Airton Engster dos Santos

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Coluna do Airton Engster dos Santos - Jornal O Informativo do Vale - 04 de janeiro de 2017


História - Há 130 anos, em 8 de janeiro toma posse a terceira Câmara Municipal de Estrela, eleita para o quatriênio 1887-1891 constituída pelos vereadores: Bento Manoel de Azambuja, Henrique Theodoro Rohenkohl, Patrício Antônio Rodrigues, Joaquim Alves Xavier, Pedro Schneider, Antônio Victor Menna Barreto e Adolpho Martins Ribeiro.

Vereadores 1 - A Câmara Municipal de Vereadores de Estrela realizou Sessão Solene de Posse para o Mandato 2017-2020, que ocorreu no domingo, dia 1º de janeiro, na Sociedade Ginástica de Estrela, a SOGES. Foram empossados os seguintes vereadores: Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB), Darlã Bellini (PSB), Débora Martins (PMDB), Élio Jair Kunzler (PTB), Ernani Luis de Castro (PMDB), Felipe Schossler (PTB), João Braun (PP), José Itamar Alves (PTB), Marcelo Braun (PSDB), Marcio Mallmann (PP), Marco Aurélio Wermann (PV), Norberto Fell (PPS) e Volnei Zancanaro (PR).

Vereadores 2 - Na segunda-feira (2), realizada sessão da Câmara de Vereadores de Estrela - primeira do ano de 2017. Foram empossados três vereadores: Chicó Lehnen (PSDB), Gilberto Fensterseifer (PTB) e Nelson Tillwitz (PMDB) em substituição aos vereadores licenciados que assumiram como secretários no Executivo Municipal: Marcelo Braun (PSDB), José Itamar Alves (PTB) e Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB).

No dia 1º de janeiro, após a posse do prefeito Rafael Mallmann e vice Valmor Griebeler, ocorreu a nomeação dos secretários municipais. Assumiram: da Educação, Marcelo Mallmann; da Saúde, Elmar Schneider; da Agricultura, José Adão Braun; de Esportes e Lazer, Julio Saldanha; do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Hilário Eidelwein; da Fazenda, Henrique Lagemann; do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), José Itamar Alves; de Obras, Cristiano Nogueira da Rosa; da Administração e Recursos Humanos, Jônatas dos Santos; do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Ricardo Fink; da Cultura e Turismo, Marcelo Braun.

O STR de Estrela comunica a todos proprietários de terras que deverão fazer o pagamento do CCIR 2015-2016 que a guia de pagamento poderá ser emitida no Sindicato, trazendo o último recibo e deverá ser paga na agência do Banco do Brasil até o dia 14 de janeiro de 2017.

Cascata de Santa Rita com queda água, lugar aprazível rodeado de área verde e mata nativa. Foi revoga a Lei Municipal que a define como Monumento Natural, declarando de interesse público. O prefeito Rafael Mallmann pretende explorar o espaço público no local através de ampla concorrência.

O Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Estrela (Codae) aprovou financiamentos de programas para 2017, através do Fundo Rotativo de Desenvolvimento Rural (Funderal). Receberam parecer favorável dos presentes a aquisição de sementes de aveia preta e azevém e de adubo e uréia, ambos até o limite de 30 sacos por talão de produtor.

A partir do dia 5 de janeiro estarão à disposição dos contribuintes as guias para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Estrela. Para pagamento à vista o desconto pode chegar a 14%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Presidente da República, Ernesto Geisel é um estrelense que não nasceu em Estrela

Presidente Ernesto Geisel  O Presidente da República, Ernesto Geisel é um estrelense que não nasceu em Estrela. Já antes...