Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 25 de julho de 2023

25 de julho comemora-se o Dia da Imigração Alemã no Brasil - Baú de Memórias de Airton Engster dos Santos

No dia 25 de julho comemora-se o Dia da Imigração Alemã no Brasil. Baú de Memórias de Airton Engster dos Santos.

Estrela é o segundo município mais antigo do Vale do Taquari. Foi pelo Rio Taquari que aqui chegaram os colonizadores que desbravaram a mata virgem e passaram a colonizar esta terra. Os pioneiros da imigração alemã vieram dispostos a enfrentar as dificuldades, que não foram empecilho para cultivarem as tradições que trouxeram da pátria de origem.

Vindos para a Colônia Estrela, os alemães trouxeram também seus costumes, seus gostos, sua cultura, sua tradição. Apegados à terra natal, mantiveram o uso da própria língua, e especialmente no interior, desenvolveram círculos fechados, buscando proteger-se e superar as dificuldades.

É inegável a contribuição da cultura alemã para o desenvolvimento de Estrela. Assumindo a agricultura, os colonos imigrantes conferiram maior dignidade ao trabalho braçal. Reuniam-se em torno da capela católica e também luterana. Davam valor ao ensino e formação das novas gerações, e por isso construíram e sustentaram escolas comunitárias.

Conservavam e transmitiam aos filhos seus costumes, tradição e valores, demonstrados na vivência da fé, no amor ao trabalho, na preservação da unidade familiar e nas festas populares (como música e danças alemãs - trajes característicos, comidas típicas e apresentações artísticas).

Na foto: O imigrante Bruno Schwertner que chegou em Estrela em 1884, casado com Florentina Mallmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário