O Governo de Estrela investiu 23,82% de sua receita de 2015 em saúde. A informação é do secretário Elmar Schneider, que na tarde desta quinta-feira (3) apresentou os dados em audiência pública na Câmara de Vereadores.
Os valores foram aplicados nos diversos serviços oferecidos pelo município. Conforme o secretário, houve também a necessidade de cobrir despesas de responsabilidade do Estado e União por causa do atraso em repasses. “Não poderíamos reduzir serviços e prejudicar a população”, explica.
Os dados apresentados na audiência, referente ao terceiro quadrimestre de 2015, abrangem as várias áreas da saúde. Em todo o ano passado, por exemplo, o número de consultas com clínico geral somaram 45.971; pediatra, 8.979 e gineco/obstetra, 5.698. Em relação aos atendimentos domiciliares os agentes comunitários de saúde realizaram 17.238 visitas, número que passou de 4.313 no primeiro para 7.446 no terceiro quadrimestre em função da implantação do ESF do Bairro das Indústrias.
Destacam-se ainda, em relação a 2015, 102.967 atendimentos de enfermagem; 20.985 odontológicos; 1.497 psicológicos; 3.073 de nutrição; 622 pelo serviço social e 45.987 na farmácia básica. No Caps, ligado à Secretaria da Saúde, os atendimentos médicos somaram 2.970; 1.829 com psicólogo; 1.503 pelos assistentes sociais; 2.901 com enfermeiros e 616 por terapeuta ocupacional. No Serviço de Atendimento Especializado, conforme o secretário, foram 771 com médico infectologista; 55 com pediatra; 1.102 com enfermeiro e 1.708 com técnicos em enfermagem.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas, de Estrela, está promovendo o evento “Escola em Ação”, através do qual serão oferecidos diversos serviços e atividades de entretenimento à comunidade. Será no próximo dia 12 de março, das 8h30min às 11h30min, nas dependências da escola, localizada no Bairro das Indústrias. De acordo com a diretora Teresinha Negri, o objetivo é promover a integração e solidariedade entre as famílias, a partir do projeto do educandário “Gentileza gera gentileza”.
Entre as atividades programadas estão a Hora do Conto; dramatização com os alunos do Grêmio Estudantil, que vão abordar a prevenção à dengue; laboratório de microscopia; ginástica laboral; oficina de reciclagem; verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e exame de acuidade visual. Haverá também atendimento de manicure e cabeleireiro, brincadeiras e atividades recreativas, presença de ervateira e venda de lanches.
A Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa) estará presente divulgando seu trabalho e colocando cães para adoção, assim como Grupo dos Desbravadores. Já a Secretaria Municipal da Saúde colocará a Unidade Móvel, que da mesma forma colocará serviços à disposição do público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário