Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 19 de dezembro

Notícias Vale do Taquari - 19 de  dezembro

A administração municipal de Roca Sales anunciou um aumento de 17,46% em relação ao orçamento do ano de 2011. O Projeto de Lei que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2012 está orçado em 20 milhões e 850 mil reais. A matéria deve ser apreciada na sessão desta segunda-feira da Câmara de Vereadores.  

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, participa hoje do Seminário “A Crise da Água no RS: Perspectivas e Soluções”. O evento ocorre, às 14 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Participarão pelo Comitê Taquari-Antas o presidente Daniel Schmitz, vice, Júlio Salecker, e secretaria executiva, Cintia Agostini. O evento também irá contar com a presença de representantes dos 25 comitês de bacias hidrográficas do Estado, além de entidades e organizações ligadas à questão hídrica.

O Sicredi Região dos Vales realiza hoje, às 16 horas e 30 minutos, a entrega da premiação para as escolas vencedoras sorteadas na 4º Edição doConcurso Desenhando, Escrevendo e Cooperando com o Sicredi. O evento será realizado na sede do Sicredi Região dos Vales, na cidade de Encantado. Com o tema “O que vocês deseja para os próximos anos para você, sua família ou região”, a ação mobilizou cerca de 14 mil alunos e 110 escolas da região. Serão entregues 10 notebooks e 9 projetores.

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga a DRU (Desvinculação de Receitas da União) até 2015 deve ser discutida no Senado nesta segunda e terça-feira, antes de ser votada em segundo turno. O objetivo da DRU é autorizar o governo a dispor mais livremente de até 20% de determinadas receitas que são vinculadas a finalidades específicas. Segundo a proposta, o governo poderia gastar em 2012 nas áreas que considerar mais conveniente perto de R$ 62 bilhões.

Devido a chuva de sexta-feira, a abertura do Natal Mais Encantado aconteceu na noite de sábado. Na ocasião foi apresentado o espetáculo “Reino Encantado do Natal” e ainda a inauguração da Casa do Papai Noel e show musical. Ontem a noite a programação teve seqüência com animação do Grupo Metamorfose Multishow, apresentação artística da Escola Mundo Encantado e ainda o espetáculo da Ospa, na Igreja Matriz.
           
Cerca de 1500 pessoas de vários municípios da região prestigiaram na noite do sábado a Festa de Natal de Travesseiro, realizada em frente a Igreja Matriz. Ocorreram as apresentações da Orquestrinha Infanto Juvenil de Travesseiro, o Coral Municipal Juvenil Novo Brilho, o coral de alunos das escolas estadual e municipais, encenação do teatro do nascimento de Jesus, show da banda Nova Estação.
           
O PMDB de Cruzeiro do Sul está pleiteando na justiça eleitoral, a cadeira do vereador César Leandro Marmitt, eleito pela sigla em 2008, mas que em setembro deste ano, migrou para o PP. Caso Marmitt perca o mandato, assumirá a vaga o peemedebista José Carlos Eckert.
           
A Comissão de Agricultura e de Reforma Agrária no Senado aprovou o projeto que proíbe a diferenciação no preço de leite pago pela laticínios aos produtores. A matéria também determina que o preço deve ser comunicado aos produtores, sempre até o dia 25 do mês anterior a entrega do produto.
           
A administração municipal de Roca Sales concretiza o acordo e parceria com os moradores das ruas 21 de Abril, Sete de Setembro, Elizeu Orlandini e trecho da João Spies para o calçamento das vias com paralelepípedos.
Em situação de emergência devido a longa estiagem, o município de Cruzeiro do Sul conseguiu do governo estadual uma máquina para a abertura de poços artesianos. A máquina deve chegar nesta semana e imediatamente será deslocada para uma localidade onde já não existe mais água para o consumo humano.
           
 Com maquinário cedido pelo Departamento de Comandos Mecanizados do RS, foi iniciada a terraplenagem da área onde será instalada a Unidade Produtora de Leitões, em Campo Branco, distrito de Progresso. A meta do prefeito Edgar Cerbaro é de terminar esta etapa da obra ainda neste ano para em janeiro iniciar a construção dos galpões.
           
A administração municipal de Coronel Pilar decretou ponto facultativo nas tardes dos dias 23 e 30 de dezembro. Nestes dois dias o atendimento ao público nas repartições municipais será das 8 às 12 horas. Devido a este horário especial, o lixo na sede será recolhido na parte da manhã.
           
Em Estrela as executivas do Partido Popular Socialista - PPS e do Democratas – DEM, encaminharam coligação visando as eleições de 2012. Segundo o presidente do PPS, Nardir Steffens, o acordo foi firmado baseado num projeto para o município, independente dos nomes que concorrerão a majoritária em 2012.
           
Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Encantado.

Nas cidades de Fazenda Vilanova, Coqueiro Baixo e Venâncio Aires, os poderes legislativos se reúnem a partir das 19 horas.

Em Nova Bréscia, a Câmara de Vereadores realiza sessão ordinária hoje, às 19 horas e 30 minutos.               
           
Realizadas as reuniões individuais com representantes de oito indústrias fumageiras, a Comissão dos Produtores de Tabaco rejeitou as contrapropostas oferecidas pela indústria para o reajuste da safra atual. O percentual oferecido chegou no máximo a 4%. Os produtores querem um aumento de 9,9% sobre a tabela da safra anterior. O processo de negociação deve continuar nos próximos dias, com mais alguns encontros.
           
O jornalista e chefe do cerimonial do Ministério da Saúde, Milton Vasconcelos, que estava com o ministro Alexandre Padilha em uma inauguração em Campinas (SP), no sábado, morreu vítima de um enfarte agudo do miocárdio. O assessor passou mal no lado de fora da cerimônia e que, apesar das tentativas de reanimação feitas por paramédicos que estavam no local, ele não resistiu.

A Univates realizou na tarde de ontem o seu Vestibular de Verão, que contou com mais de 2 mil e 300 inscritos, e foi o maior entre os já realizados no verão. Os candidatos realizaram as provas nos câmpus de Lajeado – prédios 3 e 12, e de Encantado. Os cursos mais procurados foram Administração, Engenharia Civil, Direito, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis. A prova contou com 45 questões objetivas e uma redação. O gabarito da prova pode ser conferido no site da Univates. O listão dos aprovados será divulgado até a próxima quarta-feira, dia 21, e as matrículas ocorrem de 22 a 28 de dezembro.

A Secretaria Estadual da Saúde está liberando 50 mil reais destinados ao Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado, pertencente à Beneficência Camiliana do Sul. Os recursos, que foram reivindicados pela Câmara de Vereadores de Encantado, serão destinados à aquisição de equipamentos médico-hospitalares a serem utilizados no atendimento de urgência e emergência do pronto socorro.  

A equipe da Secretaria de Obras de Travesseiro realizou na semana passada o patrolamento da estrada geral desde a Picada Vinagre até a Barra do Fão e também a estrada geral de Fortaleza.

Na próxima quinta-feira, dia 22, às 21 horas, o Núcleo de Cultura de Arroio do Meio realiza a Caminhada Natalina. O percurso será do Espaço “Doce Natal”, até o Hospital e de lá até a Prefeitura. No trajeto ocorrem apresentações artístico-culturais.  
           
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) realizou ontem a noite o Concerto Natalino na Igreja Matriz São Pedro, de Encantado. A Orquestra executou diversas obras musicais e contou com a participação da soprano Elisa Machado.  

A Prefeitura de Lajeado recebe inscrições até a próxima quarta-feira, dia 19, para o processo seletivo simplificado à contratação temporária de Técnico em Enfermagem. As inscrições podem ser feitas na Equipe de Pessoal, na Prefeitura.

Hoje não há atendimento em nenhuma repartição pública de Travesseiro, pois todos os servidores municipais estão envolvidos no II Seminário de Treinamento e Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos. A programação será realizada na sede, no Salão do Juventude.

Destacando a cultura germânica, Forquetinha programa a sua 1ª Weihnachtsfest (Festa de Natal) que ocorre de 20 a 23 de dezembro. Na programação está previsto: caminhada luminosa, canto coral, música natalina com instrumentos de sopro e canto, peças teatrais. Todas as apresentações acontecem a noite no Parque de Exposições Christoph Bauer, com decoração especial, Feira do Produtor, Moinho Colonial e Feira de Artesanato. 
                         
Hoje, às 20 horas, a Câmara de Vereadores de Estrela realiza Sessão Solene, em homenagem aos 80 anos do Estrela Futebol Clube. A solenidade será antecedida da sessão ordinária do legislativo estrelense, que inicia às 18 horas e 30 minutos.

Até a próxima sexta-feira, dia 23, o comércio de Muçum atende até às 20 horas. No sábado, dia 24, o expediente será até às 17 horas.

Hoje o CRAS de Roca Sales realiza o encerramento das atividades do ano do Grupo do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e das Pessoas Com Deficiência (PCD´s). A confraternização ocorre no Centro Social Urbano, a partir das 14 horas.
  
A Secretaria de Assistência Social de Encantado em parceria com o Grupo Encantado de Comunicação preparam o Casamento Coletivo, durante a programação do Natal Mais Encantado. O evento conta com o apoio do Cartório de Registros Públicos, com a isenção de taxas. O Casamento Coletivo será realizado quarta-feira, dia 21, às 19 horas, na Casa do Papai Noel, e contará com diversas surpresas. Após o enlace, o show será com o Guri de Uruguaiana, às 21 horas e 30 minutos.

Na próxima quinta-feira, dia 22, às 21 horas, acontece o Natal na Univates, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Além de músicas natalinas, o repertório é composto por música popular. O evento será realizado na Avenida Avelino Tallini, próximo ao Prédio 11 da Univates. A entrada é gratuita e a organização do evento solicita que as pessoas levem cadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário