Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 1 de março de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela - 02 de fevereiro de 2016



O Grêmio Estudantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas, do Bairro das Indústrias, gestão 2016, realizou ação em benefício das crianças atendidas na Escola de Educação Infantil Criança Feliz, do Loteamento Marmitt, e no Cemai de Moinhos. 

No dia 17 de fevereiro, antes do início do ano letivo na rede municipal, as alunas Eduarda Meirelles e Niandra Kadini estiveram nas duas escolas para fazer a doação de brinquedos.
Os donativos foram arrecadados através de uma campanha promovida na Leo Joas, em 2015, com os alunos dos anos finais. Segundo as estudantes, a campanha foi muito positiva, angariando donativos que beneficiaram tanto a própria escola quanto a Emei e o Cemai.

O Departamento de Trânsito da Prefeitura de Estrela ampliou o estacionamento rotativo, abrindo novos espaços. São vagas de 15 minutos, localizadas na Rua Coronel Müssnich, em frente à Praça Professor Henrique Roolaart e à Padaria Bruxel e outros estabelecimentos localizados naquela área. O objetivo é promover maior rotatividade, facilitando o acesso aos estabelecimentos. 

Nesta terça-feira (1º) a equipe da Secretaria de Obras Públicas fez a pintura das faixas e sinalização na pista informando o período de tempo. Ao todo, são 14 vagas na Coronel Müssnich. Já na área central da cidade foram implantadas duas vagas rotativas na Rua Coronel Flores, entre as ruas Tiradentes e Ernesto Alves. 

Os contribuintes que quiserem aproveitar o desconto máximo de 14% têm até o próximo dia 11 de março para pagar à vista o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Estrela. 

São 7% de abatimento e mais 7% se estiverem em dia com os demais tributos municipais. Para quitação do IPTU em cota única até 8 de abril o desconto é de 3%, mais 7% se não houver débitos. 

De acordo com o secretário da Fazenda, Darlã Bellini, somente na prefeitura foram entregues mais de 5,7 mil guias do imposto. Grande parte dos contribuintes, segundo ele, também está imprimindo as guias acessando o Portal Cidadão 24h, no site do município: www.estrela.rs.gov.br

Até o fim de fevereiro, conforme o Setor de Arrecadação, 20% dos contribuintes haviam quitado o IPTU, aproveitando o desconto de 14% concedido pelo município, e 10% solicitaram o parcelamento. Os que ainda quiserem parcelar o imposto podem fazê-lo em 10 vezes, desde que as prestações não sejam inferiores a R$ 30. 

Para este ano a estimativa da Secretaria da Fazenda é de que o município arrecade R$ 4,4 milhões com o IPTU. Em relação ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Bellini destaca que obedece aos mesmos prazos e descontos. O parcelamento, no entanto, poderá ser feito em três vezes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário