Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 15 de dezembro

Notícias Vale do Taquari - 15 de dezembro
O prefeito de Fazenda Vilanova, José Luiz Cenci, decretou situação de emergência em função da chuva de granizo de ontem a noite. Cerca de duzentas casas foram atingidas e mais de seis mil telhas foram danificadas. A Emater está realizando o levantamento dos prejuízos no interior do município.

Os vereadores de Nova Bréscia aprovaram o abono complementar ao 13º salário para os servidores contratados como Cargo em Comissão e na Função Gratificada, nos poderes executivo e legislativo. Cada servidor receberá R$ 300 reais, em folha complementar, antes do Natal.
           
O vereador Marco Aurélio Wermann (PT) está preocupado com os abusos no trânsito ocorridos na cidade de Estrela. Ele participa de reuniões nos bairros onde recebe as reclamações de moradores que insistem na necessidade de construção de quebra-molas, para impor uma disciplina na velocidade do trânsito.
           
O prefeito de Putinga, Valdir Possebom, em função da estiagem, decretou “situação de emergência”. Passados dois meses sem chuva a situação no meio rural ficou muito complicada. As perdas são grandes nas lavouras de milho, feijão, fumo e pastagens. No caso da produção de leite, aves e suínos há falta de água para os rebanhos.
           
Em Cruzeiro do Sul, o prefeito Rudimar Müller decretou situação de emergência. Os prejuízos contabilizados até ontem passam dos 10 milhões de reais, em função da estiagem.
           
Os prefeitos Carlos Bohn, de Mato Leitão, Airton Artus, de Venâncio Aires, Celso Bröenstrup, de Estrela, e, Sidnei Eckert, de Arroio do Meio, podem decretar situação de emergência ainda nesta semana. A produção de pastagens e de grãos estão altamente prejudicadas pela falta de chuva e o calor intenso das últimas semanas.
           
A falta de chuva prejudica a fruticultura na Serra Gaúcha. A afirmação é do técnico em viticultura da unidade da Emater, Thompson Didoné que vê alta acentuada nos preços. Segundo ele, ocorre queda de produção da ameixa, pêssego e figo. Muitos produtores estão instalando irrigação para tentar salvar plantas, comentou o técnico. Para a vitivinicultura as consequências não são tão sérias no momento, contudo, Didoné lembra a necessidade de chuva para os próximos dias.

A presidente Dilma Rousseff anunciou esta semana recursos para a Agricultura Familiar e a entrega de máquinas para os municípios selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Uma comitiva de 40 agricultores de Progresso prestigiou a visita da presidente a Porto Alegre, e recebeu uma máquina retroescavadeira para ser usada em projetos do setor primário.
           
O comércio lojista de Lajeado amplia a partir de hoje o atendimento ao público. O expediente será prolongado até às 20h nesta quinta e sexta-feira. Já no sábado as lojas atenderão até às 18h, e, no próximo domingo, dia 18, abrem das 16h30min às 21h30min.

Na cidade de Encantado, o expediente das lojas será ampliado a partir de amanhã, quando será aberta oficialmente a programação do “Natal mais Encantado”. Amanhã também inicia programação natalina em Roca Sales.
           
Acontece no sábado, dia 17, em Santa Tereza, a Festa de Natal 2011. A promoção é da Prefeitura, iniciando às 20h30min, no Clube da cidade com o espetáculo ‘As quatro estações’. O Papai Noel também vai se fazer presente para entregar presentes para as crianças. O ponto alto será a apresentação do Coral formado por todas as crianças das escolas municipais.
           
Desde outubro a Secretaria de Desenvolvimento Social de Putinga  vem trabalhando na confecção de enfeites natalinos com ação voltada para o meio ambiente. O projeto envolveu cerca de 30 pessoas ligadas diretamente ao CRAS, Grupo da Terceira Idade e Beneficiárias do Bolsa Família. Para a realização destas oficinas foi contratado um orientador que coordenou todas as atividades e os  resultados estão expostos nas ruas da cidade.
           
A Promoção Força Premiada Sicredi chega ao fim na próxima terça-feira com o último sorteio, quando serão sorteadas cinco picapes Hilux entre os associados participantes da campanha. Ao longo do ano, foram distribuídos mais de 800 prêmios em sorteios, realizados sempre em datas comemorativas. No total, serão distribuídos R$ 2,5 milhões em prêmios aos associados das cooperativas filiadas, em 473 sorteios.
           
A professora Greice Weschenfelder que lançou o livro “Romance-Folhetim Alemão” na Feira do livro em Porto Alegre, reuniu na 3ª-feira de noite, com amigos e autoridades no espaço Doce Natal, em Arroio do Meio, para uma sessão de autógrafos. Na oportunidade a escritora foi homenageada pela Secretaria de Educação.

Em Capitão, a Escola Municipal de Linha Marinheira realizou ontem, dia 14, o encerramento das atividades do ano letivo de 2011 e a Formatura dos alunos da Pré Escola.  A cerimônia contou com Missa celebrada pelo Padre Silvério Schneiders, e, apresentações do Coral Infantil da Escola e do Grupo de Canto Adulto de Linha Marinheira.

Em solenidade realizada ontem em sua sede em Estrela, a AMVAT homenageou os prefeitos que dirigiram a entidade. Foi inaugurada a Galeria dos Presidentes, que possui fotos dos 29 prefeitos que ao longo de 50 anos conduziram a organização. Na ocasião também foi empossada a nova diretoria. O prefeito de Westfália, Sérgio Marasca (PT), passou a presidência para o colega Ivo dos Santos Lauter (PDT), de Taquari.

A diretoria do Sindilojas Vale do Taquari reuniu-se esta semana para debater o planejamento estratégico da entidade. O grupo reviu metas e indicadores com base no Mapa Estratégico 2008-2020, definindo as principais ações para 2012. Entre os assuntos que devem ser levados para discussão é a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, buscando junto ao Sebrae o envolvimento dos municípios que ainda não aderiram e também verificar o cumprimento dos benefícios aprovados nas cidades onde já houve a implantação.

Em Lajeado, acontece hoje a confraternização de final de ano do grupo de educação em saúde do Posto do Santo André. O evento inicia às 14 horas, no salão da Igreja Católica do bairro. Além de integrar a equipe do posto com os participantes do grupo, o encontro contará com sorteio de mudas de árvores, lanche, amigo secreto e apresentação artística.   

O último lote de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 foi liberado no banco nesta quinta-feira. Os valores foram corrigidos em 7,67%. Serão creditadas restituições para 86.979 contribuintes, no valor total de 211 milhões de reais. A consulta ao lote pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Quem não entrou em nenhum dos sete lotes regulares no ano é porque caiu na malha fina.

O grupo de crianças que frequenta a Oficina Pedagógica do CRAS de Capitão está participando dos encontros de encerramento dos grupos da Terceira Idade, onde apresentam o teatro “Margarida Fiorenta”. A primeira apresentação foi no dia 06 de dezembro, para o Grupo Vitória, de Linha Marinheira. Na terça-feira, a turma apresentou-se para o grupo Vida e Esperança, do centro e no dia 20 de dezembro, participam do encontro do Grupo Alegria de Viver, de São Jacó.

Está em andamento a campanha Nota Premiada promovida pela Associação Comercial e Administração Municipal de Putinga, que tem por objetivo alavancar a arrecadação municipal incentivando a compra nas empresas locais. As trocas podem ser efetuadas na Prefeitura até o dia 23, às 13 horas. No dia 24 pela parte da manhã, haverá um posto de troca em frente ao Clube Rui Barbosa. O sorteio acontece à noite durante a missa de Natal.

A 2ª Semana Municipal do Voluntariado de Encantado, promovida pela Unidade Parceiros Voluntários e Administração Municipal, de 05 a 11 de dezembro, mobilizou a comunidade. Diversas ações, desde melhorias de locais públicos até a doação de sangue, contaram com o engajamento de escolas, entidades, pessoas e grupos com o trabalho voluntário organizado.

Recentemente foi realizada a reunião de encerramento das atividades de 2011, do Conselho Municipal da Saúde de Travesseiro, que tem na presidência Silvio Kich. O encontro serviu para avaliação dos trabalhos realizados durante este ano e para projeção de atividades para 2012.
           
Aconteceu ontem a tarde a formatura de duas turmas no Curso de Informática, oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal da Educação de Travesseiro. Formaram-se 35 alunos da 4ª à 8ª série. O curso teve a duração de três meses, com encontros semanais ministrados pelos professores Felipe Theves e Andresa Degasperi.

Neste domingo, dia 18, a Univates realiza seu Vestibular de Verão. A prova será aplicada das 13h30min às 18h30min, nos câmpus de Lajeado (prédios 3 e 12) e Encantado. O processo seletivo contará com 45 questões objetivas e uma redação. O vestibulando deve chegar ao local de prova com antecedência mínima de 30 minutos, munido de documento de identidade com foto, comprovante de inscrição, duas canetas de escrita azul ou preta, lápis e borracha. A partir de hoje, os inscritos receberão por e-mail a localização da prova, com a sala e o prédio. A lista completa também está disponível no site www.univates.br/vestibular.

O Coral de Pequenos Cantores de Capitão participou na noite do sábado, 10 de dezembro, do Concerto Natalino realizado na cidade de Doutor Ricardo. O concerto teve a participação de corais de cinco municípios. Os Corais participantes receberam um troféu de participação e um CD com canções natalinas.

A Secretaria da Agricultura de Imigrante encerra hoje o período de inscrições para agendamento de serviços de máquinas pesadas, como trator agrícola e retroescavadeira.  
             
Acontece no domingo, dia 18, o Campeonato Municipal de Bicicross de Encantado, promovido pelo Grupo Trilheiros em Ação e Administração Municipal. O evento inicia às 08 horas, no Parque Multiesportivo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. Os inscritos participam de sorteio de bicicletas e diversos brindes e recebem refrigerante e cachorro-quente.

Hoje, às 20 horas, acontece no Salão Paroquial, em Cruzeiro do Sul, o lançamento oficial da 5ª ExpoCruzeiro & Festa do Aipim. O evento acontece de 11 a 15 de abril de 2012, no Parque Poliesportivo Municipal.

Nesta quinta e sexta-feira o CRAS de Roca Sales realiza o encerramento das oficinas de artesanato. Hoje acontece oficina de artigos natalinos, coordenada pela voluntária Clea Turatti, e amanhã, oficina de patchwork, ministrada por Jaqueline Scottá.

Na programação da 19ª edição do Natal no Morro, em Arvorezinha, acontece sábado, dia 17, a apresentação do espetáculo cênico Auto de Natal. A novidade será a feira gastronômica “Delícias de Natal”, que iniciará nesta sexta-feira, dia 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário