Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 13 de dezembro

Notícias Vale do Taquari - 13 de dezembro

Na próxima segunda-feira, dia 19, a Câmara de Vereadores de Estrela realiza Sessão Solene, em homenagem aos 80 anos do Estrela Futebol Clube. A iniciativa é de Marco Aurélio Wermann (PT), com apoio dos demais vereadores.

Transcorreu normalmente a movimentação junto ao Banrisul de Arroio do Meio que ontem iniciou o pagamento dos valores de direitos trabalhistas aos mais de mil ex-funcionários da Calçados Majolo.
             
A mobilização pela duplicação da BR-386 de Lajeado até Tio Hugo reuniu na tarde de ontem, cerca de 600 pessoas no Parque de Exposições de Soledade. Cerca de 100 municípios, estavam representados pelos prefeitos, vereadores, representantes das Câmaras de Indústria e Comércio, Câmaras de Dirigentes Lojistas e Conselhos Regionais de Desenvolvimento. Também estiveram presentes diversos deputados.
           
A Secretaria da Agricultura de Encantado organiza mais uma etapa da vacinação de terneiras contra a brucelose. Os produtores rurais, que possuam terneiras com idade entre 3 e 8 meses de idade, devem contatar com a Secretaria até sexta-feira, dia 16, para efetuar o cadastro.
           
O prefeito de Encantado, Paulo Costi, está em férias, por um período de 10 dias. A chefia do governo municipal está a cargo do vice José Calvi.
           
Em Marques de Souza foi realizada no último final de semana a ExpoMarques 2011. O evento superou as expectativas da comissão organizadora, sendo que mais de 15 mil pessoas visitaram ao parque de exposições. Entre as atrações do evento esteve o desfile temático, lançamentos do hino do município e do livro que resgata o episódio da enxurrada de janeiro de 2010.
           
A Academia Literária do Vale do Taquari, presidida por Deoli Graeff, instalou ontem a noite, as cadeiras e patronos, que passarão a ser os imortais da literatura regional. O evento ocorreu no Espaço Cultural da Clínica Dr. Wilson Dewes, Casa de Bach. O estatuto da entidade prevê que o número de cadeiras será de 40, porém, no primeiro momento, foram empossados 22, ficando as demais para posterior indicação. 
           
A Câmara de Vereadores de Imigrante aprecia na sessão desta terça-feira, às 19 horas, o projeto de lei orçamentário para 2012, estimado uma receita de 12 milhões e 765 mil reais, um aumento de 690 mil reais comparado com o orçamento de 2011.
           
O prefeito de Capitão, Cezar Beneduzzi, realizou recentemente audiências públicas com moradores de bairros onde as ruas ainda não são pavimentadas. Depois de realizados os debates, 90% dos moradores acataram a proposta.
           
Diversas estações rodoviárias da região aderiram ao Plano Praia Verão 2011/2012. Serão disponibilizadas linhas de ônibus a partir do próximo sábado, das rodoviárias de Encantado, Lajeado, Estrela, Teutônia, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio. As linhas ligam a nossa região com as praias de Torres e Capão da Canoa. Em princípio, as viagens ocorrem nos dias 17, 22, 23 e 24 de dezembro. 
Realizada na semana passada na Linha Terceira – Arvorezinha, uma palestra para mais de 60 citricultores. O palestrante foi Vinícius Fonseca, do Senar. A iniciativa foi do STR de Arvorezinha.
                       
A Vigilância Sanitária de Santa Cruz do Sul registrou de janeiro até o final de novembro, 128 incidentes envolvendo cobras, aranhas, lagartas, escorpiões, entre outros animais peçonhentos. Janeiro foi o mês campeão de ocorrências, com 24 atendimentos. 
           
Nos 50 anos de existência da Amvat, o município Encantado esteve três vezes na presidência. A primeira foi com Francisco Borsatto Filho, de 1961 até o final de 1963, depois com Evaldo Zílio, de 1973 até o final de 1975 e por último com Adroaldo Conzatti, de 1983 até o final de 1985.
           
Os municípios de Paverama, Taquari, Travesseiro, Bom Retiro do Sul e Cruzeiro do Sul, firmaram convênio com o BADESUL, que repassará 5 milhões de reais que serão  aplicados em infraestutura urbana. Presente no ato da assinatura, além dos prefeitos dos municípios contemplados, o governador Tarso Genro.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu bem aos dois ciclos de quimioterapia e não precisará ser submetido a uma cirurgia. Os exames a que Lula foi submetido para avaliar a eficácia do tratamento mostraram que o tumor na laringe teve uma redução de 75% em relação ao tamanho inicial, de três centímetros de diâmetro. Segundo o oncologista Artur Katz, do Hospital Sírio Libanês, a regressão excedeu a expectativa da equipe médica.

O governador Tarso Genro esteve reunido ontem com a diretoria da Associação de Cabos e Soldados da Brigada Militar. Destaque para questões salariais e promoções. O presidente da entidade, Leonel Lucas, pediu a Tarso aumento das diárias da Operação Golfinho dos atuais R$ 58,00 para R$ 100,00.

O governador Tarso Genro, em reunião ontem com o presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Júnior, prometeu que manterá o governo distante da disputa eleitoral de 2012, limitando-se a fazer manifestações somente sobre o candidato do PT. Os pedetistas, que fazem parte da base aliada de Tarso, estavam preocupados com algumas manifestações do governador sobre a administração de José Fortunati, em Porto Alegre.

Em Porto Alegre, o PP e o PDT estão alinhavando uma coligação visando às eleições de 2012. Ontem, o prefeito da capital José Fortunati e o deputado federal Vieira da Cunha, estiveram reunidos com a Senadora Ana Amélia Lemos e o presidente estadual do PP, Celso Bernardi.

A Prefeitura de Travesseiro está trabalhando na organização e divulgação da solenidade de entrega dos certificados de propriedades livres de brucelose e tuberculose bovina a mais de 300 propriedades rurais de Travesseiro. O evento ocorre no dia 20 de dezembro, às 14 horas, no salão da Unife, em Picada Vinagre.

Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado.

Em Muçum o poder legislativo se reúne às 19 horas e 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário