Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 23 de fevereiro de 2020

UTL de Estrela com atividades de reciclagem paralisadas

Usina de Tratamento de Lixo

Reunião COMDEMA

Mônica Siegert

Estrela - Desde quarta-feira, dia 19, os funcionários da Usina de Tratamento de Lixo (UTL) não trabalham na reciclagem. Isso porque, de acordo com o secretário interino de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Paulo Ricardo Finck, a prefeitura realiza adequações no local. “Estamos realizando melhorias e reparos nos equipamentos. Entendemos ser melhor, por segurança, não deixar os trabalhadores no local para que possamos fazer as adequações”, explica. Finck destaca que não há motivo para alarde. “Precisamos nos preocupar com a integridade dos trabalhadores e com o andamento do trabalho, e estamos fazendo levantamentos para melhorar as condições”, afirma.

Sem reciclagem

No local, os profissionais são responsáveis pela separação dos materiais que podem ser reciclados, o que representa menos de 20% do total do lixo que chega diariamente à UTL. Os funcionários que trabalham na área onde estão sendo realizadas as adequações foram dispensados nesta quinta-feira, dia 20, porque já não trabalham normalmente na sexta-feira e, na segunda-feira e terça-feira, por conta do feriado, também não iriam. Outros funcionários do local, que trabalham nos setores não atingidos pelas adequações, estão exercendo as funções rotineiramente.

Reunião com prefeito e MP

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), presidido por Mônica Siegert, em reunião na tarde de quinta-feira, abordou a situação e decidiu que será agendada uma reunião com o prefeito Rafael Mallmann e com o Ministério Público (MP). Isso porque quatro prensas da UTL foram condenadas pelo setor de Segurança do Trabalho. Cada uma custa, em média, entre R$ 40 mil e R$ 50 mil. A expectativa é que o Judiciário auxilie com recursos, assim como fez no caso da DP. 

Texto: NG
Fotos: Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário