Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Informativo Independente Vale do Taquari - 7 de agosto de 2013


A Escola Municipal Pedro Pretto, de Travesseiro, produz grande parte das verduras e hortaliças consumidas pelos alunos durante o almoço do turno integral, na horta escolar. O espaço é coordenado e cuidado em parceria com a Secretaria da Agricultura, Emater, Secretaria de Educação e pelos alunos do educandário.

A agência do IPE de Estrela foi reaberta. Com a medida, mais de três mil conveniados não precisam sair de Estrela para autorizar exames e procedimentos. A reabertura da agência foi possível graças a Prefeitura de Estrela, que cedeu uma servidora para atender no local.

A secretária de Educação e Cultura de Capitão, Lovani Bruxel e a diretora da EMEI Mundo Criança, Denise Castoldi, participaram nos dias 1º e 02 de agosto do II Seminário do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil na cidade de Santa Maria. A próxima etapa da capacitação acontecerá em setembro, no município de Estrela.

A Univates oferece nos dias 27 e 28 de agosto, a oficina gratuita “Testagem rápida de gravidez, HIV e sífilis na Rede de Atenção à Saúde”. O objetivo da atividade, realizada em parceria com a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, é qualificar enfermeiros, médicos e estudantes de Enfermagem para realizar as testagens. A atividade será realizada nos turnos manhã e tarde. O evento ocorrerá no auditório do Prédio 3, a partir das 08 horas.

No dia 30 de agosto tem excursão até a Expointer em Esteio. Os agricultores de Travesseiro interessados em acompanhar deverão se inscrever na Secretaria da Agricultura. A saída ocorre às 07 horas e 30 minutos.

Em Estrela o vereador Élio Kunzler (PTB), membro do Conselho Municipal de Trânsito, revelou que em breve serão marcadas reuniões com representantes de diversos setores da sociedade para ouvir as demandas relacionadas a malha viária da cidade.

Hoje, às 14 horas e 30 minutos, acontece em frente ao prédio da Prefeitura de Estrela, a cerimônia de entrega de duas máquinas retroescavadeiras. Os equipamentos foram adquiridos pela administração municipal com verba federal e destina-se a manutenção das estradas rurais.

O Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi de Encantado realiza nos dias 16, 17 e 18 de agosto o VIII Rodeio Crioulo Estadual. O evento ocorre no Parque João Batista Marchese, e será marcado por provas campeiras e artísticas. Ao todo, R$ 25 mil serão distribuídos em prêmios nas modalidades artísticas.

No período de 07 a 21 de agosto o Sine de Teutônia não estará confeccionado carteiras de trabalho, por motivo de férias da funcionária que atua no setor. Neste período o local estará aberto apenas para entrega de documentos que já foram encaminhados.

Em Estrela prossegue hoje a III Semana Municipal do Aleitamento Materno. Nesta quarta-feira os servidores da Secretaria da Saúde passam por processo de educação permanente sobre a temática.

Os eleitores da região podem escolher nesta quarta-feira, até às 18 horas, os investimentos que farão parte do Orçamento do Governo do Estado no próximo ano, através do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã. Cada eleitor pode votar em até quatro projetos e até duas prioridades estratégicas, entre os 20 disponíveis na cédula. Para 2014, o Governo do Estado deverá destinar R$ 5,9 milhões para as prioridades do Vale do Taquari.

O endividamento dos produtores rurais da Região Sul será tema de audiência pública na sexta-feira, dia 09, em Porto Alegre. A reunião será realizada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal. A audiência inicia às 14 horas, tendo por local o Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

No município de Imigrante, o recadastramento biométrico dos eleitores inicia no dia 22 de agosto.

A 2ª Conferência Municipal de Cultura de Santa Clara do Sul ocorre hoje, a partir das 13 horas e 30 minutos, na sala de reuniões do Centro Administrativo.

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Relvado realiza hoje uma programação especial voltada para os homens. Entre as atrações estão palestra e orientações sobre a saúde. O evento ocorre no Salão Paroquial, a partir das 13 horas e 30 minutos.

Em Doutor Ricardo os munícipes que necessitarem de serviços de horas/máquinas devem agendar os pedidos nas secretarias de Agricultura e Obras.

O CRAS de Imigrante informa que a partir do dia 19 de agosto as doações de roupas serão realizadas quinzenalmente, às segundas-feiras, com distribuição de fichas às 13h. As fichas serão distribuídas por ordem de chegada e todos os interessados deverão participar da dinâmica em grupo para depois receberem os donativos.

Na próxima sexta-feira, dia 09, acontece mais uma edição do Filó Italiano na Societá Fiori dei Piani de Estrela. Na noite também ocorrem apresentações do Coral Grazie Imigranti, do Grupo de Cantoria da Societá Taliana Tutti Fratelli, além de grupos de Putinga e Nova Bréscia.

No dia 16 de agosto, às 14 horas, acontece no Parque de Exposições Cristoph Bauer, em Forquetinha, a palestra sobre a implantação e manejo de pastagens e silagem para bovino leiteiro. A iniciativa é da Emater e da Secretaria da Agricultura de Forquetinha.

O PP (Partido Progressista) realiza Encontro Regional sexta-feira, dia 09, na cidade de Arvorezinha. A reunião acontece às 20 horas, no Ginásio de Esportes.

Lajeado é o próximo destino do projeto Giro Pelo Rio Grande da Fecomércio-RS. A reunião no município ocorre sexta-feira, dia 09, e tem como organizador local o Sindilojas Vale do Taquari. A programação ocorrerá das 8h15min às 15h no Weiand Hotel, e, incluirá apresentação do cenário atual do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac; painel sobre os desafios do Rio Grande do Sul com foco nas temáticas econômica, tributária e política; e reuniões de sindicatos com empresários.

Amanhã, às 20 horas, na cidade de Encantado, o Sicredi Região dos Vales estará promovendo a palestra “O empreendedorismo da região que conquistou o Estado”, com o diretor-presidente da Fruki, Nelson Eggers. O evento faz parte do ciclo de palestras “Experiência Empresarial”. Os ingressos são gratuitos, limitados e podem ser retirados nas unidades de atendimento do Sicredi Região dos Vales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário