Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Informativo Independente Vale do Taquari - 29 de agosto de 2013


Notícias Vale do Taquari - 29 de agoto de 2013

Representantes de sindicatos da indústria da erva-mate estiveram em Brasília em busca de apoio político de deputados, senadores e ministros. Os dirigentes cobram uma solução emergencial para a grave crise econômica vivida pelas ervateiras. De acordo com o presidente do Sindimate/RS, Alfeu Strapasson, o desequilíbrio do setor se agravou nos últimos dez anos, com a redução de 30% da área plantada, que veio acompanhada da queda na produtividade. A indústria alega que não tem mais como repassar o aumento dos custos de produção para os consumidores.

O ginecologista da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Colinas, Dr. João Batista Chemin, foi palestrante do encontro mensal do Grupo de Gestantes. O médico falou sobre as fases da gestação, tipos de parto, medicações necessárias na gravidez e esclareceu dúvidas e mitos sobre o período.

Entre os dias 01 e 15 de setembro, o Ministério da Pesca e Aquicultura promove em todo o Brasil a 10ª Semana do Peixe. O evento, que estimula o consumo de pescado no País, tem a participação de supermercados, bares e restaurantes, escolas, centros de saúde, empresas e instituições. A campanha promove uma série de iniciativas em torno do pescado, como cursos, palestras, seminários, festivais gastronômicos, degustações, entre outros.

A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado, que mantém o Programa Viver Bem, promoveu no sábado, a palestra “Os benefícios da prática de exercícios físicos no combate aos principais fatores de risco à saúde”, com o professor mestre em Educação Física, Cláudio Vieira Rosa, no Auditório Itália, do Centro Administrativo. Cerca de 170 integrantes dos grupos do programa estiveram presentes e puderam interagir com o palestrante para tirar dúvidas em relação aos exercícios e sua saúde.

A administração municipal de Santa Clara do Sul lançou o Portal do Cidadão. A opção está disponível no site da prefeitura www.santaclaradosul-rs.com.br. Para usufruir dos serviços, o contribuinte terá de efetuar um cadastro on-line no qual informará dados pessoais e-mail para receber a senha de acesso.

A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo e a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) programam para o mês de outubro a Taça Futsal de Integração. O objetivo é integrar as empresas associadas à entidade e promover o esporte no município. Nas próximas semanas os organizadores divulgarão mais informações sobre as inscrições.

Ocorre hoje, às 18h30min, no auditório da Unidade Básica de Saúde de Anta Gorda, a audiência pública de apresentação e discussão do Plano Plurianual, referente ao período de 2014 a 2017.

A Univates oferece, no mês de setembro, o Curso de Recheios e Coberturas de Tortas. A atividade ocorre nos dias 17 e 18, no turno da noite. A capacitação é voltada à profissionais e estudantes da área gastronômica, donas de casa e demais interessados. As aulas serão ministradas pela docente Ardêmia Thomas e ocorrem na Cozinha Pedagógica da Univates. As inscrições podem ser realizadas até o dia 08 de setembro, pelo sitewww.univates.br/cursosdeextensao.

A Câmara de Vereadores de Relvado aprovou o Plano Plurianual para o quadriênio 2014/2017. As propostas visam melhorias na infraestrutura urbana e rural, incentivos para a geração de emprego e renda, educação, desporto, habitação, cultura e assistência social, além de reestruturação dos serviços públicos existentes.

Dos dez municípios atingidos pela cheia de domingo na região, sete admitem que necessitam de reparos em estradas e ruas. Sabendo disso, o DAER, poderá decretar situação de emergência para agilizar a manutenção de rodovias estaduais atingidas pelas chuvas.

Começam sábado, às 14 horas, as aulas para os selecionados no intercâmbio entre Brasil e Itália em 2013 e 2014. Os encontros vão ocorrer no Museu do Pão, em Ilópolis. Ao todo, foram selecionados 20 jovens para a viagem à região de Vêneto, que terá duração de 15 dias.

A Secretaria de Educação e Cultura de Capitão promoveu uma reunião com os profissionais e estudantes da área de história do município. Na pauta, a proposta da realização da atualização e ampliação da obra “Capitão: nossa gente fazendo história”. Durante os próximos meses a equipe de profissionais trabalhará na coleta de materiais e de pesquisa através da realização de entrevistas, servindo-se de fonte de história oral, para compor o acervo de informações. A segunda edição do livro deverá ter seu lançamento no mês de março do ano de 2014, por ocasião do aniversário de 22 anos do Município de Capitão.

A Secretaria de Educação e Cultura de Encantado, juntamente com as escolas do município, programou uma série de atividades para Semana da Pátria 2013. As atividades do dia 04 ao dia 06 de setembro serão realizadas nos educandários. Para o dia 07 de setembro está programada a 2ª Rústica da Pátria, promovida pelas secretarias de Educação e Cultura e da Juventude, Desporto e Turismo.

Os alunos da Escola Municipal de Linha Marinheira Capitão realizarão no dia 06 de setembro uma "Atitude Cidadã", com a entrega de diversos tipos de chás para as famílias que residem nas proximidades do educandário.

Na última terça-feira ocorreu o 8º Encontro de professores e funcionários das APAE’s do 8º Conselho, que abrangem as cidades de Teutônia, Estrela, Lajeado, Arvorezinha, Encantado, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Taquari. O tema do evento foi “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças”. O evento ocorreu no CTG Giuseppe Garibaldi na cidade de Encantado, entre as atividades, palestras, apresentações artísticas e visita aos pontos turísticos do município.

A Mega-Sena acumulou mais uma vez e poderá pagar, no sábado, o prêmio de R$ 32 milhões. As dezenas sorteadas ontem foram: 02 - 26 - 30 - 35 - 46 – 54.

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro organizou para amanhã a excursão até a Expointer em Esteio. A saída ocorre às 07h30min.

Nas quintas-feiras, o atendimento no Centro de Saúde de Capitão ocorre até às 15 horas e 30 minutos. Após este horário acontece reunião interna da equipe da Saúde.

O vereador estrelense Ernani de Castro (PMDB) esteve reunido com representantes da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e com o prefeito Carlos Rafael Mallmann, para apontar pontos problemáticos no trecho da RST 453 que cortam o bairro Boa União.

Os profissionais contábeis, seus familiares, amigos e colaboradores são convidados, pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), a participar do 11° Domingo de Integração. A programação anual, que é marcada pelo lazer e práticas esportivas, está marcada para o dia 06 de outubro e vai ocorrer na Associação Atlética Municipal de Lajeado, a partir das 09 horas e 30 minutos. Os adultos poderão participar de jogos de futebol de campo, vôlei misto, canastra e bocha.

Hoje, às 15 horas e 30 minutos, acontece o encontro para capacitação das Agentes Comunitárias de Saúde de Capitão. A reunião será coordenada pela Dra. Kátia Civardi.

Na noite de terça-feira, tendo como palco o plenário da Câmara de Vereadores de Estrela, jovens estudantes apresentaram seu discurso em mais um Concurso de Oratória realizado no município. O evento, promovido pela JCI Lajeado em parceria com o Governo de Estrela teve dois representantes de cada escola de Ensino Fundamental – séries finais – da cidade. A vencedora do concurso foi Maiara Fell, aluna da escola Arnaldo J. Diehl, da Linha Lenz. 

De 05 a 08 de setembro acontece em Estrela, no Centro Comunitário Cristo Rei, a Estrela Multifeira 2013. O evento é uma promoção da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), em parceria com a prefeitura e Câmara de Vereadores.

A Câmara de Vereadores de Lajeado sedia hoje a audiência pública para eleição do Comitê Regional da Economia Solidária. O evento tem início às 14 horas.

Hoje, às 19 horas, acontece reunião na Câmara de Vereadores para definir os últimos detalhes dos Jogos Interbairros de Estrela. A competição é promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer em parceria com a UAME (União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela).

Nas tardes de quintas-feiras, das 13h30min até as 17 horas, a Assessoria Jurídica, da Prefeitura de Forquetinha atende a população local. Os atendimentos devem ser previamente agendados.

Hoje, às 15 horas e 30 minutos, acontece o encontro para capacitação das Agentes Comunitárias de Saúde de Capitão. A reunião será coordenada pela Dra. Kátia Civardi.

O Centro Regional de Formação de Agricultores de Teutônia (Certa) realiza hoje a última etapa do segundo módulo do curso de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares. A capacitação ocorre junto ao Colégio Teutônia, na sede do CERTA.

No dia 10 de setembro, as gestantes atendidas pela Secretaria de Saúde de Colinas visitarão o Hospital Estrela, para conhecerem o bloco cirúrgico e o centro obstétrico. A saída de Colinas será às 18 horas, em frente ao posto. Cada gestante poderá estar acompanhada de uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário