Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 2 de novembro de 2024

Os fundadores do Jornal Nova Geração no Memorial de Estrela

 








Uma Nova Geração para Estrela

No Memorial Werner Schinke de Estrela, os fundadores do Jornal Nova Geração relembram histórias de uma época em que a cidade ainda não contava com uma voz escrita que ecoasse seus feitos, ideias e anseios. Era janeiro de 1966, um tempo em que Estrela, com sua calmaria de cidade do interior, não suspeitava que um grupo de jovens audaciosos estava prestes a mudar o cenário de comunicação local com a primeira edição de um jornal que se tornaria um marco: o Nova Geração.

Na simplicidade de um mimeógrafo e em apenas cinco páginas, eles lançaram ao vento palavras que falavam das pessoas, das festas, dos jogos de fim de semana e das pequenas, mas importantes, mudanças cotidianas. Não era um jornal feito para as prateleiras, mas para o balcão, ali, ao alcance do povo, onde qualquer um pudesse folhear e ver refletido algo de si mesmo.

Na roda de conversa, o entusiasmo é palpável, pois se trata de um encontro com o passado de ousadia e de sonho. Paulo Rücker, Normélio Eckert, Adonis Fauth, e Euds Pereira Furtado narram as dificuldades que enfrentaram, com o brilho nos olhos de quem sabe que desafiou o improvável. No começo, eram as mãos de cada um que garantiam a circulação do jornal; eram as ideias que, como fagulhas, alimentavam o desejo de transformação.

E o improvável, como as boas histórias, aconteceu: apenas um ano depois, o mimeógrafo foi substituído por uma tipografia, e o jornal ganhou fôlego e passou a ser impresso com técnica e qualidade. Deixou de ser um projeto de jovens para se tornar parte da rotina de toda uma cidade, um símbolo de resistência que, como eles bem lembram, foi projetado para vencer obstáculos.

Hoje, o Nova Geração, sob o Grupo A Hora, se mantém vivo e ainda mais robusto, adaptado aos novos tempos, mas sem jamais perder seu espírito original. Em cada página, repousa a essência daquelas ideias revolucionárias que, no fundo, nunca envelhecem, porque continuam sendo a voz e o coração de Estrela.

O Jornal Nova Geração é, mais do que um periódico, um testemunho de sonhos que não envelhecem e que, como esses jovens que agora são parte da história, continuam a movimentar e inspirar gerações.

Airton Engster dos Santos - Colunista do Jornal Nova Geração. Registros de Vinícius Knecht - poeta e fotógrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário