrições para as jovens interessadas em participar do concurso de soberanas de Anta Gorda. As candidatas vão ser apresentadas oficialmente à comunidade, durante a Semana Farroupilha do município.

Prossegue nesta sexta, sábado e domingo a “Mostra Guaporé”, a maior feira do sul do país de exposição e comercialização de joias e lingerie. O evento que tem como tema “A beleza com a bola toda”, também conta neste ano com a exposição de máquinas e implementos agrícolas. A programação se desenvolve no Autódromo Internacional de Guaporé. O valor do ingresso é de 10 reais.

Hoje, às 20 horas, na cidade de Encantado, o Sicredi Região dos Vales estará promovendo a palestra “O empreendedorismo da região que conquistou o Estado”, com o diretor-presidente da Fruki, Nelson Eggers. O evento faz parte do ciclo de palestras “Experiência Empresarial”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário