Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Notícias Vale do Taquari - 24 de maio de 2012


O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 1º de junho a campanha de vacinação contra gripe. Na cidade de Encantado, de acordo com levantamento realizado, até terça-feira haviam sido vacinadas 2.191 pessoas. A campanha tem como público-alvo pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, população indígena, crianças de seis meses a dois anos e gestantes. A meta a ser alcançada em Encantado é de 3.993 pessoas.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento de Encantado realizou assembleia municipal para definir os projetos que serão apresentados ao Processo de Participação Popular Cidadã – Orçamento 2013 do Governo do Estado. Os projetos apresentados serão levados ao Fórum Regional da Participação, que ocorre dia 19 de junho, onde serão definidos quais os projetos vão constar na cédula de votação. Foi aprovado como prioridade estratégica o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Vale do Taquari, e que irá beneficiar 36 municípios da região. Já no dia 04 de julho, a população vai poder escolher as quatro demandas e as duas prioridades estratégicas.

O Tribunal de Contas da União aprovou ontem, por unanimidade, as contas do primeiro ano do governo Dilma Rousseff. O documento será enviado para análise e votação no Congresso.

A Fundação Ulysses Guimarães, do PMDB, está distribuindo um kit para orientar seus candidatos nas eleições de outubro. Integram o pacote CDs com o curso preparatório para candidatos, curso de dicção e oratória, que explica técnicas de discurso, postura e linguagem apropriados para todas as situações que um orador, pessoa pública, poderá se deparar.

A Secretaria de Agricultura de Capitão encerra nesta sexta-feira, dia 25, o período para reservas de sementes de milho. Os produtores que fizeram a reserva no ano passado estarão isentos do pagamento neste ano em função da seca que atingiu o município. Já a reserva deste ano deverá ser quitada somente no ano que vem.

A Secretaria da Saúde e Meio Ambiente de Encantado realizou sábado, dia 19, o projeto Saúde na Comunidade no Bairro Santa Clara. A equipe realizou mais de cem atendimentos gratuitos para os moradores do local. Foram realizadas 48 verificações de pressão arterial, 42 testes de glicose, 09 pré-câncer e 10 atendimentos odontológicos, além da confecção do cartão SUS, no salão comunitário. A próxima comunidade a receber o projeto será do Bairro Santo Antão, dia 16 de junho, das 7h30min às 11h30min, no salão comunitário.

A Secretaria da Agricultura de Capitão está realizando o período de vacinação contra Febre Aftosa. Neste ano, todos os bovinos, independente da idade, deverão ser vacinados.

O Seminário Drogas Por Quê? Desafios para a Educação – Etapa Rio Grande do Sul, promovido pela Fundação Milton Campos, apresentado ontem, na cidade de Encantado, recebeu 130 participantes, que foram capacitados para atuarem na prevenção ao uso indevido de álcool e drogas por crianças e adolescentes.

 A administração municipal de Lajeado promove na próxima segunda-feira, dia 28, audiência pública com o objetivo de discutir a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2013. O evento acontecerá no Salão de Eventos do Centro Administrativo, a partir das 14 horas.

A Univates está realizando a campanha “Aqueça um coração”, que tem a proposta de arrecadar agasalhos, roupas de cama, cobertores e calçados. Os alunos da Instituição e comunidade podem fazer suas doações nos postos de coleta: Secretaria de Extensão e Pós-Graduação (Prédio 1), Biblioteca (Prédio 2), Setor de Atendimento ao Aluno (Prédio 9), e nos prédios 11 e 16, no câmpus Lajeado. As doações serão destinadas a entidades que atendem crianças e idosos da região do Vale do Taquari e podem ser feitas até o dia 22 de junho.

A escritora Telma Guimarães  continua com atividades na tarde de hoje na Feira do Livro de Estrela. A noite será apresentada a peça teatral "Indecisão".  A programação se desenvolve no salão social da Sociedade Ginástica Estrela.
        
O Ciclo de Palestras Sobre Citricultura no RS iniciado ontem em Arvorezinha, chega hoje ao ponto alto. A série de palestras e debates seguem até às 15 horas, no auditório da Prefeitura de Arvorezinha.

Faltando apenas um dia para encerrar a Campanha de Vacinação contra a Gripe, o município de Roca Sales imunizou 1.112 pessoas, correspondendo a 50,47% da meta a ser alcançada, que é de 2.203, sendo 1.852 idosos, 146 crianças, 132 trabalhadores da saúde e 73 gestantes. A campanha ocorre até esta sexta-feira, dia 25.

A comunidade da Barra do Coqueiro será a anfitriã dos V Jogos Rurais, neste sábado, dia 26, a partir das 10 horas. Diversas competições esportivas, culturais e recreativas serão realizadas. Pela manhã, terão início os jogos de futebol sete e ao meio-dia ocorre almoço de confraternização. Estarão representadas 16 comunidades que disputarão 28 provas durante o dia.

Nos próximos dois sábados, dias 26 de maio e 02 de junho, a comissão organizadora da Suinofest 2012 sorteia 20 ingressos para o Salão Gastronômico. Em cada sábado, serão dez bilhetes sorteados na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Padre Anchieta. O sorteio ocorre às 10 horas, com a presença do mascote Buti, de membros da comissão organizadora e autoridades. Concorrem aos ingressos os consumidores que preencheram cupons no comércio local e depositaram nas urnas de cada estabelecimento.

O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) reuniu ontem em Lajeado, seus associados e diretoria para assembleia. A atividade, precedida de reunião-almoço, ocorreu no salão social da entidade e foi coordenada pelo presidente Jandir Dickel. O encontro teve como pauta a prestação de contas do ano de 2011. Os presentes aprovaram o relatório, que mostrou dados do balanço patrimonial e demonstração de resultado com respectivo parecer do Conselho Fiscal.

A Juventude Scalabriniana das paróquias de Encantado, Guaporé, Sarandi, Serafina Corrêa e Nova Bassano, coordenada pelo Padre Clailson Barb, está preparando o 3º Encontro Internacional. O evento ocorre nos três primeiros dias de junho em Nova Bassano, com participação de delegações das paróquias citadas, e ainda de Porto Alegre, Campos Novos e Paraguai. Será um final de semana de formação cristã, através de debates, música e da palestra do Padre Osmar Coppi.
          
Em função da possibilidade de perda do mandato por infidelidade partidária, o vereador Leandro Marmitt renunciou ao cargo. A renúncia, segundo o próprio Leandro, preserva a condição de pré-candidato a prefeito pelo PP.
           
Em ato realizado na segunda-feira as executivas do PSDB, PP, PPS e PR da cidade de Taquari oficializaram a formação de uma aliança ampla para as eleições municipais de 2012. Também foi apresentada a dobradinha formada por Cláudio Martins como pré-candidato a prefeito e de Clóvis Bavaresco, a vice-prefeito.

Hoje a tarde na abertura do 3º Rodeio Crioulo do CTG Entrevero Charrua, ocorre a inauguração do  Parque de Eventos de Lajeado, situado na localidade de São Bento. São esperadas 600 duplas para o Tiro de Laço. Também estão programadas outras competições campeiras e shows artísticos.

Agendadas para a próxima semana as audiências individuais para a indenização dos proprietários de terras, que foram parcialmente utilizadas na duplicação da BR 386, entre Estrela e Tabaí. Ao total são 43 processos, com lotes diferentes e em áreas de valorização diferentes. As audiências serão no prédio 03 da Univates, de 29 à 31 de março.
       
O Sicredi Região dos Vales intensifica a divulgação  da campanha de prêmios comemorando os 30 anos de existência da organização. A entrega dos cupons para concorrer a uma caminhonete, cinco automóveis, 12 TVs  e 12 notebooks,  encerra dia 06 de julho. Participam da campanha os clientes do Sicredi Região dos Vales.
       
Oficializada a compra de uma área de terras pela Prefeitura de Putinga, destinada à construção do Parque Municipal de Eventos. A área com 67.618m2 localizada na Linha Carlos Barbosa custou  R$ 160 mil.

Lançada na noite de ontem a programação oficial da 11ª edição da Suinofest que inicia no dia 08 de junho, no Parque João Batista Marchese, mas mobilizando todos os segmentos da comunidade de Encantado. Entre as novidades está a ampliação do espaço para a Feira Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócio com mais 190 espaços, passando para mais de 400 lugares e prevendo um aumento de 20% nos negócios, que na edição anterior alcançaram R$ 2 milhões.

Nesta sexta-feira, dia 25, o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Roca Sales realiza reunião ordinária. O evento ocorre às 14 horas no plenário da Câmara de Vereadores. Na pauta estão o destino correto das pilhas, a criação da cartilha do lixo. O grupo também propõe mudança no Estatuto do Conselho e sugere alterações do contrato de recolhimento do lixo urbano.

Hoje, às 18h30min, a Univates inaugura o Prédio 17 da instituição. O local contemplará os cursos das áreas das engenharias e de design. A solenidade ocorrerá no hall de entrada do Prédio 17 – fundos do Complexo Esportivo. Na oportunidade acontece apresentação do coral Vocalize, de Lajeado.

A equipe da Secretaria da Saúde de Capitão realiza reunião interna no dia 30 de maio, quarta-feira, no horário das 11 horas ao meio-dia. Durante este período, não haverá atendimento na Unidade Sanitária.

O Planeta do Saber será realizado na cidade de Encantado nesta sexta-feira, dia 25, com atividades de educação ambiental para o uso adequado e seguro de energia elétrica e temas transversais ligados a sustentabilidade nas cidades: água, lixo e mobilidade. O projeto foi viabilizado através de parceria entre AES Sul e Prefeitura de Encantado. As atividades do Planeta do Saber estarão abertas aos professores e alunos das escolas do município das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17 horas, no Parque João Batista Marchese.

Hoje o município de Teutônia completa 31 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data, a Câmara de Vereadores realizará Sessão Solene, às 19 horas e 30 minutos, na sede da Sociedade de Águas. Serão homenageadas 15 comunidades do interior do município e 93 entidades recebem placa como forma de agradecimento pelo trabalho realizado em prol do crescimento e do desenvolvimento de Teutônia.
        
A Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Estrela realiza Reunião-Almoço nesta sexta-feira, dia 25, no Estrela Palace Hotel. A palestrante será a jornalista Rosane de Oliveira, que abordará o tema “Como a política influi no desenvolvimento do Estado”. 
                
Nesta sexta-feira, dia 25, os estudantes do ensino médio da região poderão participar da 12ª Feira de Profissões do Colégio Madre Bárbara de Lajeado. Haverá exposição de escolas de cursos técnicos e profissionalizantes e de pelo menos 10 Universidades. O evento acontece das 19 às 22 horas, no ginásio do educandário.
        
Hoje, às 14 horas, acontece na Escola Monsenhor Seger a assembléia geral para escolha das prioridades de Travesseiro, para consulta popular deste ano.
                       
A Escola Municipal Sagrada Família de Roca Sales realiza sábado, dia 26, às 08 horas, o “Encontro da Família”. Na programação que se desenvolve no pátio e Ginásio de Esportes do educandário, estão previstas apresentações artístico-culturais, atividades esportivas, recreativas e motivacionais.
                
O Conselho Municipal de Desenvolvimento de Capitão está organizando o Processo de Participação Popular e Cidadã, que vai definir as prioridades da região para o orçamento de 2013. A Assembléia Municipal está marcada para hoje, às 14 horas, na Câmara de Vereadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário