Estrela-RS - Alunos da Univates apresentam anteprojeto de terminal de passageiros


Alunos da Univates apresentam anteprojeto de terminal de passageiros

Trabalhos estão expostos no saguão da prefeitura e população pode escolher seus favoritos

Estão expostos, no saguão da Prefeitura de Estrela, anteprojetos de um terminal intermodal de transporte de passageiros – rodoviário, ferroviário e fluvial - na área junto ao porto. Os trabalhos foram feitos por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, da disciplina de Projeto de Arquitetura 7, e foram apresentados na noite de segunda-feira (12.12) a profissionais da área e convidados. São oito trabalhos, selecionados entre 12 desenvolvidos neste segundo semestre.

Conforme o professor da disciplina, Alex Brino, os anteprojetos têm abordagens distintas, mas são voltados para a cidade. A proposta é mostrar as diversas soluções desenvolvidas pelos alunos. Segundo ele, a Univates, enquanto universidade, entende que deve contribuir e fomentar soluções para os municípios e região na qual está inserida. Os trabalhos foram realizados em duplas, que na segunda-feira apresentaram e detalharam suas propostas para a construção dos terminais, além de outros usos para a área, com mais de 120 mil metros quadrados, localizada na Avenida Augusto Frederico Markus. 

Dos oito trabalhos serão selecionados três. Há um júri técnico, formado por dois engenheiros e dois arquitetos da cidade; um júri especial, composto por representantes do Executivo, Legislativo, OAB e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), e ainda um júri geral, formado pelo público. Os projetos ficarão expostos na prefeitura até o dia 16 deste mês, quando todas as pessoas interessadas, maiores de 16 anos, poderão indicar o seu preferido. O horário é das 8h30min às 11h e das 14h às 16h30min.

A apresentação contou com a presença do vice-prefeito Valmor Griebeler e profissionais da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade) e da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, Jamile da Silva Weizenmann. “Nosso objetivo não é somente esta parceria com a Univates. Queremos realizar a obra, pois buscamos a modernização do município de Estrela”, enfatizou o vice-prefeito. 

Os autores dos projetos
Os anteprojetos expostos são de autoria dos seguintes alunos: Ana Maria Klafke e Thaís Castelani; Artur Pretto Junqueira e Thaís Lohmann; Carina Krein e Claudia Bildhauer; Daiane Binsfeld e Denise Machry; Douglas Arend e Eduardo Marroni; Julio Cesar Tamiozzo de Aguiar e Jonatan Henrique Ewald; Maíra Scherer e Sheila Gehlen e Marla Bonzanini e Rafaela Zambiasi. 

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário