Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Coluna Pílulas em Preto e Branco - Luiz Carlos Freitag

Luiz Carlos Freitag

Coluna Pílulas em Preto e Branco

MAGRI-INVENTIVA: Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

JOSÉ ALVES (PTB): "Tem sido tremendamente um assalto atrás do outro".

JOSÉ ALVES (PTB): "Os assaltantes são pessoas que nem são pessoas".

JOSÉ ALVES (PTB): "Vivemos num Brasil onde uma menoria são ladrão".

JOSÉ ALVES (PTB): "Devemos avaliar sobre isso"

JACI (PP): "Os córregos praticamente não correm mais"

MARCELO (PSDB):"Ele tomou remédio similar e quase bateu as bota"

FRASE: "Olarias de Estrela buscam terra em outros municipios porque aqui não tem liberação" (Marcelo Braun, vereador do PSDB)

Marcelo Braun (PSDB) comentou o sucesso da última Expowink, realizada no final do ano passado. Ele disse que os organizadores estão agradecendo muito a administração municipal. "Dizem que este foi o ano em que a prefeitura mais ajudou na realização da promoção".

José Alves (PTB) falou sobre a reunião promovida por Cristiano Nogueira (PMDB) onde o assunto foi a Segurança Pública de Estrela. Disse que a situação não está fácil, pois as pessoas de bem tem que se trancar dentro de casa, como se estivessem num presídio, para ter segurança, "enquanto que aqueles que cometem os atos de deliquência estão soltos". Afirmou que nossa Lei está enfêrma. Cristiano, por sua vez, lembrou que qualquer furto tem que ter um Boletim de Ocorrência, pois assim a polícia pode organizar sua estratégia. "Assim tudo é monitorado". Lamentou que em 1992, Estrela, com muito menos habitantes do que agora, a Delegacia de Polícia tinha 26 policiais, "e hoje são apenas sete, com o delegado". Marco Aurélio Wermann (PT) disse que temos de buscar mais efetivo, mas também garantir sua peermanência em Estrela. "Vieram oito, mas foram embora seis ou sete, daí não adianta".

O corredor ecológico também foi assunto dos vereadores. Marcelo disse que em Chá da Índia-Costão, são retirados cascalhos do Rio Taquari e no local agricultores estão perdendo muita terra devido a erosão. Por isso disse que iria fazer um estudo para ver se está tudo correto. Gilberto Fenstersifer (PP) afirmou que o problema no local, é o Rio Forqueta, que deságua no Rio Taquari, na outra margem. "Quando vem uma enchurrada daquele lado, as águas do Forqueta atravessam o Taquari e causam erosão do lado de cá". É verdade. Mas isso, não tem solução, infelizmente.

Estacionamento de veículos também foi assunto dos Vereadores. Segundo Gilberto, no centro da cidade as vagas são quase todas ocupadas por funcionários de bancos e da prefeitura. "Colocam seus carros de manhã e só retiram à tardinha. Está cada vez pior achar uma vaga no centro". José Alves sugeriu que o prefeito determine que funcionários da municipalidade estacionem na área da ex-Polar, liberando o centro e Gilberto afirmou que a solução mesmo, será o Estacionamento Rotativo Pago.

Interessante a colocação que escuto cada vez com maior frequência, a respeito da rapidez que cada ano passa. Segundo alguns "filósofos", depois do Carnaval, o Natal está batendo na nossa porta. Nem discuto esta afirmativa. Mas este ano, daria prá acrescentar que temos algo um pouco diferente - e que ocorre a cada dois anos. Teremos eleições. Assim, depois do Carnaval - 21 de fevereiro, teremos eleições e daí sim o fim de ano estará batendo nas nossas portas.

A preocupação com a seca que estamos enfrentando, está cada vez maior. Aloisio Mallmann (PSD) disse que na verdade, o problema ainda nem começou. "A falta de chuva vai até a metade de abril". Segundo explicou, a seca está atingindo o norte da Argentina, Uruguai, Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. "O pior ainda virá,pois a previsão é que se repita a estiagem em 2013, 2014 e 2015". Afirmou que já temos arroios sem água no Rio Grande do Sul e logo isso vai ocorrer também no Vale do Taquari. "A Defesa Civil e a Secretaria da Agricultura tem que se alertar, pois a coisa vai ficar feia".

Agora sim, os Vereadores de Estrela entraram em férias. Serão de 30 dias sem Sessões Ordinárias. Na verdade, um pouco mais. As férias iniciaram dia 10 e as Sessões Ordinárias retornam apenas dia 27 de fevereiro, porque dia 20 cai no Carnaval e deverá ser Ponto Facultativo. Daí, sem dúvida as férias serão "espichadas" mais uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário