Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Informativo Independente Vale do Taquari - 14 de agosto de 2013


Em Estrela os vereadores Vanderlei Eidelwein e Lorena Hauschild, da bancada do PR, apresentaram ao prefeito Carlos Rafael Mallmann a proposta de criação de um “Parcão”, nos moldes do Parque Princesa do Vale, que atenda as comunidades dos bairros Boa União e Pinheiros. O prefeito se comprometeu a encontrar a área de terras e salientou que os vereadores terão que buscar recursos, juntos aos governos do Estado e Federal, para execução das obras.

O município de Coqueiro Baixo realiza desfile cívico no dia 07 de setembro, a partir das 14 horas. O evento contará com as apresentações das escolas do município e do CRAS.

A Escola Municipal Mundo Encantado realiza hoje e amanhã a 6ª Feira do Livro. Na noite de hoje o evento receberá os familiares dos alunos para o lançamento do livro “Encantado em Poesias III”, de autoria dos alunos do 4º ano A e 4º ano B, orientados pelas professoras Mara Núbia Colombo Patuzzi e Raquel Delazeri. Na ocasião, também será inaugurada a Galeria de Diretores.

Na próxima sexta-feira, às 20 horas, acontece no Parque do Imigrante, em Lajeado, durante a programação do Turisvales, o lançamento na região da 29ª Oktoberfest e Feirasul de Santa Cruz do Sul. A solenidade ocorre no Espaço Integração.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Doutor Ricardo, promove no próximo dia 30 de agosto uma viagem para a Expointer 2013. Produtores de leite e agricultores do município que tem interesse em participar devem fazer a inscrição na secretaria até quinta-feira, dia 15. 

O Governo do Estado liberou 100 mil reais para o município de Relvado. O recurso será utilizado na aquisião de uma Van para Secretaria da Saúde.

Em Nova Bréscia a Secretaria de Agricultura está funcionando em novo local, atendendo agora no subsolo do Centro Administrativo, onde funcionava a Inspetoria Veterinária.

Na próxima sexta-feira, dia 16 inicia o II Encontro Estadual de Turismólogos e Profissionais de Turismo, promoção da ABBTUR-RS, Associação Brasileira dos Bacharéis, Profissionais e Estudantes em Turismo, Seção RS. O evento prossegue no sábado dia 17 e vai ser realizado no Parque do Imigrante, em Lajeado, integrando a programação do Turisvales. Temas como a Copa do Mundo 2014 e políticas públicas nacionais e estaduais estarão sendo debatidos.

Na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Estrela foi apresentado o pedido de licença do vereador Luiz Fernando Schneider (PMDB), que solicitou 15 dias de afastamento por motivo de tratamento de saúde. Neste período, Schneider ser substituído pelo suplente Renato Brandão (PMDB).

O encerramento da Cavalgada Região dos Vales ocorre no dia 15 de setembro na cidade de Coqueiro Baixo. Na programação está previsto almoço e na seqüência show com o Grupo Alma Crioula.

As unidades da ONG Parceiros Voluntários dos Vales do Taquari e Rio Pardo realizam a 5ª edição do Desafio Voluntário. A mobilização deste ano acontece entre 28 e 31 de agosto.

O Coral Concórdia de São Caetano, Arroio do Meio, promove no dia 31 de agosto o seu tradicional Festival de Corais, que ocorre no salão da Comunidade Evangélica do bairro Aimoré. O evento contará com corais convidados das cidades de Venâncio Aires, Encantado, Estância Velha, Colinas, Mato Leitão, Estrela, Roca Sales e Arroio do Meio. As apresentações iniciam às 20h.

No dia 25 de agosto o município de Nova Bréscia sedia a segunda etapa do Campeonato gaúcho de Enduro. A promoção é do grupo Mentirosos Moto Clube. Os interessados em participar podem realizar a inscrição no site www.agpe.com.br.

A camioneta furgão Sprinter aonde a Escola do Leite irá levar conhecimento aos produtores rurais será apresentada amanhã, dia 15, em evento realizado no Clube Comercial de Encantado. A partir das 9h30min, a Dália Alimentos lança o projeto itinerante que tem o propósito de aperfeiçoar o tempo de contato entre produtor e corpo técnico da empresa, qualificando a assistência técnica.

A secretária de Turismo e Cultura de Arvorezinha, Rejane Borille, garantiu a realização do evento Natal no Morro em 2013. As reuniões de planejamento da programação já estão sendo realizadas, e o evento é prioridade da secretaria para o segundo semestre.

No próximo sábado, dia 17, acontece durante o Turisvales, no Parque do Imigrante, em Lajeado, o lançamento do 22º Blumentanzfest, a Festa das Flores de Colinas. A solenidade ocorre às 16 horas, no Espaço Integração.

A partir desta quinta-feira, dia 15, as sessões semanais do Cineclube Real de Arroio do meio serão exibidas às19h30min. Na programação desta semana, a comédia Os Três Patetas. 

No sábado, dia 17, o Coach Gabriel Carneiro Costa, autor do livro “O Encantador de Pessoas” participará do II Encontro Estadual de Turismólogos e Profissionais de Turismo, que ocorre durante o Salão de Turismo dos Vales - Turisvales. A palestra está agendada para as 17 horas, no Auditório Chimarrão, no Parque do Imigrante, em Lajeado.

A CDL de Lajeado recebeu da administração municipal 90 mil reais para realização da 15ª edição do “Lajeado Brilha”. A promoção deste ano prevê o sorteio de três veículos zero quilômetro e de diversos vales-compras.

Em recente viagem a Brasília, o prefeito de Relvado, Adroaldo Da Croce, garantiu recursos para o município. Uma emenda parlamentar do deputado Ronaldo Zulke (PT) destinará 140 mil reais para aquisição de máquinas via Ministério do Desenvolvimento Agrário. O município também foi contemplado com um ônibus, no valor de 240 mil reais, do Programa Caminho da Escola.

A Univates está com inscrições abertas para o Seminário Técnico sobre Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos (NR12), programado para o dia 30 de agosto. A atividade ocorrerá das 18h30min às 22h30min, no auditório do Prédio 7, e será aberta a todos os interessados. Inscrições podem ser efetuadas pelo sitewww.univates.br/eventos, mediante entrega, no dia do evento, de 1kg de alimento não perecível ou um agasalho.

A Mega Sena está acumulada e o sorteio desta quarta-feira deve pagar um prêmio de 25 milhões de reais.

No dia 21 de agosto, a partir das 11h45min, a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia, em parceria com o Sebrae/RS, promove Almoço Empresarial gratuito. O evento ocorre no Baviera Park Hotel e terá como pauta a trajetória de sucesso da empresa X Picanha Delivery, apresentada pelos empresários e sócios-proprietários da franquia, Ticiano Bottoni e Tatiano Bottoni.

O Coral São Carlos, de Jacarezinho, de Encantado, realiza viagem para Aparecida do Norte e Rio de Janeiro, no dia 19 de agosto. Os coralinos irão visitar a basílica de Nossa Senhora Aparecida e pontos turísticos da cidade maravilhosa.

O município de Bom Retiro do Sul realiza durante o 1º Salão de Turismo dos Vales, Turisvales, o lançamento do roteiro “Caminhos de Bom Retiro do Sul”. O evento ocorre nesta quinta, sexta e sábado, no Parque do Imigrante, em Lajeado.

Nesta quinta-feira, dia 15, a Câmara de Vereadores de Estrela realiza Audiência Pública, às 15 horas, para discutir o projeto do Plano Plurianual 2014-2017.

A Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) participa nos dias 15, 16 e 17 de agosto do Turisvales2013, a ser realizado no Parque do Imigrante, em Lajeado. Em sua primeira edição, o evento tem como objetivo dar mais visibilidade ao setor turístico do Rio Grande do Sul e preparar a região para a Copa do Mundo de 2014. Com estande localizado no pavilhão 2, o espaço da Atuaserra contará com a presença de municípios integrantes da associação, que entregarão aos visitantes material promocional. No

Hoje o CEAT (Colégio Evangélico Alberto Torres) de Lajeado sedia o 21º Dia do Canto da Rede Sinodal de Educação. A programação inicia às 13 horas e 30 minutos, com a participação de sete grupos. Já a apresentação aberta ao público ocorre às 19 horas, no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado. 

Na sessão desta semana a Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova aprovou o projeto de lei do executivo que concede auxílio financeiro a Associação dos Estudantes Universitários. A entidade receberá 32 mil reais para auxílio semestral no transporte escolar.

O Telecentro de Paverama disponibiliza curso de informática. As aulas ocorrem nas segundas e sextas-feiras à tarde.

A Secretaria da Saúde informa aos ricardenses que necessitam de próteses dentárias que procurem o setor de Saúde Bucal da Unidade de Saúde do município, para agendamento de consulta bucal, para posterior confecção de prótese dentária.

Está ocorrendo hoje no Ginásio Mario Lampert, em Lajeado, a disputa da modalidade de handebol da etapa regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), envolvendo alunos de escolas estaduais e municipais de 30 municípios. A 3ª CRE integra a sexta região dos Jergs que engloba as CRE’s de Santa Cruz, Cachoeira do Sul, Santa Maria e Estrela.

A regionalização do turismo será o tema principal da assembleia conjunta das associações de municípios dos Vales do Taquari e Rio Pardo (Amvat e Amvarp), que ocorre nesta quinta-feira, dia 15, em Lajeado, durante o Salão de Turismo dos Vales - Turisvales. A reunião começa às 14 horas, na Sala Erva-Mate, no Parque do Imigrante, em Lajeado. 

A Metalúrgica Mor investe R$ 72,5 milhões para a implantação de uma fábrica de garrafas térmicas e produtos isotérmicos, em Santa Cruz do Sul. A fábrica marca a entrada da Mor no setor de transformação plástica. Além do enquadramento no Novo Fundopem e no Integrar/RS, a Mor receberá tratamento tributário diferenciado para a aquisição de insumos, máquinas e equipamentos. A nova planta entrará em operação ainda este mês, com geração de 100 empregos ao longo do primeiro ano.

O governador Tarso Genro entregou ontem ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen (PP), o projeto de lei que institui o Programa Passe Livre Estudantil e cria o Fundo Estadual do Passe Livre Estudantil. A proposta tramitará em regime de urgência e deverá ser votada em plenário em 30 dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário