Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Comitê Taquari-Antas participa de reunião do Fórum dos Coredes-RS


Fórum dos Coredes-RS
Bacia Taquari-Antas
Fórum dos Coredes-RS
Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do RS. 

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, através do presidente, Daniel Schmitz, e vice, Júlio Salecker, participaram quinta-feira (8/12) da reunião do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do RS. 

O evento ocorreu na Assembleia Legislativa (AL) do RS, em Porto Alegre, e contou com a participação de 27 dos 28 Coredes existentes no Estado, além do presidente da AL, deputado estadual Adão Villaverde. 

O Comitê Taquari-Antas também esteve representado pela secretária executiva, Cintia Agostini, que exerce a mesma função no Corede Vale do Taquari. 

Na ocasião, Schmitz, que é também coordenador do Fórum Gaúcho dos Comitês de Bacia Hidrográfica, fez uma apresentação sobre o andamento do Plano da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. 

O objetivo da explanação foi buscar maior articulação e participação, principalmente junto aos sete Coredes que integram a região da Bacia. 

“Como entes políticos de desenvolvimento do RS os Coredes têm uma importante participação neste processo. Estamos chamando eles para a discussão e tomadas de decisão”, ressalta Schmitz. 

A mobilização junto aos Coredes tem em vista as reuniões de apreciação do Relatório Técnico 2 do Plano da Bacia Taquari-Antas, que vão ocorrer até final de janeiro de 2012. 

Os sete grupos temáticos membros do Comitê, formados pelos representantes dos usuários da água, da população e do Poder Público, irão avaliar o diagnóstico preliminar e terão a oportunidade de exercer a representação da sociedade através do diálogo com os mais diversos atores das categorias existentes na bacia. 

Além disso, os conselhos regionais terão que mobilizar a comunidade na qual está inserida para a participação nas consultas públicas a partir de março de 2012. 

Será a vez dos cerca de 1,3 milhão de habitantes dos municípios da Bacia Taquari-Antas opinar e dar sugestões sobre os usos possíveis da água em seu trecho de abrangência. 

A população irá escolher e definir as classes e padrões de qualidade dos recursos hídricos com base na Resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). 

Mais informações sobre o Plano da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas podem ser obtidas nos portais www.taquariantas.com.br ou www.planotaquariantas.com. 

Fonte - Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário