Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Vale do Taquari Notícias - 23 de outubro de 2012



Notícias Vale do Taquari - 23 de outubro de 2012

A Câmara de Vereadores de Lajeado realiza sessão hoje, às 17 horas. Em Bom Retiro do Sul a sessão do legislativo ocorre às 19 horas desta terça-feira.   
        
Hoje e amanhã ocorre a Feira do Livro do Colégio Scalabriniano São José de Roca Sales. A programação se desenvolve na Praça Julio Lengler. 
   
Às 18 horas desta terça-feira acontece a assembléia  extraordinária do Centro Terapêutico de Tratamento do Alcoolismo – Central, em Lajeado. Oencontro deve definir a destituição de Adagildo Brizola da presidência e de Ivan Pretto do Conselho Fiscal.  Posteriormente será aberto o processo de reconstituição da diretoria e reordenação administrativa da entidade.
        
Hoje o Ponto de Atendimento do Sebrae em Teutônia realiza a palestra gratuita “Como aumentar as vendas em datas especiais e comemorativas”. O evento, aberto ao clube, ocorre na sede da Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia, das 19h15min às 22h15min, sem cobrança de taxa de inscrição.
       
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado sedia hoje, às 18 horas, no auditório do Sicredi, o Encontro das Ligas Femininas de Combate ao Câncer do Vale do Taquari. Na reunião administrativa, temas comuns das entidades e a avaliação do material impresso que será distribuído junto ao Centro de Tecnologia Avançada (CTA), do Hospital Bruno Born.
        
Na sequência das atividades do programa Leite Gaúcho, a Emater de Capitão programa para hoje mais uma etapa de capacitação para criadores de bovino de leite. O evento inicia às 09 horas, na Câmara de Vereadores, com os técnicos abordando a  sanidade no manejo reprodutivo do rebanho bovino de leite. 

Agendada para hoje, das 13h30min até às 18 horas, junto ao Supermercado Languiru, em Teutônia,  a coleta de sangue de mais de 30 doadores já cadastrados pelo Banco de Sangue – Hemovale, de Lajeado. Outros voluntários podem comparecer, fazer o cadastro e o teste. Caso aprovados, podem realizar a doação de sangue ainda no dia de hoje.

        
Em Imigrante os estudantes integrantes do projeto “Amigos da Leitura” estarão hoje, às 12h40min e às 16h40min, na empresa Simonaggio, entregando  livros da biblioteca municipal por empréstimo. O objetivo da ação, é estimular o hábito da leitura entre os imigrantenses.   
        
Em Doutor Ricardo, prossegue até sexta-feira, dia 26, a programação da Semana da Saúde Bucal. Entre as atividades estão previstas na Escola Estadual, palestra e orientações, além de exames de prevenção de câncer, com a presença dos integrantes da equipe da Unidade Sanitária  no educandário. 
       
A Secretaria Estadual de Habitação e Saneamento iniciou ontem em Lajeado, a série de consultas públicas do Plano Regional de Saneamento da Bacia Taquari-Antas. Hoje, às 19 horas, ocorre  reunião consulta no salão da Comunidade Evangélica de Estrela. O evento é aberto a comunidade.
        
O CRAS e a Assistência Social de Venâncio Aires realizam nesta semana um curso de aproveitamento integral dos alimentos, com os instrutores do SENAR. O objetivo é treinar líderes multiplicadores para retransmitir as orientações com demonstrações práticas.
        
A Secretaria de Meio Ambiente de Lajeado realiza hoje, às 19 horas, audiência pública de apresentação do Plano de Saneamento do município. O encontro ocorre no salão de eventos da prefeitura.


Os agricultores de Travesseiro que tiveram o cadastro aprovado para compra de milho a balcão estiagem da Conab, devem retirar na Emater a guia de recolhimento da união. O boleto de pagamento do mês de outubro, que deve ser pago até dia 26, para posterior retirada do milho na CESA, em Estrela.
                       
 A Secretaria da Saúde de Capitão realizou a entrega de mais um Kit Gestante para a mamãe Sandra Fachini e o pequeno Rafael Hunhoff. A entrega foi realizada na Unidade Sanitária.

Quatro shows já estão confirmados para Expovale 2012, são eles: Família Lima, Patati Patatá, Raça Negra e Tchê Garotos. Nos próximos dias a comissão organizadora deve definir mais um show a nível nacional. A Expovale acontece de 09 a 18 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado, com a participação de 300 expositores, e a expectativa de receber mais de 200 mil visitantes.

A Coordenadoria Regional da Polícia Civil realiza no domingo, dia 28, a “Corrida e Caminhada da Polícia Civil”. O trajeto, de cinco quilômetros, será balizado por alunos dos cursos de Educação Física da Univates. O evento é aberto à comunidade regional. A largada será às 9h30min, em frente ao Complexo Esportivo da Univates.

A União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela programou para o dia 08 de novembro a eleição da nova diretoria. A posse da nova diretoria acontece no mês de dezembro.
        
Programada para sexta-feira e sábado,  a IV Feira do Livro e Mostra de Trabalhos em Marques de Souza. Entre as atrações previstas estão: formatura do Proerd, teatro, atividades de recreação, Noite Cultural e lançamento do livro “A Vida e Suas Transformações”, de Sônia Scherer.
         
Mesmo com a contenção de gastos, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Rudimar Müller, confirmou que as obras da creche na Vila Rosa serão concluídas, e de que o educandário será inaugurado antes do final do ano.    
           
Na próxima sexta-feira, dia 26, o governador Tarso Genro estará no Vale do Taquari.  Às 15 horas Tarso estará em Teutônia, na Cooperativa Languiru, e, depois ruma para Encantado, onde visitará a Cosuel.
           
É crescente o número de prefeituras na região que adotaram o turno único para redução de gastos e fechamento das contas de final de ano e de mandatos dos atuais prefeitos. Nesta situação estão os municípios de  Marques de Souza, Bom Retiro do Sul, Taquari, Paverama, Progresso, Boqueirão do Leão, Venâncio Aires e Mato Leitão.
       
No dia 12 de novembro, durante a Expovale, a Emater Regional realiza evento técnico. No temário, a “Formação como ferramenta da agricultura familiar”, “Armazenamento como estratégia da agricultura familiar” e "Susaf/RS".   
       
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari - Antas está com inscrições abertas para a eleição da nova composição plenária, para a gestão 2012-2014. São 40 vagas para titulares e 40 para suplentes. Podem participar representantes de usuários da água e população em geral. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 14 de novembro. A eleição será realizada na Univates no dia 30 de novembro.
        
O CRAS de Traveseiro avisa as famílias contempladas com o Bolsa Estiagem do Governo Federal que devem encaminhar a documentação para agilizar a liberação dos recursos fazendo o cadastro Cad-Único para receber os 400 reais do programa. Devem ser cadastradas todas as pessoas da família.

A senadora Ana Amélia Lemos (PP) pediu urgência para a votação das novas regras de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE). O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, em 2010, a inconstitucionalidade dos atuais critérios de distribuição do fundo e estabeleceu que, até o final deste ano, as novas regras de rateio devem ser votadas. Caso contrário, os repasses aos estados serão suspensos no dia 31 de dezembro.
                       
O técnico da Emater de Travesseiro, Carlos Dexheimer estará de férias até o dia 04 de novembro. Durante este período quem precisar de projetos ou atendimentos da Emater deverá agendar um horário. O técnico substituto atenderá nas quartas-feiras.

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela, a CACIS, promove reunião almoço com o diretor da Escola do Carmo de Gestão, Marcelo do Carmo Rodrigues. Ele abordará o tema: “Tendências e mudanças no ambiente de negócios”. O evento acontece sexta-feira, dia 26, a partir das 11 horas e 45 minutos, no Estrela Palace Hotel.

A Univates de Lajedo realiza nesta quarta e quinta-feira a  sua 2ª Feira de Ciências. O tema Descobrindo Talentos para a Pesquisa, reunirá  45 projetos de ciências, desenvolvidos por alunos dos ensinos fundamental e médio de sete escolas das redes pública e privada de Lajeado. Uma comissão especial irá realizar a avaliação dos trabalhos apresentados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário