Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 4 de setembro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 4 de setembro de 2012

A administração municipal de Lajeado fez a entrega oficial de uma nova viatura, destinada ao Corpo de Bombeiros do município.

Hoje estão programadas sessões em diversas câmaras de vereadores de Lajeado. Em Arvorezinha os integrantes do legislativo se reúnem às 16 horas e 30 minutos. Na cidade de Lajeado a sessão acontece às 17 horas. Em Imigrante e Bom Retiro do Sul, as sessões serão realizadas às 19 horas. Já na cidade de Muçum a sessão da Câmara de Vereadores inicia às 19 horas e 30 minutos.

Em função do feriadão da Semana da Pátria, a sessão da Câmara de Vereadores de Marques de Souza foi antecipada sendo realizada na noite de ontem.
        
Prossegue amanhã a programação da Semana da Pátria de Encantado. A hora cívica acontece a partir das 08 horas, em frente a Brigada Militar, abordando o tema “Segurança”. Hoje, com o tema “Cultura” a hora cívica foi realizada em frente a Casa de Cultura. 
       
Inicia hoje a 8ª Cavalgada da Integração, em São Valentim do Sul. Neste momento ocorre churrasqueada e o acendimento da Chama Crioula, que será conduzida a diversos municípios da região.  A saída ocorre às 14 horas, seguindo de São Valentim do Sul para  Dois Lajeados e Vespasiano Corrêa.  
        
O cronograma para a implantação da rede de iluminação pública na BR 386, no trajeto entre a ponte sobre o rio Taquari e o trevo de acesso ao centro de Estrela, está sendo cumprido e até o fim de outubro, a obra será entregue pela empresa contratada. As bases de concreto para sustentar os 122 postes, já estão prontas. Falta colocar os postes, a fiação e as luminárias. 
        
A ação Viva o Taquari Vivo realiza nesta quarta-feira, dia 05, o IV Seminário e a III Jornada Técnica Ambiental. O Engenheiro Espanhol Borja Conde será o palestrante, no salão da ACIL, em Lajeado. Os eventos são voltados a estudantes, empresários e prestadores de serviços.
       
Abertas  as inscrições para o I Festival de Música Univates, evento que integra a programação da Expovale 2012. A eliminatória será no dia 09 de novembro, com a final programada para o dia 11. Bandas e cantores podem inscrever até duas músicas inéditas. Os três finalistas de cada categoria irão gravar um CD ao vivo. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de setembro no setor de Atendimento ao Aluno da Univates.
       
A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia em parceria com o Sebrae promovem hoje, às 19 horas e 15 minutos, a palestra gratuita “Inovação como estratégia competitiva das micro e pequenas empresas”. O evento ocorre no auditório da entidade.
        
Os ingressos para os shows artísticos da Femate, de Arvorezinha, estão sendo comercializados. Para o show sertanejo da dupla Hugo e Tiago, que acontece na sexta-feira, dia 07 de setembro, os ingressos custam 20 reais. Já para o show do grupos Papas da Língua, que ocorre sábado, dia 08, o valor do ingresso é de 15 reais.  
                       
No dia 11 de setembro, a partir das 13 horas e 30 minutos, acontece no Auditório Imigrante, do Centro Administrativo de Encantado, uma palestra para os criadores de bovinos, abordando temas como “produção de Pastagens” e “Nutrição Animal”. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com a empresa Boqueirão.

Em Lajeado a próxima edição do Brique ocorrerá no dia 07 de outubro, no Parque dos Dick.

Políticas Públicas para o Setor Ervateiro Gaúcho. Este será um dos temas a serem tratados na assembleia geral da Amvat, que reunirá os prefeitos da região nesta quinta-feira, dia 06-09, a partir das 15h30min, em Arvorezinha. O tema será apresentado pelo diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, engenheiro florestal Roberto Magnos Ferron. Outra palestra programada para o encontro abordará a tecnologia e benefícios da clonagem de erva mate, pelo professor Dílson Bisognin, da Coordenação de Política Agrícola da Secretaria da Agricultura, Pesca e Agronegócio. A programação antecede a abertura oficial da 6ª Femate – Festa Nacional da Erva Mate, que será realizada naquele município até o dia 9 de setembro. 

A Associação dos Orquidófilos de Lajeado promove no próximo final de semana, no Unicshopping, a  8ª Exposição Regional de Orquídeas. A abertura acontece na sexta-feira, dia 07, e o encerramento ocorre no domingo, dia 09, também às 17 horas. Na programação da exposição está previsto para sábado, às 14 horas, no auditório do Unicshopping, a palestra sobre o cultivo de orquídeas.
        
Apenas duas cidades da região terão desfile cívico na sexta-feira, 07 de setembro, Dia da Independência do Brasil.  Em Cruzeiro do Sul o desfile será às 09 horas no centro da cidade, envolvendo escolas e entidades. Já em Santa Clara do Sul, o desfile será às 15 horas, tendo como principal atração a Banda Marcial de Boqueirão do Leão. Em Capitão o desfile será domingo dia 09, às 09 horas, com a participação do Batalhão de Infantaria Blindado de Santa Cruz do Sul.
          
A família do produtor Ademir Radaelli, do interior de Doutor Ricardo, encontrou num lote de terra ao lado da moradia, a opção para incrementar a renda familiar e fugir da monocultura do fumo. Construiu na área ociosa uma estufa e cultiva hortaliças sem o uso de agrotóxicos. A produção orgânica é vendida para um restaurante da cidade.  

Depois de 35 anos de existência e construído para ser o referencial logístico no Vale do Taquari, a área Portuária em Estrela está operando com apenas 20% de sua capacidade e sofre da ação com a falta de manutenção. A imagem é de flagrante abandono e com um prejuízo de R$ 600 mil por ano aos cofres públicos federais. O Porto de Estrela já teve 33 funcionários e hoje possui apenas 17. O chefe do setor de engenharia do porto, Homero Molina, não acredita a curto prazo em mudança da situação..

Em função do feriado de 07 de setembro, a Feira do Produtor Rural de Lajeado desta semana será realizada na quinta-feira.

A Amturvales assinou com a Secretaria Estadual de Turismo, um convênio para a realização de Cursos de Qualificação de Recursos Humanos para o Turismo. O ato se refere à demanda aprovada na Consulta Popular 2011 e tem por finalidade estabelecer ações conjuntas entre a Secretaria e a entidade representativa do Vale para o desenvolvimento de projetos. O convênio, no valor de R$ 500 mil, é destinado à qualificação de 825 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário