Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Prefeita Carmen recebe comitiva da Acil em seu gabinete - Comitiva veio firmar parceria para III Agroind e VI Construmóbil


Prefeitura assegurou parceria com a Acil para 2013
Carlos Eduardo Schneider

Na manhã desta terça-feita, a Prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso recebeu, em seu gabinete, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) Ronaldo Zarpellon e o diretor de Eventos da entidade, Roger Lages. Na presença do secretário de Indústria e Comércio (Smic), os Zarpellon e Lages apresentaram a proposta de parceria entre Prefeitura Municipal e Acil, para a realização dos dois eventos.

Com as datas já agendadas, a 3ª edição da Agroind acontecerá de 29 de maio a 02 de junho de 2013 e a 6ª Construmóbil, de 25 a 29 de setembro do ano que vem. “Desde já sabemos que a parceria entre a Prefeitura Municipal e a Acil é de longa data também na realização destes grandes eventos. Contamos financeiramente com a municipalidade, mas temos a maior contribuição no apoio à organização e na cedência do Parque do Imigrante, côn constantes melhorias, ponto estratégico da cidade e do Vale do Taquari”, relatou Zarpellon. Martini assegurou a reserva do local e a verba para a realização das feiras. “Faremos a reserva das datas junto ao setor responsável, estamos implantando novas melhorias no parque e possuímos previsão orçamentária para apoiar estes eventos, na LDO, encaminhada à Câmara de Vereadores”, disse. A Prefeita Carmen ressaltou a importância das feiras para Lajeado e Região. “Sempre fomos parceiros, pois temos muito a expor. Além disso, a região tem potencial mais do que suficiente para atrair investidores de todos os cantos do Estado e até mesmo do País”, citou Carmen.

A Construmóbil
A realização da feira visa atender uma reivindicação dos setores em foco, cuja expansão justifica a realização do evento. Nos últimos seis anos, a área física de construção em Lajeado aumentou mais de um milhão de metros quadrados. O dinamismo do setor se confirma pelo número de novos projetos encaminhados, que somam 8.886 no período, totalizando uma média anual de 1.336 projetos. Na retaguarda desse crescimento estão cerca de 500 empresas, incluindo empresas que atuam na área de móveis, construção, decoração, engenharia, arquitetura e outras que atuam na execução de obras.

O setor de construção civil se caracteriza como um dos mais dinâmicos da economia de Lajeado, principalmente nos últimos anos. No primeiro semestre de 2012, essa atividade apresentou 797 projetos aprovados, somando aproximadamente 291 mil metros quadrados de área física construída, aí incluídos prédios comerciais, industriais e residenciais. A Construmóbil nas cinco edições tem mostrado crescimento que comprova sua importância para a região.

A expansão do setor também é confirmada pelo volume de negócios fechados pela Caixa Econômica Federal de Lajeado no primeiro semestre de 2012. Os financiamentos de imóveis movimentaram R$ 50 milhões, beneficiando aproximadamente 500 famílias. A estimativa até dezembro de 2012 é que os valores superem 100 milhões de financiamentos.

Em 2009 foram 300 expositores (diretos e indiretos), publico de 34 mil visitantes e 15 milhões em negócios. Em 2011 foram 300 expositores (diretos e indiretos), um público de 36.500 visitantes e 18,5 milhões em negócios realizados. A estimativa para a próxima edição é superar os números anteriores e atrair um público visitante de 50 mil pessoas.

A Agroind
Organizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado – ACIL, numa promoção da Prefeitura Municipal de Lajeado, Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul - Famurs, Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari – CIC Vale do Taquari, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag/RS, Fetraf/Sul, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – SDR e Emater/RS, com apoio de entidades de âmbito nacional, estadual e regional, trata-se de feira setorial inédita por ser focada na agroindústria familiar, potencializando seu desenvolvimento no âmbito estadual e nacional.

O Vale do Taquari e parcela significativa do Rio Grande do Sul são formados por milhares de pequenas propriedades rurais, de atividade familiar. Tal realidade também é observada em inúmeros outros Estados brasileiros.

Presente esta realidade, torna-se importante a visão da propriedade rural familiar como uma empresa rural, com opções de sustentabilidade, proporcionando-lhe condições para tal. Neste contexto, uma das formas cada vez mais vista como relevante é a de criar-se um ambiente em que o produtor possa exercer a opção da agregação de valor à matéria prima que produz, ao invés de comercializá-la diretamente, muitas vezes a preços aviltados e sujeitos à sazonalidade.

Vantagem adicional é o seu local de realização. O Parque do Imigrante é de fácil acesso, junto à BR 386, em Lajeado - RS, a 113 km de Porto Alegre por via pavimentada, dos quais, 90 km já duplicados e os 30 km restantes em fase final de duplicação. Também é local de passagem de diversas outras rodovias que o conectam com todas as regiões do Estado e do País. O público estimado para a 3ª edição da Feira é de 50 mil pessoas.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário