Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 12 de setembro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 12 de setembro de 2012

Hoje é o último dia da eleição do Sindicato dos Bancários do Vale do Taquari, com sede em Lajeado. Além da urna itinerante tem a urna fixa na sede da entidade. Concorre chapa única encabeçada por Edson Antônio Leidens. 
        
Uma comitiva dos municípios de Sério e Boqueirão do Leão, acompanhados de representantes da empresa BRFoods participam hoje, às 14 horas, de uma audiência com diretores do DAER. No encontro serão tratados assuntos relacionados a morosidade das obras de pavimentação da ERS-121. A preocupação da empresa BRFoods se dá em função da dificuldade na entrega de insumos e alojamento de pintos e leitões aos integrados.
        
De hoje até sexta-feira acontece o Simpósio Jurídico Jusvale, no prédio sete da Univates. Nesta quarta-feira, o painel enfoca a  “Copa 2014, reflexos positivos e negativos”. 
        
A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia realiza reunião almoço  neste momento, com os candidatos a prefeito e vice da coligação “Teutônia com muito orgulho”, Renato Altmann e Evandro Biondo. O evento ocorre no Grêmio Cultural e Recreativo Teutoniense. Já os candidatos a prefeito e vice Jonatan Brönstrup e Werner Wiebusch, da coligação “Teutônia em Primeiro Lugar”, palestram no dia 18 de setembro.

Hoje, às 19 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Capitão. 
        
Histórias reais vividas durante a 2ª Guerra Mundial puderam ser conferidas na manhã de hoje no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado, com três vítimas sobreviventes do Holocausto. O painel  foi apresentado pelo professor de história, Tiago Weizenmann, no projeto “Compromisso Moral e Lições de Solidariedade”.
        
O Sebrae, ponto de atendimento de Encantado viabiliza a visita a Feira do Empreendedor 2012, que acontece dia 28 de setembro, na Fiergs em Porto Alegre. O Sebrae disponibilizará ônibus sem custo aos interessados. A saída será às 10 horas em frente a Associação Comercial e Industrial de Encantado. O ingresso para a feira será de 1kg de alimento não perecível.

Em Roca Sales, a Administração Municipal juntamente com o CTG Tropeiros da Amizade realizam de 14 a 20 de setembro, a tradicional Semana Farroupilha. O evento ocorre na Praça Júlio Lengler. Entre as atrações serão realizadas apresentações artísticas, de escolas, coral e danças, shows tradicionalistas, desfile farroupilha, missa crioula, oficina do chimarrão, palestra sobre a cultura gaúcha. Durante os sete dias do evento será servido almoço e jantar típico no restaurante local.
           
O Coral São Carlos de Jacarezinho - Encantado, realiza  sábado, dia 15, o tradicional Encontro de Corais. A programação ocorre na Capela São Carlos, com início das apresentações, às 19 horas e 30 minutos. Já às 21 horas acontece o jantar. Os cartões estão a venda com os integrantes do Coral São Carlos.
       
A grade de eventos técnicos da Expovale 2012, que ocorre de 09 a 18 de novembro, em Lajeado, terá a participação do empresário Paulo Vellinho. Ele irá palestrar, no dia 14 de novembro, às 19 horas e 30 minutos, no auditório de eventos do Parque do Imigrante. 
           
A Secretaria da Agricultura de Imigrante realiza mais uma campanha de everminação bovina. Os produtores rurais que ainda não confirmaram a participação na campanha devem se manifestar até o dia 28 de setembro, informando dados sobre o rebanho da propriedade.    
        
As lavouras de fumo são as mais sensíveis em eventos naturais como de granizo e ventania, a Afubra, organização associativa que mantém o programa de seguro a lavouras, registrou desde o início de agosto, 158 pedidos de cobertura a danos causados pela precipitação de granizo. No ano passado, no mesmo período de tempo foram mais de mil e duzentos pedidos de cobertura, revela Iraldo Backes, diretor técnico da Afubra.
        
No dia 14 de setembro, serão abertas na Prefeitura de Teutônia, as propostas das empresas participantes da licitação da primeira etapa de obras para a pavimentação da estrada entre Linha Clara e Poço das Antas. A previsão é asfaltar 1,7 Km com 6 metros de largura. A primeira etapa contempla a terraplenagem, microdrenagem, compactação e regularização da pista.
       
Nos meses de julho e agosto, a Secretaria de Agricultura, Emater, e os dois sindicatos ligados a produção primária em Venâncio Aires efetuaram o diagnóstico da erva-mate. Entrevistados 98% dos produtores ainda existentes, apontando que nos últimos 20 anos, houve uma redução da área de 4 mil para 1 mil hectares, o que representa uma queda de 75% e a redução de 800 para 360 famílias que investem na cultura. O Engenheiro Agrônomo da Emater, Vicente Fin, revela que a tendência é a cultura terminar em curto espaço de tempo.

O projeto de lei que autoriza a instalação de lojas francas nos municípios de fronteira, permitindo a venda de mercadoria nacional ou estrangeira, nos municípios caracterizados como cidades gêmeas de cidades estrangeiras na linha de fronteira, será votado hoje no Senado. A definição ocorreu ontem, em reunião com a presença da relatora da matéria, senadora Ana Amélia Lemos (PP), do presidente da Câmara e autor da iniciativa, deputado Marco Maia (PT-RS) e do líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

Estão abertas as inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pelo Governo do Estado, o Universidade Já. São 1,8 mil vagas em 18 municípios, cobrindo todas as regiões do Rio Grande do Sul. As inscrições estarão abertas até o dia 28 de setembro e podem ser feitas pelo site http://www.universidadejars.com.. As aulas começam no dia 09 de outubro.

Nesta quinta-feira, dia 13, a Univates realiza mais uma edição do Café & Cultura, com apresentação do músico Max Lima. O show ocorrerá a partir das 20h30min, na Cafeteria do Prédio 9. O evento, que tem por objetivo reunir músicos, escritores, poetas e demais interessados, ocorre todos os meses, sendo gratuito e aberto à comunidade.

A UESA (União Encantadense das Associações de Água) realiza reunião hoje, às 19 horas e 30 minutos, no Auditório Imigrante, do Centro Administrativo. Na oportunidade serão tratados assuntos relacionados a outorga dos poços artesianos comunitários. Todos presidentes e vices das associações de água estão sendo convocados para o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário