Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Vale do Taquari Notícias - 23 de Maio de 2012



Vale do Taquari Notícias - 23 de Maio de 2012


Em Roca Sales inicia dia 31 de maio, a oficina de prendedores de roupas decorados, para crianças de 5 e 6 anos. As aulas ocorrerão semanalmente, nas quintas-feiras, das 15h20min às 16h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e prosseguirão até o mês de junho. Além desta oficina, realizada através de recurso estadual, outras capacitações de artesanato serão oferecidas às crianças nos meses de julho e agosto.

A prefeita de Lajeado, Carmen Regina Pereira Cardoso, ficará afastada das atividades do governo por duas semanas. O afastamento deve-se a um acidente doméstico, acontecido na última segunda-feira. Em função disso, foram cancelados vários compromissos, inclusive sua palestra na Reunião Almoço, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado, dia 28 deste mês. Nesse período o chefe do Executivo será o vice-prefeito, Sedinei Zen.

No próximo sábado, dia 26, às 10 horas, a Associação Comercial e Industrial de Encantado promove na esquina da rua Julio de Castilhos com a Padre Anchieta, o sorteio dos primeiros 10 ingressos para Suinofest 2012, na promoção que está sendo realizada em parceria com o comércio local. 

Em comemoração ao Dia do Ceramista, celebrado no dia 26 de maio, a Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado promoverá no próximo sábado, uma programação na Praça da Matriz, no Centro. A atividade iniciará às 14 horas e disponibilizará comercialização de artesanato, exposições de pintura em cerâmica, além de música, com voz e violão de Paulo Giongo. Em caso de mau tempo, o evento será cancelado.

A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) realizou sábado na Casa de Cultura de Encantado, reunião mensal com a presença de 40 escritores da região. Durante o colóquio, o professor e escritor encantadense Airto Francisco Gomes foi indicado por unanimidade para ocupar uma das cadeiras da Alivat. Gomes integrará o grupo de escritores de Encantado na academia, composto atualmente por Gino Ferri, Jorge Moreira, Carlos Alberto Schäffer, Pedro Silveira e Ampère Giordani. A posse está prevista para ocorrer em Lajeado, em solenidade com outros dois indicados da região, no dia 25 de julho, Dia do Escritor.

Na próxima sexta-feira, dia 25, o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Roca Sales realiza reunião ordinária. O evento ocorre às 14 horas no plenário da Câmara de Vereadores. Na pauta estão o destino correto das pilhas, a criação da cartilha do lixo. O grupo também propõe mudança no Estatuto do Conselho e sugere alterações do contrato de recolhimento do lixo urbano.

Amanhã, às 18h30min, a Univates inaugura o Prédio 17 da instituição. O local contemplará os cursos das áreas das engenharias e de design. A solenidade ocorrerá no hall de entrada do Prédio 17 – fundos do Complexo Esportivo. Na oportunidade acontece apresentação do coral Vocalize, de Lajeado.

As águas do rio Taquari estão tão baixas que uma marca de 1943 feita na pedra ressurgiu nos últimos dias. Na seca daquele ano, Rodolfo Bünicker gravou a data na rocha às margens do rio, próximo da cidade de Colinas. Segundo o ex-prefeito de Colinas Ari Hermann, Bünicker tinha prática em gravar as datas de falecimentos na pedra de areia já que a sua profissão era fazer túmulos. A seca daquele ano foi uma das piores da história.

A equipe da Secretaria da Saúde de Capitão realiza reunião interna no dia 30 de maio, quarta-feira, no horário das 11 horas ao meio-dia. Durante este período, não haverá atendimento na Unidade Sanitária.

A Campanha de Vacinação contra Gripe, que está sendo realizada em todo o país encerra nesta sexta-feira, dia 25 de maio. A Campanha compreendeGestantes, Idosos com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a 2 anos. Quem ainda não recebeu a vacina pode procurar um posto de saúde.

A Prefeitura de Lajeado, em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul, promove hoje, a 3ª edição do Fórum Permanente do Corredor Ecológico do Rio Taquari. O evento iniciará às 19 horas, no auditório do Prédio 11 da Univates. Na oportunidade, os prefeitos dos municípios que aderiram ao Projeto Corredor Ecológico serão homenageados pelo comprometimento na recuperação e conservação da mata ciliar.

O município de Encantado estará participando, dia 30 de maio, do Dia do Desafio, que incentiva a prática de exercícios físicos por, pelo menos, 15 minutos. Encantado estará competindo com a cidade de Esparza, na Costa Rica. Todas as pessoas e instituições estão convidadas a participar. No caso de empresas, escolas ou instituições é importante fazer o registro fotográfico da atividade realizada.

A Associação Muçunense de Estudantes Universitários está trabalhando em prol de pessoas que necessitam de agasalhos neste inverno. Entre os dias 02 e 22 de junho, a entidade realizará a Campanha do Agasalho 2012. Os donativos podem ser entregues nas caixas de coleta que estarão espalhadas pelo comércio da cidade.

O Centro de Cultura Alemã, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado, promove no próximo domingo, dia 27, o VI Encontro de Grupos de Danças Folclóricas Infantis. O evento iniciará às 9h30min, no Parque Histórico, com a tradicional polonese gigante e o abraço simbólico ao parque. Mais de 700 crianças, das cidades de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Nova Petrópolis, Imigrante, Colinas e Dois Irmãos, participarão do encontro. A programação encerra às 15 horas e 30 minutos.

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro recebeu ontem as doses da vacina contra a febre aftosa. As vacinas devem ser retiradas até segunda-feira, dia 28.  
           
O município de Travesseiro recebeu ontem a tarde a visita do Coordenador Nacional da Carteira de Leite e Derivados do Sebrae, José Altamiro da Silva, que veio conhecer e acompanhar o andamento do projeto PISA (Produção Integrada em Sistemas Agropecuários). O projeto que beneficia 20 famílias do município apresenta resultados satisfatórios.

A Feira do Livro de Estrela tem agendado para hoje a tarde, atividades com a escritora Telma Guimarães. Já a noite haverá apresentação da peça teatral “Ilha” e também Sarau Literário. A programação se desenvolve na Sociedade Ginástica Estrela.
       
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul  encerra hoje o período de inscrições para concurso público. Há vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Contador, Controlador Interno e Fonoaudiólogo. Inscrições podem ser feitas pelo site www.cruzeiro.rs.gov.br . 

A Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social realizou o processo de seleção dos projetos de Hortas, Cozinhas e Padarias Comunitárias. O município de Roca Sales foi o único do Vale do Taquari que ficou entre os 19 projetos selecionados, sendo um dos pré-selecionados para implantar o projeto “Horta Comunitária”. O cronograma de atividades prevê, agora, análise documental, que será feita pela Divisão de Convênios da Secretaria. Após esse processo, o município estará habilitado para o convênio.
        
A Secretaria de Educação de Doutor Ricardo está promovendo hoje, no auditório da prefeitura, o 1º Cinema da Escola. A programação é voltada para professores e alunos das escolas do município. Para hoje a tarde estão previstas duas sessões. A programação encerra a noite, com a realização de mais uma sessão.
           
Confirmada para 16 de junho, a presença o ex-ativista italiano Cesare Battisti, em Progresso, para uma palestra e lançamento de seu livro, “Ao Pé do Muro”. A recepção será às 10 horas na sede do CTG Sinuelo da Amizade.
       
Durante a Marcha dos prefeitos em Brasília, os prefeitos Edgar Cerbaro, de Progresso, e, José Flávio Godóy da Rosa, de Fontoura Xavier, foram recebidos pelo Ministro da Integração Fernando Bezerra, para acelerar o processo de reconstrução das pontes destruídas pela enxurrada de janeiro de 2010. São dez pontes pequenas no interior dos dois municípios, uma Ponte sobre o Rio Fão, na Barra do Dudulha, e outra que liga os dois municípios a Barros Cassal.
       
Uma equipe de fiscais do CREA iniciaram um mutirão de fiscalização em obras da construção civil da região, incluindo unidades armazenadoras de grãos e resíduos sólidos de saúde. A ação monitora obras visando a segurança dos que trabalham no local e dos que devem ocupar os prédios ou estabelecimentos.
       
Em novembro do ano passado o município de Cruzeiro do Sul ficou sem a estação rodoviária. O empresário Armando Pessi perdeu a concessão e mesmo assim o DAER continua efetuando a cobrança mensal via agências bancárias.
       
Com a intervenção do deputado federal Onix Lorenzon (DEM), o Conselho de Agricultura de Colinas conseguiu dois tratores agrícolas. Os equipamentos já estão a disposição da comunidade colinense.        

A Câmara de Vereadores de Arroio do Meio autorizou o Poder Executivo a investir na reforma e ampliação das câmaras mortuárias nos bairros Bela Vista, Navegantes, Aimoré e São Caetano. Para isto a prefeitura precisa fazer convênios com as instituições religiosas mantenedoras destas casas.
       
Ao tomar conhecimento  da situação de encerramento das atividades do Frigorífico Marfrigem Mato Leitão, o prefeito, Carlos Alberto Bohn, realiza mobilização para tentar a manutenção da empresa no município.  Entre os argumentos utilizados por Bohn, estão a mão de obra qualificada e o baixo número de ações trabalhistas.

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro realiza nesta semana um roteiro de reserva das sementes de milho do programa troca-troca. Hoje, às 14 horas, a equipe estará no salão de Picada Vinagre. Amanhã, a equipe estará no salão de Cairu. Os agricultores da Sede devem ir até a Secretaria da Agricultura.

O Departamento de Esportes de Travesseiro realiza hoje, às 19 horas, na Biblioteca Publica, a reunião de avaliação do campeonato de voleibol e de organização do próximo campeonato de futsal.

Hoje, às 20 horas, acontece no Salão Gastronômico Dália, na cidade de Encantado, a coletiva de imprensa para lançamento da Suinofest 2012. Na oportunidade a comissão organizadora do evento apresenta a programação oficial do evento, que ocorre nos dias 08, 09, 10, 15, 16 e 17 de junho, no Parque João Batista Marchese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário