Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Vale do Taquari Notícias - 18 de outubro de 2012


Notícias Vale do Taquari - 18 de outubro de 2012

Foram divulgados os classificados para o I Festival de Música Univates. Entre os mais de 30 inscritos, oriundos do Vale do Taquari e da região metropolitana de Porto Alegre, 18 foram selecionados para subir ao palco do Festival, nos dias 9 (etapa eliminatória) e 11 de novembro (etapa final), durante a Expovale 2012, em Lajeado. Após a avaliação de profissionais da área da música e da comunicação, os classificados devem reunir-se, no dia 05 de novembro, às 17h30min, no Núcleo de Cultura da Univates, para o sorteio da ordem de apresentação dos participantes.

Inicia na próxima segunda-feira, dia 22, a XII Semana Acadêmica do curso de História da Univates. A programação, que se estende até a quinta-feira, dia 25, contará com palestra sobre a profissão de historiador, depoimentos de profissionais da área, relatos de intercâmbios e viagens de estudo, rodas de conversa, oficinas e exibição e análise do filme “Madeinusa”. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Interessados podem inscrever-se na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/eventos.

A CDL de Lajeado, por meio do Programa Ideias que Alimentam, promove no dia 26 de outubro palestra com a coordenadora da Assessoria Econômica do Sistema Fecomércio, Patrícia Palermo. Ela vai apresentar o tema Economia do RS: Conjuntura e Desafios para o Futuro, além de mostrar como o contexto econômico brasileiro e mundial interfere nesta questão. O evento tem a parceria do Sindilojas Vale do Taquari. Em formato reunião-almoço, a atividade ocorre a partir das 12 horas, na sede da entidade.

Hoje, às 18 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Marques de Souza. No município de Teutônia a sessão do legislativo está programada para às 18 horas e 30 minutos desta quinta-feira. 
       
O roteiro de reuniões em Travesseiro, para cadastrar os produtores rurais no Programa Bolsa Estiagem, continua nesta quinta-feira, às 14 horas, em Linha Cairu.
       
Ocorre hoje, durante todo dia, na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, o curso enfocando o tema: “Logística Integrada: uma abordagem prática”. O evento tem como público alvo, gestores de empresas com interesse  nos processos da logística empresarial.
        
Associados da Câmara  de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela  realizam hoje uma visita a Indústria de Colchões Gazin, da cidade de Candelária. Além de conhecer o complexo industrial, os empresários recebem informações sobre o processo de gestão da empresa. 
       
Hoje, às 15 horas, acontece na Univates em Lajeado, o debate sobre o fim do atual sistema de pedágio nas rodovias e alternativas propostas pelo Governo do Estado. O secretário executivo do Corede Serra e membro do Conselho Superior da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), José Voltan Adamoli, participará do encontro.
        
Ocorre hoje, a partir das 13 horas e 30 minutos, no salão de eventos da Paróquia São Sebastião Mártir em Venâncio Aires, o Encontro Técnico Regional sobre Sanidade Bovina e Agroindústria Familiar. Para o encontro, estão confirmadas as participações de representantes das prefeituras dos vales do Taquari e Rio Pardo, para o lançamento regional do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose Bovídea (PROCETUBE).
       
As dificuldades na distribuição de combustíveis no Estado já atingem a cidade de Sério, onde pode faltar gasolina a partir desta quinta-feira. Outras cidades de pequeno porte na região, também estão recebendo quotas limitadas das distribuidoras.
       
O poder legislativo de Arroio do Meio realizou sessão ordinária ontem. Na tribuna, a manifestação de sete vereadores.  O clima foi de solidariedade aos quatro vereadores que não conseguiram a reeleição e a lembrança que serão quatro anos de trabalho pelo município e não pelas siglas partidárias.
       
Será lançado hoje durante o curso de Mediação de Conflitos, que a Secretaria Estadual de Educação realiza em Estrela, o Comitê de Prevenção à Violência nas Escolas. Segundo a Coordenadora Regional de Educação Marisa Bastos, a violência nos educandários existe mas falta a notificação oficial para viabilizar as medidas cabíveis em cada situação.
       
A complicada situação da Clínica de Recuperação de Dependentes Químicos – Central, no Bairro Carneiros - Lajeado, repercutiu na sessão da Câmara de Vereadores. Foi sugerido por alguns vereadores lajeadenses o imediato cancelamento dos repasses de recursos municipais para a instituição, até que sejam apuradas as denúncias de irregularidades.
       
O Promotor Público Sérgio Diefenbach encaminhou à Vara Cível do Fórum de Lajeado, pedido de destituição do atual presidente da Central, Adagildo Brizola. Segundo o promotor, existem evidências sobre as irregularidades praticadas por Adagildo.
        
Desde abril, cerca de 50 crianças, adolescentes e idosos de Roca Sales participam da oficina “A música como forma de emancipação social”. Divididas em quatro turmas, a capacitação ocorre nas segundas-feiras, em horários diferentes, com o oficineiro Renato Winkel. A ação é coordenada pelo CRAS.
      
 Nomes conhecidos da arbitragem do futebol estadual e nacional, como o árbitro da Fifa Leandro Vuaden; o assistente de arbitragem Fifa Altemir Hausmann e a assistente de arbitragem Renata Schaefer participarão, na próxima segunda-feira, dia 22, às 19h10min, no auditório do Prédio 16 da Univates, da mesa-redonda “O profissional de educação física e a atuação na arbitragem do futebol”. O evento é gratuito, aberto à comunidade

A Prefeitura de Progresso está atendendo em turno único, das 07 às 13 horas, em todas as secretarias e departamentos municipais. Apenas os plantões médico e veterinário atendem fora destes horários. Os contratos de prestação de serviços não essenciais foram suspensos, e podem ocorrer cortes em funções gratificadas. 
        
A Secretaria de Cultura e Turismo de Teutônia é parceira na realização do 47ª Festival de Coros no Rio Grande do Sul programado para o próximo domingo, dia 21, na Igreja Evangélica Luterana Martin Luther, do Bairro Languiru. O evento inicia às 18 horas, com a participação de seis corais, entre eles, o Coral Municipal de Teutônia e o Coral da Certel.
   
A Secretaria de Saúde de Arroio do Meio realiza sábado, dia 20, uma ação de prevenção de enfermidades que atingem as mulheres. A Unidade de Saúde Central e os postos do Programa Estratégia de Saúde da Família dos bairros Navegantes, Bela Vista, e Aimoré estarão abertos das 8h30min até 11h30min.
       
A Secretaria de Agricultura de Capitão realiza no mês de novembro a campanha de erradicação da febre aftosa, com vacinação de animais com até dois anos de idade. Os produtores enquadrados no Pronaf terão direito a vacina gratuitamente.  Os demais precisam comprar o medicamento em estabelecimento credenciado pelo Ministério de Agricultura.
       
As empresas atuantes nas obras de duplicação da BR 386, alertam que hoje e no sábado, entre às 12 e 14 horas, ocorrerão interrupções da BR-386, em Estrela, para detonação de rochas. O bloqueio será no trajeto do Km 351 até o Km 354, imediações das empresas BLS e Altari. 
        
Celso Kaplan e Charles Porsche, prefeito e vice eleitos de Imigrante, voltaram a ocupar os cargos de secretários municipais de Saúde e Educação respectivamente. Nos próximos dias Kaplan e Porsche iniciam com o atual prefeito Paulo Altmann, o processo de transição de governo.
           
O Clube Comercial de Encantado promove no dia 27 de outubro, o Jantar Beneficente das Soberanas, com o tema “Um Conto de Fadas”. A Rainha Luiza Slaghenaufi, e as princesas Mayara Cornelli e Andressa Casanova, receberão os convidados para uma noite de solidariedade. A receita do evento será revertida para a Associação Pró-Menor e para o Projeto Leitos de Atenção em Saúde Mental do Hospital Beneficente Santa Teresinha.
           
O deputado estadual Lucas Redecker protocolou na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, emenda que beneficia a agricultura de Vespasiano Corrêa. O recurso, na ordem de R$ 120 mil, destina-se para a compra de uma patrulha agrícola. 

O Centro de Referência da Assistência Social de Travesseiro confirma para o dia 23 de outubro às 10 horas da manhã o encontro dos dois grupos do Bolsa Família na sede do Cras. O transporte sairá às 09:30 horas de Três Saltos Baixo.
       
Na sequência das atividades do programa Leite Gaúcho, a Emater de Capitão programou para a próxima terça-feira, dia 23, uma nova etapa de capacitação para criadores de bovino de leite do município. O evento acontece na Câmara de Vereadores, a partir das 9h20min, com previsão de encerramento às 16 horas e terá a presença do Veterinário Martin Schmachtenberg, que vai abordar o tema sanidade, tratando sobre criação de terneiras, controle de mamite, manejo reprodutivo e toda a parte sanitária. Esta será a quarta etapa do programa, que teve início no mês de agosto.

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela, a CACIS, promove reunião almoço com o diretor da Escola do Carmo de Gestão, Marcelo do Carmo Rodrigues. Ele abordará o tema: “Tendências e mudanças no ambiente de negócios”. O evento acontece no dia 26 de outubro, a partir das 11 horas e 45 minutos, no Estrela Palace Hotel.

No próximo sábado, dia 20, serão realizadas as provas do concurso público da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Quarenta e cinco candidatos estão inscritos para o processo. São duas vagas para agente comunitário de saúde e uma para farmacêutico. As provas serão aplicadas a partir das 08 horas e 30 minutos, na Escola Municipal Jacob Sehn.

Nesta sexta-feira, dia 19, acontece o tradicional Festa Municipal do Idoso em Travesseiro. O encontro ocorre na sede do Clube Esportivo Travesseirense, com transporte coletivo de todas as localidades.
          
A  Secretaria de Educação e a Emater de Anta Gorda realizam nesta sexta-feira, dia 19, no ginásio do Colégio Santa Teresinha a Feira Municipal de Alimentação. O objetivo do evento é incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis e promover a integração social entre os alunos, professores, funcionárias das escolas e comunidade em geral.
       
A Secretaria de Agricultura e a Emater de Coronel Pilar recebem até o final do mês as encomendas de alevinos. A entrega ocorre em novembro.
           
Desde segunda-feira, dia 15, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado, com a colaboração da comunidade, vestiu a cidade na cor rosa para manifestar seu apoio ao movimento Outubro Rosa. A ação visa também celebrar os 20 anos de atividades da entidade, que é comemorado no dia 29 de outubro. Os estabelecimentos comerciais se engajaram na mobilização e decoraram as suas vitrines de forma criativa na cor rosa.  Além do grande número de comerciantes que aderiu ao movimento, a Igreja Matriz São Pedro e a Casa de Cultura Pedro José Lahude também receberam iluminação especial. O movimento Outubro Rosa é internacional e divulga a prevenção e o tratamento do câncer de mama.



Nenhum comentário:

Postar um comentário