Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 19 de maio de 2012

Lançado Projeto Se essa rua fosse minha em Lajeado


Consultora Educacional do Programa Se essa rua fosse minha, Wilsa Castro ministrou a capacitação aos participantes

Natasha Bouvier Erthal

Foi lançado nesta quarta-feira (16) o Projeto “Se essa rua fosse minha”, aderido pela Secretaria de Educação (SED) com o intuito de estimular pais, alunos e professores a assumirem o compromisso de estabelecer uma circulação mais adequada no trânsito. O projeto integra o programa municipal “Regras, por que não?” e é patrocinado pela Editora Fama, de Curitiba, e pela Escola Nacional de Seguros (Funenseg).

A coordenadora do projeto no município, Caroline Heberle, destacou a importância das parcerias firmadas com a Secretaria de Planejamento (Seplan), por meio do Departamento Municipal de Trânsito, e Brigada Militar. “Temos a expectativa de contar com novos parceiros no decorrer da execução deste trabalho”, salientou. Para a prefeita Carmen Regina Cardoso, esta é mais uma ação em prol da comunidade lajeadense. “Buscamos contribuir para a qualidade de vida das pessoas, neste caso, na forma de ações educativas, para que o cidadão tenha uma conduta no sentido de preservar sua própria vida”, declarou a prefeita.

Na solenidade, que aconteceu no auditório da SED, o coordenador do Departamento de Trânsito, Luís Felipe Finkler, afirmou que a educação no trânsito não se restringe à escola, mas também às famílias. “Acreditamos que a parceria firmada entre este conjunto de entidades e pessoas pode tornar o trânsito mais seguro, em busca da preservação da vida”, frisou. Para a titular da SED, Rejane Ewald, tudo na vida é uma via de mão dupla, onde cada direito corresponde a um dever. “Não é suficiente capacitar os motoristas antes de adquirirem sua habilitação. É preciso trabalhar o transeunte, o usuário da via pública, e é neste sentido que a Educação se compromete”.

Durante o dia foi ministrada uma capacitação de oito horas aos 25 professores engajados e representantes das instituições parceiras, sob a orientação da Consultora Educacional do programa, Wilsa Castro, da Editora Fama. Nesta oportunidade foram apresentados os objetivos do projeto, bem como sua metodologia de trabalho e fundamentação teórica. Segundo a consultora, o objetivo do programa é agregar valor ao que os municípios já realizam com relação à educação no trânsito.

“Se essa rua fosse minha” consiste na distribuição gratuita de material didático e educativo sobre trânsito, o que inclui livros para pais, alunos e professores, manual de instruções, DVD, cartazes, jogos, além de certificado aos participantes. O projeto é direcionado à rede municipal de Ensino Fundamental, atendendo a alunos de 1º ano a 8ª série. Cada educandário receberá o material, contemplado com diversas sugestões de atividades a serem aplicadas no ambiente escolar, e poderá reformulá-las conforme sua realidade local.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário