Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

O Paladino Comemora 100 anos


O Jornal "O Paladino" foi fundado em 1921 tendo circulado pela primeira vez no dia 7 de setembro daquele ano.

O seu fundador Antônio Cardoso, na apresentação escrevia: O Paladino se propõe a pugnar pelos interesses da coletividade os quais possuem sua base na indústria, comércio e na lavoura.

O empresário Aloysio Valentim Schwertner que em 1936 associou-se ao jornal contou em certa oportunidade que a impressão de "O Paladino" era feita manualmente já que os recursos técnicos e gráficos eram ainda bastante primários.

Com o tempo Aloysio Schwertner através da tipografia ficou como único proprietário do semanário. Nesta época havia assinantes de outros municípios e até do Rio de Janeiro.

Cada família que mudava de Estrela para outro município mantinha a assinatura de "O Paladino". Nos primeiros tempos a tiragem era de 400 exemplares e quando fechou em 1941 chegava a 5 mil.

O atual diretor da Livraria e Papelaria "O Paladino" afirma que eram tempos difíceis de se fazer jornal, porque os meios ainda eram muito precários. "Para se ter uma ideia um clichê levava de 3 a 4 dias para ser confeccionado em Porto Alegre".
A publicidade era vendida por 400 Réis o centímetro. A impressão iniciava nas quartas-feiras com as páginas centrais.

Em 1940 a tipografia já contava com três impressoras manuais, e os principais lucros eram os convites de casamento, aniversário, eventos na comunidade e até falecimento. Roque disse: "O pessoal gostava de aparecer no jornal porque dava destaque".

Em 1941 o jornal deixou de circular por razões presumíveis (reflexos da Segunda Guerra Mundial nas comunidades alemãs do Rio Grande do Sul), deixando Aloysio Schwertner arrasado. Levou tempo para se recuperar.

Desde o fechamento do jornal "O Paladino", a empresa passou a preocupar-se com o comércio e tipografia.

Atualmente a Livraria e Papelaria "O Paladino" funciona na Rua 13 de Maio, com direção de Roque Schwertner e família. A empresa preserva todos os exemplares do jornal "O Paladino" impressos de 1921 a 1941, devidamente encadernados, que estão em exposição no Memorial de Estrela até o dia 30 de setembro.

No prédio antigo onde funcionava "O Paladino" hoje serve de endereço para o jornal Nova Geração e Rádio A Hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário